Projeto de lei propõe controle de obesidade nas escolas


24/08/2007 16:41

Compartilhar:

Deputado Valdomiro Lopes<a style='float:right;color:#ccc' href='https://www3.al.sp.gov.br/repositorio/noticia/03-2008/VALDOMIRO LOPES OBESIDADES.jpg' target=_blank><i class='bi bi-zoom-in'></i> Clique para ver a imagem </a>

O deputado Valdomiro Lopes (PSB) apresentou projeto de lei que prevê a criação de Programa de Combate à Obesidade em Estudantes da Rede Pública do Estado de São Paulo. O parlamentar se baseou em estudos da ONG Pró-Criança, do Rio de Janeiro, realizados com 600 crianças e adolescentes, com idade entre seis e 18 anos, que indicaram índices alarmantes de obesidade. Os dados apontam, além da obesidade, 41% crianças com colesterol elevado e 11% com triglicérides alto. "São dados preocupantes", avalia o parlamentar.

O projeto determina que os alunos das escolas estaduais sejam avaliados e obtenham acompanhamento médico gratuito em caso de constatação de obesidade. As consultas e avaliações seriam feitas dentro das escolas, assim como a coleta de materiais para exames laboratoriais. Tudo com acompanhamento dos pais ou responsáveis.

Recentemente, Valdomiro Lopes participou de uma reunião com a direção da Federação das Indústrias do Estado de São Paulo (Fiesp), que gerencia as escolas Sesi/Senai em São Paulo, e tomou conhecimento de que as escolas da rede já praticam iniciativa semelhante com resultado positivo. Trata-se do Projeto Prazer de Estar Bem, implementado em quatro unidades, sendo duas na Capital, uma em São Bernardo do Campo e uma em Jundiaí.

A iniciativa conseguiu reduzir em 24% a obesidade nas crianças em apenas um ano de funcionamento (2006). "Contamos com uma equipe multidisciplinar composta de médicos, psicólogos, assistentes sociais e profissionais de educação física que orientam pais e alunos", explicou a nutricionista Edir Callegari Bortotto, uma das encarregadas do projeto que, este ano, foi estendido para mais quatro unidades na Grande São Paulo. O projeto nas escolas Sesi impressionou o deputado pelos excelentes resultados. "Isso prova que ações como essa são importantes e devem ser estendidas para a rede pública de todo Estado".

vlopes@al.sp.gov.br

alesp