Augusto Higa: manifestação sincera de um espírito profundamente humano



A pintura de Augusto Higa reflete ansiedade, inquietação e uma luta contínua em direção à anulação das formas e sua simplificação. A atitude de estilizar as figuras, cuja inércia plástica introduz uma leve esperança na visão pessimista da vida, está na sua base pictórica. Com efeito, o artista pesquisa nos confins do irracional sobre a realidade que o cerca. Com toda sua carga de vida, estabelece uma dura luta contra o condicionamento e contra qualquer tipo de submissão.
Seu processo criativo e a realidade de toda a forma vital abrem espaços indefinidos sobre os quais impõe uma nova visão da matéria, numa realidade que não pertence mais ao mundo sensorial.
A fantasia de Augusto Higa possui contrapontos informais, descargas de traços fortes e até mesmo chamas luminosas que se fundem no perfil psicológico social do ser humano, seja ele superado, imaginário ou vivo. Trata-se de uma missão benéfica, mais ou menos fenomênica, que, incisivamente, reproduz o ritmo de um produto humano solitário.
A pincelada larga e o traço robusto de sua espátula conduzem a massa cromática, sóbria, mas reavivada aqui e acolá por jatos fortes e brilhantes, a justas relações luminosas e de cores. Sua pintura é séria, longe de todo e qualquer excesso, mantida sob severo controle numa manifestação evidentemente sincera de um espírito apaixonado e profundamente humano.
Sob a cor das obras Pausa e Afeto, doadas ao Museu de Arte do Parlamento de São Paulo, existe um desenho robusto e sensível que sustenta o todo, onde um certo sabor expressionista e o equilíbrio da composição alcançam um feliz resultado.
O artista
Augusto Higa, pseudônimo artístico de Augusto Taishin Higa, nasceu em São Paulo, em 1934. Cursou artes plásticas (1956 a 1964) e modelo vivo (1958 a 1967) na Associação Paulista de Belas Artes; artes plásticas e história da arte na Fundação Armando Álvares Penteado (FAAP) (1964 a 1968); propaganda e comunicação na Escola Superior de Propaganda e Marketing; crítica e análise na Galeria Mali Villas-Bôas e Espaço Contemporâneo, com Antônio Peticov.
Participou de inúmeras exposições, destacando-se entre elas: Museu de Arte, Rio de Janeiro (1958); Assembléia Legislativa do Estado de São Paulo (1959); Salão de Arte Contemporânea (1960); Salão Almeida Júnior (1962); Salão de Artes Plásticas Piragibe Nogueira "S.P.F.C."; 18º Salão de Artes Plásticas de Rio Claro (1999); 1º Salão de Agulhas Negras; 1º Salão Panathlon, no E.C. Espéria (2000); 52º Salão Paulista de Belas Artes; 1º Salão de Pintura Figurativa Contemporânea da Sociedade Brasileira de Cultura Japonesa; 30º Salão de Arte Contemporânea Bunkyo; Galeria Mali Villas-Bôas (2001); Espaço Cultural dos Artistas Plásticos dos Omáguas (2000-2002); "Universo Feminino", na Universidade Santo Amaro (2002); e 3º Salão de Pintura Figurativa Bunkyo.
Possui obras em diversas coleções particulares no Brasil e no exterior e no acervo do Museu de Arte do Parlamento de São Paulo.
Notícias mais lidas
- Deputado participa de missão oficial a Taiwan e busca ampliar cooperação com potência asiática
- Aprovado na Alesp, novo valor do Salário Mínimo Paulista, de R$ 1.804, é sancionado
- Entra em vigor hoje o novo Salário Mínimo Paulista, de R$ 1.804
- Vitória dos pescadores: artigo que restringia acesso ao seguro-defeso é suprimido
- Alesp aprova projeto que garante piso salarial nacional a professores paulistas
- São Vicente: a importância histórica da primeira cidade do Brasil
- Na Alesp, familiares, amigos e colegas de profissão se despedem do ex-delegado Ruy Ferraz Fontes
- Sindicatos da Polícia Civil cobram envio de projeto da nova Lei Orgânica à Alesp
- Greve dos servidores públicos da Saúde no estado pauta 130ª Sessão Ordinária da Alesp; assista
Lista de Deputados
Mesa Diretora
Líderes
Relação de Presidentes
Parlamentares desde 1947
Frentes Parlamentares
Prestação de Contas
Presença em Plenário
Código de Ética
Corregedoria Parlamentar
Perda de Mandato
Veículos do Gabinete
O Trabalho do Deputado
Pesquisa de Proposições
Sobre o Processo Legislativo
Regimento Interno
Questões de Ordem
Processos
Sessões Plenárias
Votações no Plenário
Ordem do Dia
Pauta
Consolidação de Leis
Notificação de Tramitação
Comissões Permanentes
CPIs
Relatórios Anuais
Pesquisa nas Atas das Comissões
O que é uma Comissão
Prêmio Beth Lobo
Prêmio Inezita Barroso
Prêmio Santo Dias
Legislação Estadual
Orçamento
Atos e Decisões
Constituições
Regimento Interno
Coletâneas de Leis
Constituinte Estadual 1988-89
Legislação Eleitoral
Notificação de Alterações