Artes marciais são tema de debate na Comissão de Esportes e Turismo


09/09/2009 18:35

Compartilhar:

Walter Roberto Correia e Vicente Cândido<a style='float:right;color:#ccc' href='https://www3.al.sp.gov.br/repositorio/noticia/09-2009/COMESPORTwalterrobertocorreiaecandido24ROB.jpg' target=_blank><i class='bi bi-zoom-in'></i> Clique para ver a imagem </a> Deputados da Comissão de Esportes e Turismo da Alesp<a style='float:right;color:#ccc' href='https://www3.al.sp.gov.br/repositorio/noticia/09-2009/COMESPORTDEPSROB_6262.jpg' target=_blank><i class='bi bi-zoom-in'></i> Clique para ver a imagem </a>

A crescente inserção das artes marciais nas escolas e nas políticas públicas de esporte e educação e a validade dessas práticas foram discutidas na reunião da Comissão de Esportes e Turismo realizada nesta quarta-feira, 9/9, com a participação de Walter Roberto Correia, professor da Escola de Educação Física e Esportes da USP.

O professor, convidado pela comissão, presidida pelo deputado Vicente Cândido (PT), para esclarecer os objetivos do 1º Fórum Paulista de Artes Marciais, explicou que há grande diversidade de artes marciais e muitas delas podem não ser adequadas aos objetivos preconizados pela educação da atualidade. "Trata-se de produções históricas muito distintas; não podemos, simplesmente, transportar as artes marciais para a atualidade sem uma construção de saber específico", enfatizou.

O fórum, que deverá acontecer no dia 21/9, no auditório Franco Montoro da Assembleia, terá o objetivo de colocar em pauta esta questão. Serão debatidos os aspectos acadêmicos e profissionais das artes marciais, o desenvolvimento de pesquisas científicas sobre o tema e os projetos educacionais e de inclusão social a partir das artes marciais.

Participaram do debate os deputados Vicente Cândido (PT), Luciano Batista (PSB), Hélio Nishimoto (PSDB), Pedro Antonio Bigardi (PCdoB) e Chico Sardelli (PV).

alesp