Homenagem ao Ballet Nacional de Cuba




A Frente Parlamentar de Solidariedade a Cuba promoveu nesta terça-feira, 19/5, ato solene em homenagem ao Ballet Nacional de Cuba e a sua fundadora, Alicia Alonso. A bailarina estava acompanhada por seu esposo, Pedro Simon, diretor do Museu de Dança de Cuba e da Revista de Dança, além dos componentes do corpo de dança em turnê no Brasil.
Estavam presentes também na cerimônia Carlos Trejo, cônsul de Cuba; Sérgio Mambertti, presidente da Funarte, representando o Ministério da Cultura; João Manoel da Costa Neto, representando a Secretaria Estadual da Cultura; Maria Pia Finocchio, presidente do SindDança, Marília de Lima, presidente da Cooperativa Cultural Brasileira, Salvador Fernandez, diretor técnico do balé e presidente da Associação Civil Cidadania Brasil (ACCB). Também do balé cubano, compuseram a mesa dos trabalhos Maria Elena Llorente, primeira bailarina e mestre de balé e Martha Espinosa, gerente.
Na abertura dos trabalhos, o deputado Raul Marcelo (PSOL), um dos coordenadores da frente, expressou sua satisfação em receber o balé e destacou o papel de Alicia Alonso, não só cultural como também na promoção da revolução cubana. Vicente Cândido (PT), também coordenador da frente, lembrou a realização, no último dia 29/4, de ato em defesa de Cuba, que ainda sofre com bloqueio econômico, mas que dá à sua juventude uma grande formação cultural e esportiva.
Falando em nome da bancada do PT, o deputado Adriano Diogo saudou o povo cubano e afirmou que "não há revolução sem arte e não há arte que não seja revolucionária". Max Altman, do comitê brasileiro pela libertação dos cinco cubanos presos nos Estados Unidos, elogiou a excelência artística do Ballet Nacional de Cuba e divulgou sua causa.
"Os bailarinos são legítimos embaixadores de um povo guerreiro, o cubano", disse o cônsul Carlos Trejo, ao agradecer a realização da homenagem. Ele ainda lembrou que hoje se completam 114 anos da morte do libertador José Martí, mártir da independência de Cuba.
Após a entrega de lembranças, Alicia Alonso agradeceu a homenagem em nome do povo cubano, e disse que os bailarinos presentes "são filhos da revolução, pois se não fosse por ela o Ballet não seria o que é". A revolução, disse, lhes deu a facilidade de ter professores e depois de existirem como artistas. Também prestigiaram o ato solene os deputados Marcos Martins, José Cândido, Simão Pedro, Fausto Figueira e Beth Sahão, todos do PT, e diversas personalidades ligadas à dança, além de alunos de escolas de balé.
Notícias mais lidas
- Deputado participa de missão oficial a Taiwan e busca ampliar cooperação com potência asiática
- Aprovado na Alesp, novo valor do Salário Mínimo Paulista, de R$ 1.804, é sancionado
- Entra em vigor hoje o novo Salário Mínimo Paulista, de R$ 1.804
- Vitória dos pescadores: artigo que restringia acesso ao seguro-defeso é suprimido
- Alesp aprova projeto que garante piso salarial nacional a professores paulistas
- São Vicente: a importância histórica da primeira cidade do Brasil
- Na Alesp, familiares, amigos e colegas de profissão se despedem do ex-delegado Ruy Ferraz Fontes
- Sindicatos da Polícia Civil cobram envio de projeto da nova Lei Orgânica à Alesp
- Demanda antiga, Lei aprovada na Alesp unificou categoria de policiais penais
Lista de Deputados
Mesa Diretora
Líderes
Relação de Presidentes
Parlamentares desde 1947
Frentes Parlamentares
Prestação de Contas
Presença em Plenário
Código de Ética
Corregedoria Parlamentar
Perda de Mandato
Veículos do Gabinete
O Trabalho do Deputado
Pesquisa de Proposições
Sobre o Processo Legislativo
Regimento Interno
Questões de Ordem
Processos
Sessões Plenárias
Votações no Plenário
Ordem do Dia
Pauta
Consolidação de Leis
Notificação de Tramitação
Comissões Permanentes
CPIs
Relatórios Anuais
Pesquisa nas Atas das Comissões
O que é uma Comissão
Prêmio Beth Lobo
Prêmio Inezita Barroso
Prêmio Santo Dias
Legislação Estadual
Orçamento
Atos e Decisões
Constituições
Regimento Interno
Coletâneas de Leis
Constituinte Estadual 1988-89
Legislação Eleitoral
Notificação de Alterações