O conteúdo surrealista de Cláudio Aun, fornecido pelo tema e pela própria forma



O surrealismo foi uma tentativa e uma forma de vida, a aventura de alguns indivíduos " diferenciados por seu talento e confundidos em sua pesquisa " que buscaram um caminho desejado através de experiências maiores de existência, solidão do sonho, amor dos casais, solidariedade da ação. Na história da sensibilidade e da criação, foi também o movimento coletivo mais importante do Século XX.
"No Brasil " segundo o crítico Ricardo Kimaid " Cláudio Aun talvez seja o único escultor surrealista brasileiro em atividade, qualificado para preencher o espaço deixado por Maria Martins, artista que se consagrou nesse segmento."
Sua obra possui a lucidez de um princípio vivo que não necessita de racionalização para se tornar uma obra de arte. Em uma concentração criadora encontramos tanto o sentido do toque como o sentido do espaço, uma compreensão inteligente da estrutura quanto da forma.
Através do jogo do côncavo e do convexo, o escultor age sobre o espaço como sobre um instrumento musical, as curvas exprimem o movimento e revelam uma paixão lírica. Sensibilidade e "finesse" podemos dizer, fizeram nascer uma epiderme envolvendo suas esculturas em bronze. Simplicidade de articulação que torna sua obra atraente. A percepção dos planos é substituída por uma reação visual e táctil na superfície do bronze.
Cláudio Aun, cuja principal característica é evitar a estilização, adotou desde o inicio um estilo semifigurativo. Os temas que o conduziram a uma fantasia quase inesgotável de figuras humanas, da fauna, da flora e de equipamentos do dia-a- dia.
Em obras de uma grande variedade, o artista explora o problema do volume reduzido ao extremo e o da linha no espaço. Contrariando as idéias de muitos artistas de meados do século XX, Cláudio Aun compreendeu que em nossos dias a forma tem a necessidade de ter um conteúdo traduzível para evocar uma imagem essencial da vida.
Na obra "Homem Folha" doada ao Museu da Escultura ao Ar Livre, tudo o que havia sido então proclamado tabu aparece em sua obra: o sonho, o mistério, o drama, o anedótico. Seu desejo, nostalgicamente obsessivo, foi de dar à escultura um conteúdo que não seja fornecido tão-somente pelo tema, mas que seja do domínio da própria forma.
O artista
Cláudio Aun nasceu em São Paulo em 1943, onde se formou no IADE. Iniciou sua carreira em 1969 e desde então participou, no decorrer destes últimos 30 anos, de quase uma centena de exposições individuais e coletivas no Brasil e no exterior.
Entre suas principais exposições individuais, salientam-se: "Cláudio Aun Retrospectiva", 30 anos de Arte Surrealista, Espaço Cultural Mauá, Rio de Janeiro, RJ (1999); Espaço Cultural dos Correios, Rio de Janeiro, RJ (2000); Retrospectiva Surrealista, Museu Nacional de Belas Artes, Rio de Janeiro (2001); Projeto Mauá, Artistas Plásticos Abrem seus Ateliês, Morro da Conceição, Rio de Janeiro, RJ (2002).
Além de menções honrosas e especiais, recebeu inúmeras medalhas de ouro, prata e bronze. Sua arte surrealista ganhou notoriedade nos Estados Unidos e na Europa, com a exposição de suas esculturas em várias cidades como Miami, Nice, Lisboa, Berlim, Amsterdã e Paris.
Possui obras em diversas coleções particulares e oficiais no Brasil e no exterior, notadamente no Museu da Escultura ao Ar Livre.
Notícias mais lidas
- Deputado participa de missão oficial a Taiwan e busca ampliar cooperação com potência asiática
- Aprovado na Alesp, novo valor do Salário Mínimo Paulista, de R$ 1.804, é sancionado
- Entra em vigor hoje o novo Salário Mínimo Paulista, de R$ 1.804
- Vitória dos pescadores: artigo que restringia acesso ao seguro-defeso é suprimido
- Alesp aprova projeto que garante piso salarial nacional a professores paulistas
- São Vicente: a importância histórica da primeira cidade do Brasil
- Na Alesp, familiares, amigos e colegas de profissão se despedem do ex-delegado Ruy Ferraz Fontes
- Sindicatos da Polícia Civil cobram envio de projeto da nova Lei Orgânica à Alesp
- Demanda antiga, Lei aprovada na Alesp unificou categoria de policiais penais
Lista de Deputados
Mesa Diretora
Líderes
Relação de Presidentes
Parlamentares desde 1947
Frentes Parlamentares
Prestação de Contas
Presença em Plenário
Código de Ética
Corregedoria Parlamentar
Perda de Mandato
Veículos do Gabinete
O Trabalho do Deputado
Pesquisa de Proposições
Sobre o Processo Legislativo
Regimento Interno
Questões de Ordem
Processos
Sessões Plenárias
Votações no Plenário
Ordem do Dia
Pauta
Consolidação de Leis
Notificação de Tramitação
Comissões Permanentes
CPIs
Relatórios Anuais
Pesquisa nas Atas das Comissões
O que é uma Comissão
Prêmio Beth Lobo
Prêmio Inezita Barroso
Prêmio Santo Dias
Legislação Estadual
Orçamento
Atos e Decisões
Constituições
Regimento Interno
Coletâneas de Leis
Constituinte Estadual 1988-89
Legislação Eleitoral
Notificação de Alterações