Guido Cerri defende regionalização para melhorar atendimento à saúde
A Comissão de Saúde recebeu nesta terça-feira, 7/6, o secretário estadual da Saúde, Guido Cerri, que veio apresentar metas, programas e ações de sua pasta. Antes da exposição do secretário, sob a presidência de Marcos Martins (PT), os deputados elegeram a deputada Analice Fernandes (PSDB) vice-presidente da comissão. O secretário-adjunto da Saúde, José Manoel de Camargo Teixeira, também participou da reunião.
Uma das preocupações na secretaria, segundo Cerri, é a enorme demanda da sociedade por qualidade nos serviços de saúde. Para o secretário, a regionalização desse atendimento é fundamental para um planejamento mais adequado. A regionalização já faz parte do sistema de saúde, mas "é necessária uma implementação mais robusta num Estado de dimensão e adensamento populacional como São Paulo", disse o secretário. A regionalização permitiria organizar o sistema, de forma a evitar que pacientes precisem se deslocar a outros municípios na busca de atendimento na especialidade necessária. Além disso, essa regionalização possibilitaria aos pacientes de oncologia acompanhamento próximo de suas residências.
O secretário lembrou que o envelhecimento da população gera uma tendência de aumento da demanda por atendimento em saúde, e destacou também a importância da humanização no atendimento, para que se estabeleça uma relação de confiança entre médico e paciente. A informatização também é fundamental, uma vez que permite, de acordo com Cerri, transparência do sistema e facilidade de acesso ao usuário, com custos minimizados.
Durante a reunião da Comissão de Saúde, nesta terça-feira, 7/6, Guido Cerri informou que a Secretaria da Saúde deverá estabelecer políticas para o tratamento de dependentes de álcool e drogas, aliado a um trabalho de prevenção junto aos jovens, a ser desenvolvido nas escolas, em conjunto com a Secretaria da Educação. Deve ser implantada também uma rede para o tratamento de dependentes químicos e para o esclarecimento de estudantes. Pesquisas realizadas pela secretaria revelaram que a sociedade também está preocupada com o tratamento dispensado aos doentes mentais e locais para sua internação.
A situação das santas casas no Estado, a maioria delas deficitária, foi outro tema abordado. Essas entidades filantrópicas são responsáveis por 50% do atendimento no Estado e recebem verbas das três esferas de governo, fato que reforça a necessidade da gestão de recursos em conjunto.
Gerson Bittencourt (PT) convidou o secretário para acompanhar uma reunião em 28/6, às 10h, da frente parlamentar que investiga o funcionamento das santas casas, que Bittencourt integra. O deputado disse que a próxima atividade da frente será sugerir melhorias para a inadimplência das santas casas.
Outras iniciativas
A pedido do deputado Gondim, foi aprovada uma visita para verificação das condições da UTI neonatal de um hospital em Suzano, onde houve a morte de recém-nascidos. A visita será no dia 17/6, às 11h.
Após a exposição do secretário, os deputados ainda apresentaram algumas dúvidas, que serão esclarecidas pelo secretário por escrito.
Para as futuras reuniões da comissão deverão ser convidados o coordenador do grupo de trabalho para modelo de gestão da Secretaria de Saúde e o ministro da Saúde, Alexandre Padilha.
Estiveram presentes também os deputados Carlos Bezerra, Pedro Tobias e Celso Giglio, do PSDB, Telma de Souza, Gerson Bittencourt, Edinho Silva e Adriano Diogo, do PT, Milton Vieira (DEM), Heroilma Tavares (PTB), Ulysses Tassinari (PV), Luiz Carlos Gondim (PPS) e Itamar Borges (PMDB).
Notícias mais lidas
- Deputado participa de missão oficial a Taiwan e busca ampliar cooperação com potência asiática
- Aprovado na Alesp, novo valor do Salário Mínimo Paulista, de R$ 1.804, é sancionado
- Entra em vigor hoje o novo Salário Mínimo Paulista, de R$ 1.804
- Vitória dos pescadores: artigo que restringia acesso ao seguro-defeso é suprimido
- Alesp aprova projeto que garante piso salarial nacional a professores paulistas
- São Vicente: a importância histórica da primeira cidade do Brasil
- Na Alesp, familiares, amigos e colegas de profissão se despedem do ex-delegado Ruy Ferraz Fontes
- Sindicatos da Polícia Civil cobram envio de projeto da nova Lei Orgânica à Alesp
- Demanda antiga, Lei aprovada na Alesp unificou categoria de policiais penais
Lista de Deputados
Mesa Diretora
Líderes
Relação de Presidentes
Parlamentares desde 1947
Frentes Parlamentares
Prestação de Contas
Presença em Plenário
Código de Ética
Corregedoria Parlamentar
Perda de Mandato
Veículos do Gabinete
O Trabalho do Deputado
Pesquisa de Proposições
Sobre o Processo Legislativo
Regimento Interno
Questões de Ordem
Processos
Sessões Plenárias
Votações no Plenário
Ordem do Dia
Pauta
Consolidação de Leis
Notificação de Tramitação
Comissões Permanentes
CPIs
Relatórios Anuais
Pesquisa nas Atas das Comissões
O que é uma Comissão
Prêmio Beth Lobo
Prêmio Inezita Barroso
Prêmio Santo Dias
Legislação Estadual
Orçamento
Atos e Decisões
Constituições
Regimento Interno
Coletâneas de Leis
Constituinte Estadual 1988-89
Legislação Eleitoral
Notificação de Alterações