Comissão aprova projeto que soluciona conflitos na Estação Ecológica da Juréia
04/07/2006 19:21


Foi aprovado na reunião desta terça-feira, 4/7, da Comissão de Defesa do Meio Ambiente, o Projeto de Lei 613/04, que altera os limites da Estação Ecológica Juréia-Itatins. Incluído na pauta durante a reunião a pedido do presidente da comissão, o deputado Adriano Diogo (PT), o projeto de autoria dos deputados petistas Hamilton Pereira e José Zico Prado chegou a ter pedido de vista concedido aos deputados Waldir Agnello (PTB), Ricardo Castilho (PV) e Sebastião Almeida (PT), que acabou sendo retirado pelos solicitantes, o que permitiu a votação do parecer favorável do relator, deputado Sebastião Almeida (PT), durante a mesma sessão.
A questão envolvida com os limites da reserva da Juréia-Itatins é a presença, em áreas consideradas Unidades de Proteção Integral, de diversas comunidades que habitam o local há várias décadas, sem provocar dano ao meio ambiente. A inclusão da área nessa categoria, segundo a lei atual, exige o fim da presença de pessoas e proíbe qualquer atividade produtiva. Para os autores do PL 613/04, as populações que vivem e sobrevivem nessas áreas vêem-se privadas dos seus direitos fundamentais e ameaçadas em sua perspectiva de sobrevivência e tentam se defender contra as restrições ambientais.
A Estação Ecológica da Juréia-Itatins, no Vale do Ribeira, foi criada pela Lei Estadual 5.649, de 1987, e abrange parte dos municípios de Peruíbe, Iguape, Miracatu e Itariri. O Vale do Ribeira concentra a maior parte dos remanescentes de Mata Atlântica no Estado de São Paulo (66% do Estado e 13% de todo o Brasil). O valor estratégico desses remanescentes para a proteção da Mata Atlântica levou o Estado de São Paulo a declarar de proteção integral mais de um terço delas. Com isso, três quartos das unidades de conservação restritivas de São Paulo localizam-se no Vale do Ribeira, segundo a justificativa do projeto.
O projeto propõe a desafetação relativa das áreas ocupadas pelas comunidades de moradores no artigo 1º da lei, mudando a categoria, de Unidade de Proteção Integral, que é a categoria da Estação Ecológica inteira, para Unidades de Uso Sustentável, compatibilizando assim a conservação da natureza com o uso sustentável de parcela dos seus recursos naturais, de acordo com as características de cada comunidade, evitando ainda a especulação imobiliária.
Outros projetos
Durante da reunião da comissão, foram aprovados, também, dois projetos do deputado Valdomiro Lopes (PSB): o PL 199/05, que cria o Código de Cuidados, Proteção, Manejo e Comercialização de Animais, e o PL 215/05, que institui o Código de Criação e Comercialização de Escargot, este último aprovado com emendas e subemenda. Também foi aprovado o PL 540/05, do deputado Carlos Neder (PT), que cria conselhos gestores de parques estaduais.
Foi aprovada ainda a Moção 12/06, do deputado Palmiro Mennucci (PPS), que apela ao presidente da Câmara dos Deputados e líderes de partidos para que aprovem o PL 6445/05 que proíbe a utilização de animais em espetáculos.
O último item da pauta, um requerimento do deputado Sebastião Almeida que propõe a realização de audiência pública das comissões de Defesa do Meio Ambiente e de Serviços e Obras Públicas para esclarecer o projeto de concessão do espaço público das marginais do rio Tietê para publicidade e o convite ao secretário de Energia, Mauro Arce, também foi aprovado.
Notícias mais lidas
- Deputado participa de missão oficial a Taiwan e busca ampliar cooperação com potência asiática
- Aprovado na Alesp, novo valor do Salário Mínimo Paulista, de R$ 1.804, é sancionado
- Entra em vigor hoje o novo Salário Mínimo Paulista, de R$ 1.804
- Vitória dos pescadores: artigo que restringia acesso ao seguro-defeso é suprimido
- Alesp aprova projeto que garante piso salarial nacional a professores paulistas
- São Vicente: a importância histórica da primeira cidade do Brasil
- Na Alesp, familiares, amigos e colegas de profissão se despedem do ex-delegado Ruy Ferraz Fontes
- Sindicatos da Polícia Civil cobram envio de projeto da nova Lei Orgânica à Alesp
- Demanda antiga, Lei aprovada na Alesp unificou categoria de policiais penais
Lista de Deputados
Mesa Diretora
Líderes
Relação de Presidentes
Parlamentares desde 1947
Frentes Parlamentares
Prestação de Contas
Presença em Plenário
Código de Ética
Corregedoria Parlamentar
Perda de Mandato
Veículos do Gabinete
O Trabalho do Deputado
Pesquisa de Proposições
Sobre o Processo Legislativo
Regimento Interno
Questões de Ordem
Processos
Sessões Plenárias
Votações no Plenário
Ordem do Dia
Pauta
Consolidação de Leis
Notificação de Tramitação
Comissões Permanentes
CPIs
Relatórios Anuais
Pesquisa nas Atas das Comissões
O que é uma Comissão
Prêmio Beth Lobo
Prêmio Inezita Barroso
Prêmio Santo Dias
Legislação Estadual
Orçamento
Atos e Decisões
Constituições
Regimento Interno
Coletâneas de Leis
Constituinte Estadual 1988-89
Legislação Eleitoral
Notificação de Alterações