Audiência pública em defesa dos animais debate duas propostas federais



Nesta quinta-feira, 28/5, por iniciativa do deputado Feliciano Filho (PV), realizou-se uma audiência pública para discutir a prática de atos de abuso e crueldade cometidos contra animais domésticos ou domesticados. Compuseram a mesa dos trabalhos o deputado federal Ricardo Tripoli, a promotora de Justiça do Estado de São Paulo Vânia Tuglio e a representante do Fórum de Proteção Animal, Sonia Fonseca. "Sempre digo que a proteção animal é comprometimento", disse Feliciano Filho na abertura dos trabalhos, dirigindo-se a um público formado principalmente por representantes de entidades de defesa dos animais.
Animais de circo
O primeiro assunto debatido foi a proibição do uso de animais em circos, alvo do PL 7291/2006, que está tramitando na Câmara dos Deputados. Ricardo Tripoli afirmou que defende o circo, mas desde que não use animais que, via de regra, são maltratados. Ele disse ainda que os donos destes estabelecimentos têm feito grande pressão sobre os parlamentares para impedir a aprovação da lei, embora a população seja favorável à proibição.
Vânia Tuglio discorreu sobre os aspectos jurídicos do uso de animais, lembrando que o Brasil é signatário de convênio internacional que permite o comércio de animais silvestres, e que deveria sair deste acordo, pois é contrário ao ordenamento jurídico interno do país. Sonia Fonseca falou da luta pela aprovação do PL 7291/2006 na forma do substitutivo que veda a apresentação de animais em espetáculos circenses.
Contra mudança na lei ambiental
A audiência pública foi principalmente convocada para divulgação e posicionamento contrário ao PL 4548/1998, também da Câmara dos Deputados, que pretende alterar o artigo 32 da Lei 9605/1998 (Lei de Crimes Ambientais). Propõe-se a retirada da expressão "domésticos e domesticados" do texto, sob alegação de que isso protegeria as manifestações de cultura popular, como rodeios, cavalhadas e vaquejadas, que se utilizam de animais domesticados, como se eles, nestas ocasiões, não sofressem maus-tratos.
Ricardo Tripoli explanou sobre a tramitação do projeto, suas tratativas com o líder do PV, deputado Zeca Sarney, e informou que suscitou no Plenário, no dia 27 de maio, uma questão de ordem sobre sua constitucionalidade. Segundo o deputado, uma lei ordinária não pode sobrepor-se à Constituição Federal que, em seu capítulo do Meio Ambiente, garante a defesa da fauna e flora.
O consenso geral foi de que é necessário, em ambos os problemas levantados na audiência, a atuação efetiva de grupos de pressão, seja por e-mails seja por contato direto com os deputados e senadores. Para Tripoli, "o convencimento das lideranças partidárias e principalmente do governo é de suma importância".
Feliciano Filho ainda informou que protocolou na Assembleia duas moções à Câmara dos Deputados: a 35/2009, que pede a aprovação do substitutivo ao PL 7.291/2006; e a 36/2009, que manifesta seu repúdio à aprovação do PL 4548/1998.
Correção - atualização em 05/junho/2009
Em notícia publicada na edição de 29/5, intitulada "Audiência pública em defesa dos animais debate duas propostas", erramos ao afirmar que o encontro foi principalmente convocado para divulgação e posicionamento contrário ao PL 4548/1998. Na verdade, a audiência foi para debater o tema, que tem posicionamento contrário das entidades protetoras de animais. Outro equívoco foi atribuir a iniciativa de estabelecer tratativas quanto à tramitação do projeto com o líder do PV, Zeca Sarney, ao deputado federal Ricardo Tripoli. Essa iniciativa foi do deputado estadual Feliciano Filho (PV). A declaração "o convencimento das lideranças partidárias e principalmente do governo é de suma importante", foi feita também por Feliciano Filho e não por Ricardo Tripoli.
Notícias mais lidas
- Deputado participa de missão oficial a Taiwan e busca ampliar cooperação com potência asiática
- Aprovado na Alesp, novo valor do Salário Mínimo Paulista, de R$ 1.804, é sancionado
- Entra em vigor hoje o novo Salário Mínimo Paulista, de R$ 1.804
- Vitória dos pescadores: artigo que restringia acesso ao seguro-defeso é suprimido
- Alesp aprova projeto que garante piso salarial nacional a professores paulistas
- São Vicente: a importância histórica da primeira cidade do Brasil
- Na Alesp, familiares, amigos e colegas de profissão se despedem do ex-delegado Ruy Ferraz Fontes
- Sindicatos da Polícia Civil cobram envio de projeto da nova Lei Orgânica à Alesp
- Greve dos servidores públicos da Saúde no estado pauta 130ª Sessão Ordinária da Alesp; assista
Lista de Deputados
Mesa Diretora
Líderes
Relação de Presidentes
Parlamentares desde 1947
Frentes Parlamentares
Prestação de Contas
Presença em Plenário
Código de Ética
Corregedoria Parlamentar
Perda de Mandato
Veículos do Gabinete
O Trabalho do Deputado
Pesquisa de Proposições
Sobre o Processo Legislativo
Regimento Interno
Questões de Ordem
Processos
Sessões Plenárias
Votações no Plenário
Ordem do Dia
Pauta
Consolidação de Leis
Notificação de Tramitação
Comissões Permanentes
CPIs
Relatórios Anuais
Pesquisa nas Atas das Comissões
O que é uma Comissão
Prêmio Beth Lobo
Prêmio Inezita Barroso
Prêmio Santo Dias
Legislação Estadual
Orçamento
Atos e Decisões
Constituições
Regimento Interno
Coletâneas de Leis
Constituinte Estadual 1988-89
Legislação Eleitoral
Notificação de Alterações