Comissão deverá debater com subprefeituras fechamento de casas noturnas

Em razão do recente fechamento de casas noturnas na cidade de São Paulo, o deputado Turco Loco (PSDB) e os representantes de sindicatos e associações de donos de bares e boates do município criarão uma comissão para dialogar com as subprefeituras na tentativa de solucionar o problema. A decisão foi tomada na noite de quarta-feira, 15/6, durante o fórum de debates sobre a lei que proíbe a cobrança de consumação mínima, de autoria do deputado Turco Loco.
A comissão vai expor às subprefeituras a dificuldade dos proprietários para se adaptar à rígida legislação que normaliza o setor e buscará um acordo para que os estabelecimentos ganhem mais tempo e maior flexibilidade de forma a se adequar às condições de trabalho exigidas.
O diretor do Departamento Jurídico do Sindicato de Hotéis, Restaurantes, Bares e Similares de São Paulo, José Francisco Vidotto, criticou a atual legislação. "Todas essas dificuldades geram inúmeros gastos para as casas noturnas. Antes mesmo de abrir as portas, já estamos pagando", reclamou.
O deputado Turco Loco também defendeu a criação de uma frente de diálogo com as subprefeituras. O legislador destacou que a comissão buscará criar um consenso entre os comerciantes e a administração, com flexibilidade de ambos os lados, evitando que se cometa arbitrariedade por parte das subprefeituras.
Por sua vez, o representante da Federação de Hotéis, Restaurantes, Bares e Similares de São Paulo, Fernando Guimarães, afirmou que a entidade condena todas as leis que vão contra a noite de São Paulo. "Infelizmente, as pessoas costumam associar noite à violência e isso nos traz problemas". O representante citou ainda a proibição da consumação mínima como exemplo de lei benéfica para a noite paulista, pois estimula os comerciantes a encontrar novas formar de obter lucro sem induzir o jovem ao alcoolismo.
Fórum de Debates
A criação da comissão se deu durante o Fórum de Debates sobre a lei que proíbe a cobrança da consumação mínima. Diminuir o nível de alcoolismo na noite paulista e minimizar os problemas causados pelo alto consumo de bebidas são os objetivos desta determinação, em vigor desde o último dia 1º de março, após sanção do governador Geraldo Alckmin.
Durante o fórum, Turco Loco criticou a cobrança da consumação mínima, pois ela induzia o jovem ao consumo de bebidas alcoólicas, muitas vezes em maior quantidade do que o cliente pretendia. "A proibição desta prática é um serviço ao jovem, para que ele possa se divertir naturalmente, sem se sentir obrigado a beber por já haver pago."
Turco Loco destacou ainda que o Código de Defesa do Consumidor já proibia a cobrança, no seu artigo 39 e seu inciso I: "É vedado ao fornecedor de produtos ou serviços: I - condicionar o fornecimento de produto ou de serviço ao fornecimento de outro produto ou serviço, bem como, sem justa causa, a limites quantitativos".
Portanto, a cobrança da consumação mínima nada mais é do que a "venda casada", prática proibida pelo Código de Defesa do Consumidor por vincular a entrada em um recinto ao consumo de alimentos ou bebidas.
"O alto nível de alcoolismo nos bares e boates é fator causador de inúmeros problemas para os freqüentadores da noite paulista e para a sociedade em geral. Algumas das conseqüências mais verificadas são desentendimentos, brigas e acidentes de trânsito, além de efeitos danosos à saúde como o coma alcoólico", concluiu o deputado.
turcoloco@al.sp.gov.br
Notícias mais lidas
- Deputado participa de missão oficial a Taiwan e busca ampliar cooperação com potência asiática
- Aprovado na Alesp, novo valor do Salário Mínimo Paulista, de R$ 1.804, é sancionado
- Entra em vigor hoje o novo Salário Mínimo Paulista, de R$ 1.804
- Vitória dos pescadores: artigo que restringia acesso ao seguro-defeso é suprimido
- Alesp aprova projeto que garante piso salarial nacional a professores paulistas
- São Vicente: a importância histórica da primeira cidade do Brasil
- Na Alesp, familiares, amigos e colegas de profissão se despedem do ex-delegado Ruy Ferraz Fontes
- Sindicatos da Polícia Civil cobram envio de projeto da nova Lei Orgânica à Alesp
- Greve dos servidores públicos da Saúde no estado pauta 130ª Sessão Ordinária da Alesp; assista
Lista de Deputados
Mesa Diretora
Líderes
Relação de Presidentes
Parlamentares desde 1947
Frentes Parlamentares
Prestação de Contas
Presença em Plenário
Código de Ética
Corregedoria Parlamentar
Perda de Mandato
Veículos do Gabinete
O Trabalho do Deputado
Pesquisa de Proposições
Sobre o Processo Legislativo
Regimento Interno
Questões de Ordem
Processos
Sessões Plenárias
Votações no Plenário
Ordem do Dia
Pauta
Consolidação de Leis
Notificação de Tramitação
Comissões Permanentes
CPIs
Relatórios Anuais
Pesquisa nas Atas das Comissões
O que é uma Comissão
Prêmio Beth Lobo
Prêmio Inezita Barroso
Prêmio Santo Dias
Legislação Estadual
Orçamento
Atos e Decisões
Constituições
Regimento Interno
Coletâneas de Leis
Constituinte Estadual 1988-89
Legislação Eleitoral
Notificação de Alterações