Reunião na Assembleia rechaça proposta da prefeitura
Em reunião nesta quinta-feira, 24/2, com moradores, promotores do Ministério Público e entidades, o deputado Carlos Giannazi (PSOL) ouviu dos participantes que não aceitam a proposta da prefeitura de trocar um quarteirão em área nobre no Itaim Bibi, que seria entregue para a exploração imobiliária, pela construção de 200 creches na periferia.
O deputado relatou que protocolou na Comissão de Educação da Assembleia uma convocação ao prefeito para que ele explique essa decisão que contempla as empreiteiras em prejuízo da população e do patrimônio público, quando ameaça de fechamento oito equipamentos públicos, entre eles escolas, posto de saúde, biblioteca, centro de saúde etc. Giannazi argumentou ainda que o fato de o projeto já ter sido aprovado pela Câmara não significa que ele vai ser realizado. Como exemplo de fato consumado que foi revertido, Giannazi lembrou o movimento de resistência contra o fechamento da escola Martim Francisco, que na época tinha mais de 1.200 alunos matriculados. O projeto já havia sido aprovado na Câmara mas a atuação do Ministério Público e a mobilização da sociedade reverteu o processo, anulando o negócio.
Os promotores de justiça Valter Foleto Santin, presente na reunião, falou que foram instalados dois inquéritos, um deles analisando se há prejuízo ao patrimônio público e social, área em que ele atua. O outro inquérito, analisa o projeto sob a ótica ambiental, área em que atua o promotor Washington Luís de Assis, também presente, e que reforçou o que Santin disse sobre a necessidade da participação popular. Além disso, Assis fez uma análise rápida do que tem saído na imprensa e concluiu que "com base na legislação em vigor, a ideia de alienar essa área não atende ao interesse público".
Moradores " entre eles a atriz Eva Wilma ", frequentadores e representantes de associações falaram alternadamente que o projeto é um absurdo, e que construir 200 creches na periferia é "conto da carochinha". Todos se declararam contrários ao projeto e esperam que o prefeito volte atrás.
Notícias mais lidas
- Deputado participa de missão oficial a Taiwan e busca ampliar cooperação com potência asiática
- Aprovado na Alesp, novo valor do Salário Mínimo Paulista, de R$ 1.804, é sancionado
- Entra em vigor hoje o novo Salário Mínimo Paulista, de R$ 1.804
- Vitória dos pescadores: artigo que restringia acesso ao seguro-defeso é suprimido
- Alesp aprova projeto que garante piso salarial nacional a professores paulistas
- São Vicente: a importância histórica da primeira cidade do Brasil
- Na Alesp, familiares, amigos e colegas de profissão se despedem do ex-delegado Ruy Ferraz Fontes
- Sindicatos da Polícia Civil cobram envio de projeto da nova Lei Orgânica à Alesp
- Greve dos servidores públicos da Saúde no estado pauta 130ª Sessão Ordinária da Alesp; assista
Lista de Deputados
Mesa Diretora
Líderes
Relação de Presidentes
Parlamentares desde 1947
Frentes Parlamentares
Prestação de Contas
Presença em Plenário
Código de Ética
Corregedoria Parlamentar
Perda de Mandato
Veículos do Gabinete
O Trabalho do Deputado
Pesquisa de Proposições
Sobre o Processo Legislativo
Regimento Interno
Questões de Ordem
Processos
Sessões Plenárias
Votações no Plenário
Ordem do Dia
Pauta
Consolidação de Leis
Notificação de Tramitação
Comissões Permanentes
CPIs
Relatórios Anuais
Pesquisa nas Atas das Comissões
O que é uma Comissão
Prêmio Beth Lobo
Prêmio Inezita Barroso
Prêmio Santo Dias
Legislação Estadual
Orçamento
Atos e Decisões
Constituições
Regimento Interno
Coletâneas de Leis
Constituinte Estadual 1988-89
Legislação Eleitoral
Notificação de Alterações