Conselho do Instituto do Legislativo Paulista elege representante dos servidores


O Instituto do Legislativo Paulista (ILP) realizou nesta segunda-feira, 6/6, eleição para o representante dos servidores da Assembléia Legislativa em seu conselho deliberativo. O comparecimento à urna foi recorde: 548 servidores escolheram entre cinco candidatos: os servidores Celso Fontana, Desirée Sepe De Marco, Fátima Dinardi, Marcos Viana Van Acker e José Reinaldo Araldo, todos efetivos do quadro do Legislativo paulista.
Antes da abertura da urna e do início da apuração dos votos, o candidato Celso Fontana apresentou recurso propondo a realização de segundo turno caso nenhum dos inscritos alcançasse maioria absoluta (50% + 1 voto). A candidata Desirée Sepe apresentou contra-recurso verbal contra a pretensão de Fontana. A comissão eleitoral decidiu pela rejeição do recurso de Celso Fontana " que era subscrito por mais dois candidatos, em apoio " e resolveu encaminhá-lo à Mesa Diretora, instância superior de recurso.
Segundo Celso Matsuda, diretor-presidente do Instituto e presidente da comissão eleitoral, a alegação de que o edital não estabelecia em quantos turnos seria a eleição não a invalida, de vez que o procedimento já fora realizado dessa forma e teve resultados homologados, prevalecendo nesse caso a tradição e não cabendo, em pleno processo eleitoral, estabelecer novo regulamento.
Apesar de haver sido acolhida a segunda parte de seu recurso, que pedia o encaminhamento à instância superior em caso de rejeição, Fontana, inconformado, retirou-se do local de apuração, alegando não concordar com o procedimento.
Houve quatro votos nulos, um em branco. Desirée Sepe de Marco foi eleita com 178 votos, 31,8% do total de válidos. Os demais candidatos obtiveram a seguinte votação: Celso Fontana, 156 votos; Fátima Dinardi, 88 votos; Marcos Viana, 75 votos; José Reinaldo Araldo, 51 votos.
A candidata eleita foi empossada logo após a proclamação dos resultados. "A vitória é da qualidade de programação do instituto, e não se pode, neste momento, esquecer a figura especial de Maurílio Maldonado, que presidiu o órgão desde o início, e todas as pessoas que dedicaram seu tempo para construir toda a programação até hoje executada", declarou Desirée Sepe. Para ela, foi muito significativo o número de eleitores: "foi uma grande participação de todos os setores da Casa. Espero estar à altura dos encaminhamentos que se farão, ampliando a participação do servidor no instituto."
Instituto quer ampliar parcerias com universidades
Celso Matsuda, nomeado diretor-presidente do Instituto do Legislativo Paulista, quer aumentar a capacitação dos servidores da Assembléia Legislativa e tornar o instituto um instrumento de aperfeiçoamento do Poder Legislativo. Para isso, parcerias com mais universidades serão necessárias, a fim de levar a cabo cursos de extensão em gestão pública e elevar o órgão ao nível de "universidade do legislativo."
Matsuda " que é professor de marketing na Escola de Comunicações e Artes da USP e na Faculdade de Comunicação Social Cásper Líbero " acredita que o potencial da Assembléia e de seus funcionários deve ser aproveitado em benefício da sociedade. Para ele, esse potencial vai ter resultados tanto no trabalho de assessoramento dos deputados e do processo legislativo quanto de pesquisa.
"A iniciativa privada, a empresa, modernizou-se muito. A sociedade cobra dos serviços públicos a mesma modernidade, agilidade e conectividade", diz Matsuda. Ele sabe que isso depende um pouco da infraestrutura e um pouco da vontade política: "existe essa vontade política de parte da atual Mesa Diretora", afirma. "É preciso encontrar caminhos de aprimoramento, e isso vai ocorrer com o diálogo entre o Instituto, seu conselho e as entidades representativas."
Notícias mais lidas
- Deputado participa de missão oficial a Taiwan e busca ampliar cooperação com potência asiática
- Aprovado na Alesp, novo valor do Salário Mínimo Paulista, de R$ 1.804, é sancionado
- Entra em vigor hoje o novo Salário Mínimo Paulista, de R$ 1.804
- Vitória dos pescadores: artigo que restringia acesso ao seguro-defeso é suprimido
- Alesp aprova projeto que garante piso salarial nacional a professores paulistas
- São Vicente: a importância histórica da primeira cidade do Brasil
- Na Alesp, familiares, amigos e colegas de profissão se despedem do ex-delegado Ruy Ferraz Fontes
- Sindicatos da Polícia Civil cobram envio de projeto da nova Lei Orgânica à Alesp
- Greve dos servidores públicos da Saúde no estado pauta 130ª Sessão Ordinária da Alesp; assista
Lista de Deputados
Mesa Diretora
Líderes
Relação de Presidentes
Parlamentares desde 1947
Frentes Parlamentares
Prestação de Contas
Presença em Plenário
Código de Ética
Corregedoria Parlamentar
Perda de Mandato
Veículos do Gabinete
O Trabalho do Deputado
Pesquisa de Proposições
Sobre o Processo Legislativo
Regimento Interno
Questões de Ordem
Processos
Sessões Plenárias
Votações no Plenário
Ordem do Dia
Pauta
Consolidação de Leis
Notificação de Tramitação
Comissões Permanentes
CPIs
Relatórios Anuais
Pesquisa nas Atas das Comissões
O que é uma Comissão
Prêmio Beth Lobo
Prêmio Inezita Barroso
Prêmio Santo Dias
Legislação Estadual
Orçamento
Atos e Decisões
Constituições
Regimento Interno
Coletâneas de Leis
Constituinte Estadual 1988-89
Legislação Eleitoral
Notificação de Alterações