Caconde: terra da aventura


14/09/2010 18:27

Compartilhar:

Usina Velha<a style='float:right;color:#ccc' href='https://www3.al.sp.gov.br/repositorio/noticia/09-2010/Usina Caconde.jpg' target=_blank><i class='bi bi-zoom-in'></i> Clique para ver a imagem </a> Rafting realizados no rio Pardo<a style='float:right;color:#ccc' href='https://www3.al.sp.gov.br/repositorio/noticia/09-2010/Caconde rafting.jpg' target=_blank><i class='bi bi-zoom-in'></i> Clique para ver a imagem </a>

A história de Caconde começou a ser escrita pelo capitão Pedro Franco Quaresma que, por volta de 1775, estava à procura de ouro pela região. Com a notícia de que o ouro era farto, o povoado se desenvolveu às margens do ribeirão Bom Sucesso. Porém, como a exploração não logrou êxito, os mineradores abandonaram o local, permanecendo somente os que se dedicavam à agricultura.

Caconde está situada a 290 quilômetros da capital paulista e ocupa uma posição privilegiada na serra da Mantiqueira. Com suas montanhas, vales, rios, cascatas, lagos e matas, oferece um cenário de rara beleza, com centenas de espécies de animais e vegetais da Mata Atlântica, que podem ser observadas em seu habitat natural. O clima ameno, com temperatura média anual de 20°C, é o responsável pela elevação do município à categoria de estância climática.

A cidade destaca-se não só por suas belezas naturais, mas também por suas riquezas históricas, culturais e religiosas que se manifestam, hoje em dia, em diversos eventos como: Festviola, Caconfolia (ou carnaval fora de época) e o Carnaval, que é considerado um dos melhores do interior paulista.

Além da agricultura, o turismo vem se transformando em importante fonte de renda, com diversos pontos turísticos: praça da Matriz, praça do Rosário, aquário, praça do Mirante, Usina Velha, cachoeira da Santa Quitéria e a Prainha (parque municipal localizado às margens da represa Caconde).

Caconde conta também com respeitável infraestrutura turística, tendo belas e aconchegantes pousadas e excelentes restaurantes, que mesclam a comida caipira regional com as influências mineira e italiana.

Trekking, cavalgada, rapel, tirolesa, cascading (rapel em quedas d"água), boia-cross e rafting realizados no rio Pardo, com corredeiras que vão dos níveis 1 ao 5 e fluxo ideal de água durante o ano todo, transformam Caconde em referência para os aventureiros de todo o Brasil e até do exterior.



Atrações



Praça do Mirante: situada a 14 quilômetros da cidade, a uma altura de 1.195 metros, com 360 graus de visão de horizonte, permite uma visão completa da cidade.

Parque Prainha: a oito quilômetros da cidade e à margem direita da represa, esse local é o preferido pelos turistas para a prática de esportes aquáticos, como esqui, canoagem, jet-ski entre outros. O local possui boa infraestrutura de camping, além de quiosques ao longo da orla da represa, trilhas com trechos diversificados, áreas reservadas para reunião de grupos ou famílias, com churrasqueiras, quadra de areia para vôlei, espaço para brinquedos infantis, como Casa das Bonecas e Casa do Tarzan, pista de motocross, rampa de embarque e desembarque para lanchas, jet-ski, canoas e amplo estacionamento.

Cachoeira Santa Quitéria: com grande volume de água, cerca de 50 metros de altura, cercada de mata nativa, é própria para banhos e prática do cascading.

Cachoeira do Lafaiete: com cerca de 30 metros de altura, é voltada para banhos e prática do cascading. O local oferece serviços e área de camping.

Morro do Pombal: o local é ideal para o trekking. Depois de algum tempo de caminhada chega-se a um mirante, de onde é possível ver boa parte da serra da Mantiqueira. No local existe uma capelinha, cujo início de construção é atribuído a quilombolas.

Usina Velha: no leito desviado do rio Pardo, existem ruínas das antigas casas das máquinas de uma hidrelétrica, lagos e piscinas naturais próprias para banhos e mergulhos, e é cercada por extensões de Mata Atlântica.

Represa Caconde: o rio Pardo possui, em seu sinuoso percurso, corredeiras com dificuldade de níveis entre 1 e 5, permitindo a prática de esportes radicais como rafting, boia-cross e canoagem durante o ano todo. A fauna e flora enriquecedoras completam o cenário de um dos pontos turísticos mais importantes do município.

Aquário Municipal: localizado na rodovia Lourival Lindório de Faria, ao lado da barragem da usina Caconde, às margens da represa Caconde, com 18 aquários de água salgada e doce, grande variedade de peixes, algas e corais.

Cristo Redentor: localizado na praça do Rosário, com vista privilegiada da cidade e região, o local é ideal para registros fotográficos.

Basílica Santuário Nossa Senhora da Conceição: construída em estilo românico puro no ano de 1955, com projeto do arquiteto Bruno Simão Magro, ex-professor da Escola Politécnica (USP) e ex-diretor da FAU (USP), possui três telas a óleo em estilo clássico do pintor cacondense Edmundo Migliaccio: "Nossa Senhora da Glória", "Imaculada Conceição" e "Jesus crucificado", datadas de 1961. Anteriormente promovida a santuário, no dia 25 de Janeiro de 2009 recebeu o título de basílica menor.

alesp