Comissão aprova proposta de compensação financeira aos municípios com instituições prisionais


A Comissão de Segurança Pública, presidida pelo deputado Afanasio Jazadji (PFL), realizou nesta quarta-feira, 13/12, no plenário Dom Pedro I, reunião ordinária para deliberação de pauta.
Foi aprovado o parecer favorável ao PL 459/2006, de autoria do deputado Rodolfo Costa e Silva (PSDB), que institui mecanismo de compensação financeira aos municípios que mantêm unidades prisionais ou de contenção em seu território.
Outro parecer aprovado foi ao PL 299/06, de autoria do deputado Romeu Tuma (PMDB), que obriga o Estado a indenizar as famílias de todos os policiais civis, militares, agentes de segurança penitenciária e agentes de escolta e vigilância penitenciária que vierem a falecer no exercício da função, quer estando em serviço ou não.
Convite rejeitado
Requerimento de autoria do deputado Renato Simões (PT) foi rejeitado por quatro votos a três. O documento solicita seja feito convite ao corregedor geral da Administração Penitenciária, Antonio Ruiz Lopes, ao delegado de Polícia José Luiz Ramos Cavalcante e ao coronel PM Ailton Araújo Brandão para prestarem esclarecimentos a respeito de encontro que teriam tido, no dia 14/5, na Penitenciária de Presidente Bernardes, com o presidiário Marcos Willians Herbas Camacho, suposto líder da facção criminosa denominada Primeiro Comando da Capital (PCC).
"Não seria oportuno tratar do assunto agora, já que existe inquérito policial sobre o ocorrido e requerimentos de solicitação de presença do próprio secretário da Administração Penitenciária à época. Além disso, em janeiro, provavelmente haverá troca dos dirigentes da pasta, o que implica a mudança dos chefes dos setores subordinados à secretaria", declarou Romeu Tuma, justificando seu voto contrário ao requerimento.
"Entendo que ainda cabe à comissão tratar do problema, tendo em vista que os episódios citados marcaram negativamente São Paulo. O que ocorreu foi uma quebra do princípio de autoridade do Estado", contestou Carlinhos Almeida (PT).
Concordando com Almeida, Vanderlei Siraque (PT) declarou-se favorável à aprovação do requerimento: "As pessoas podem ter perdido ou vir a perder o cargo, mas os fatos continuam a ter repercussões".
O presidente da comissão, Afanasio Jazadji (PFL), também votou a favor do convite. Edson Ferrarini (PTB), Salim Curiati (PP) e Rosmary Corrêa (PSDB) votaram contra o requerimento por entenderem que ele deixou de ser oportuno.
A comissão também analisa requerimento, do qual foi pedida vista, que solicita a convocação do atual secretário da Administração Penitenciária, Antonio Ferreira Pinto, e convite ao ex-secretário da pasta para prestarem esclarecimentos sobre matéria veiculado no jornal O Estado de S. Paulo, de 5/12, com o título: "Corrupção nos presídios " secretário denuncia máfia das Ongs", na qual Ferreira Pinto faz graves acusações à gestão do ex-secretário Furukawa.
"Esta presidência encaminhará um memorando à Secretaria da Administração Penitenciária solicitando cópia do relatório " cuja existência foi divulgada pela imprensa " ao atual secretário da pasta para conhecimento, análise e eventuais procedimentos desta comissão", declarou Afanasio Jazadji.
Notícias mais lidas
- Deputado participa de missão oficial a Taiwan e busca ampliar cooperação com potência asiática
- Aprovado na Alesp, novo valor do Salário Mínimo Paulista, de R$ 1.804, é sancionado
- Entra em vigor hoje o novo Salário Mínimo Paulista, de R$ 1.804
- Vitória dos pescadores: artigo que restringia acesso ao seguro-defeso é suprimido
- Alesp aprova projeto que garante piso salarial nacional a professores paulistas
- São Vicente: a importância histórica da primeira cidade do Brasil
- Na Alesp, familiares, amigos e colegas de profissão se despedem do ex-delegado Ruy Ferraz Fontes
- Sindicatos da Polícia Civil cobram envio de projeto da nova Lei Orgânica à Alesp
- Greve dos servidores públicos da Saúde no estado pauta 130ª Sessão Ordinária da Alesp; assista
Lista de Deputados
Mesa Diretora
Líderes
Relação de Presidentes
Parlamentares desde 1947
Frentes Parlamentares
Prestação de Contas
Presença em Plenário
Código de Ética
Corregedoria Parlamentar
Perda de Mandato
Veículos do Gabinete
O Trabalho do Deputado
Pesquisa de Proposições
Sobre o Processo Legislativo
Regimento Interno
Questões de Ordem
Processos
Sessões Plenárias
Votações no Plenário
Ordem do Dia
Pauta
Consolidação de Leis
Notificação de Tramitação
Comissões Permanentes
CPIs
Relatórios Anuais
Pesquisa nas Atas das Comissões
O que é uma Comissão
Prêmio Beth Lobo
Prêmio Inezita Barroso
Prêmio Santo Dias
Legislação Estadual
Orçamento
Atos e Decisões
Constituições
Regimento Interno
Coletâneas de Leis
Constituinte Estadual 1988-89
Legislação Eleitoral
Notificação de Alterações