Deputado realiza resgate das associações italianas no interior

O governador Geraldo Alckmin e o cônsul da Itália Mauro Marsili apresentaram as principais ações para o Momento Itália-Brasil (MIB), que acontecerá no Estado de São Paulo entre outubro de 2011 e junho de 2012. O deputado estadual Beto Trícoli (PV) participou do evento, que aconteceu no dia 13/10, no Instituto Italiano de Cultura. O MIB contribuirá para o aprimoramento das relações entre os dois países nos setores econômico-comercial, tecnológico, científico, cultural e educacional. Além disso, tem como objetivo consolidar os sentimentos de afinidade entre os dois povos e envolver 25 milhões de descendentes italianos residentes no Brasil.
Beto Trícoli, que tem ascendência italiana, vem realizando trabalho de resgate das associações italianas na região, como as de Atibaia, Bragança Paulista, Amparo, Socorro, Monte Alegre do Sul, etc. Em Piracaia e Atibaia, existem grupos mobilizados em organizar as entidades.
A ideia é elaborar, em parceria com as prefeituras e entidades, um calendário comemorativo ao MIB. Beto também propõe reestruturar as associações italianas da região. "Queremos estreitar laços com o governo italiano e valorizar a sua cultura, passando pelo ensino da língua italiana, até apresentações de música, cinema e teatro. Fortalecer as raízes significa pensar em benefícios para nossa região", comentou o deputado.
Durante o evento, Beto conversou com o diretor do Instituto de Cultura de São Paulo, Attilio de Gasperis, e com lideranças da comunidade italiana na região, interessados em dar continuidade ao projeto.
betotricoli@al.sp.gov.br
Notícias mais lidas
- Deputado participa de missão oficial a Taiwan e busca ampliar cooperação com potência asiática
- Aprovado na Alesp, novo valor do Salário Mínimo Paulista, de R$ 1.804, é sancionado
- Entra em vigor hoje o novo Salário Mínimo Paulista, de R$ 1.804
- Vitória dos pescadores: artigo que restringia acesso ao seguro-defeso é suprimido
- Alesp aprova projeto que garante piso salarial nacional a professores paulistas
- São Vicente: a importância histórica da primeira cidade do Brasil
- Na Alesp, familiares, amigos e colegas de profissão se despedem do ex-delegado Ruy Ferraz Fontes
- Sindicatos da Polícia Civil cobram envio de projeto da nova Lei Orgânica à Alesp
- Demanda antiga, Lei aprovada na Alesp unificou categoria de policiais penais
Lista de Deputados
Mesa Diretora
Líderes
Relação de Presidentes
Parlamentares desde 1947
Frentes Parlamentares
Prestação de Contas
Presença em Plenário
Código de Ética
Corregedoria Parlamentar
Perda de Mandato
Veículos do Gabinete
O Trabalho do Deputado
Pesquisa de Proposições
Sobre o Processo Legislativo
Regimento Interno
Questões de Ordem
Processos
Sessões Plenárias
Votações no Plenário
Ordem do Dia
Pauta
Consolidação de Leis
Notificação de Tramitação
Comissões Permanentes
CPIs
Relatórios Anuais
Pesquisa nas Atas das Comissões
O que é uma Comissão
Prêmio Beth Lobo
Prêmio Inezita Barroso
Prêmio Santo Dias
Legislação Estadual
Orçamento
Atos e Decisões
Constituições
Regimento Interno
Coletâneas de Leis
Constituinte Estadual 1988-89
Legislação Eleitoral
Notificação de Alterações