Fim de celas nas santas casas da Alta Paulista


O deputado Donisete Braga (PT) voltou a denunciar na tribuna da Assembléia Legislativa, nesta segunda-feira, 7/4, a existência de celas nas santas casas do interior do Estado para atender presidiários. "Há um mês e meio visitei a região da Alta Paulista. Naquele momento não havia presos na Santa Casa de Pacaembu. Neste fim de semana estive novamente no local e dois presos estavam sendo atendidos", disse.
Donisete, 1º secretário da Casa, observa que além de tirar vagas da população, o atendimento aos presos em hospitais públicos coloca em risco os profissionais da saúde e as pessoas que procuram auxílio médico. "Os riscos ocorrem principalmente durante as tentativas de fuga ou de resgate. Como em boa parte dos 35 municípios da região existe penitenciárias, o mais correto seria o governo do Estado construir um hospital penitenciário para atender a população carcerária", defende o deputado.
O parlamentar lembra que a partir da primeira constatação da existência de celas na Santa Casa de Pacaembu para atender presos ele ingressou com representação ao Ministério Público Estadual pedindo providências. Na representação, citou ainda a existência de celas nas santas casas de Mirandópolis, Osvaldo Cruz e Lucélia. "Agora apelo ao governador José Serra para que peça ao secretário da Administração Penitenciária o fim das celas nas santas casas e ofereça uma alternativa de atendimento médico aos presos da região".
Donisete Braga defendeu ainda no discurso o revigoramento econômico da região. Para ele, a Alta Paulista já foi a região de café, arroz, amendoim e agropecuária, mas agora o que predomina é a cultura da cana-de-açúcar. "A Alta Paulista poderá redescobrir sua vocação e retomar o potencial econômico desde que o Estado descentralize os investimentos", comenta.
Para o deputado, a conclusão das obras da ponte sobre o rio Paraná, ligando São Paulo a Mato Grosso do Sul, é uma iniciativa que poderá atrair investimentos à região. "A obra está sendo concluída com recursos do Estado e do Programa de Aceleração Econômica (PAC), do governo federal. Se houver planejamento, poderemos atrair investimentos que posam gerar empregos e renda para a região", disse.
dpbraga@al.sp.gov.br
Notícias mais lidas
- Deputado participa de missão oficial a Taiwan e busca ampliar cooperação com potência asiática
- Aprovado na Alesp, novo valor do Salário Mínimo Paulista, de R$ 1.804, é sancionado
- Entra em vigor hoje o novo Salário Mínimo Paulista, de R$ 1.804
- Vitória dos pescadores: artigo que restringia acesso ao seguro-defeso é suprimido
- Alesp aprova projeto que garante piso salarial nacional a professores paulistas
- São Vicente: a importância histórica da primeira cidade do Brasil
- Na Alesp, familiares, amigos e colegas de profissão se despedem do ex-delegado Ruy Ferraz Fontes
- Sindicatos da Polícia Civil cobram envio de projeto da nova Lei Orgânica à Alesp
- Demanda antiga, Lei aprovada na Alesp unificou categoria de policiais penais
Lista de Deputados
Mesa Diretora
Líderes
Relação de Presidentes
Parlamentares desde 1947
Frentes Parlamentares
Prestação de Contas
Presença em Plenário
Código de Ética
Corregedoria Parlamentar
Perda de Mandato
Veículos do Gabinete
O Trabalho do Deputado
Pesquisa de Proposições
Sobre o Processo Legislativo
Regimento Interno
Questões de Ordem
Processos
Sessões Plenárias
Votações no Plenário
Ordem do Dia
Pauta
Consolidação de Leis
Notificação de Tramitação
Comissões Permanentes
CPIs
Relatórios Anuais
Pesquisa nas Atas das Comissões
O que é uma Comissão
Prêmio Beth Lobo
Prêmio Inezita Barroso
Prêmio Santo Dias
Legislação Estadual
Orçamento
Atos e Decisões
Constituições
Regimento Interno
Coletâneas de Leis
Constituinte Estadual 1988-89
Legislação Eleitoral
Notificação de Alterações