Região oeste pede apoio para barrar pedágio no rodoanel

Devido à divulgação aos deputados da Assembléia, no dia 22/8, do processo licitatório para construção de 16 praças de pedágio ao longo do Rodoanel Mário Covas, feita pelo Secretário dos Transportes Mauro Arce, sindicatos, lideranças de movimentos sociais, universitários e representantes dos poderes públicos de cidades da região oeste da Grande São Paulo reuniram-se com o deputado Marcos Martins (PT) para debater ações contra a implementação da medida.
Representantes de Cotia, Osasco, Carapicuíba, Embu, Itapevi, Cajamar, Barueri e Taboão da Serra, mostraram-se indignados com a iniciativa do governo e articulam criar um movimento para impedir a cobrança do pedágio na rodovia.
Segundo o anúncio de Mauro Arce, os primeiros passos da licitação começam em setembro. De acordo com o cronograma apresentado pela secretaria, em abril será divulgado o vencedor do processo, e em outubro os pedágios estarão funcionando. Os valores estipulados para os pedágios são R$ 2,20 nas vias de acesso ao rodoanel e R$ 4,40 em uma outra barreira que será construída na parte central da rodovia.
Para o deputado Marcos Martins, as cidades da região e usuários do rodoanel não podem arcar com mais um ônus. Segundo o petista, com as barreiras de pedágios no rodoanel, o trânsito caótico das cidades da região ficará ainda mais sobrecarregado. Como exemplo, citou o congestionamento das ruas e avenidas de Osasco usadas por motoristas para fugir do pedágio da rodovia Castelo Branco. Segundo levantamento da Secretaria de Serviços Municipais da Prefeitura de Osasco, a cidade possui cerca de 212 mil carros cadastrados e estima que devem passar pelo município aproximadamente 200 mil veículos de fora.
"As cidades ao redor do rodoanel já se encontram com sua malha viária desgastada e com excesso de veículos. Com os novos pedágios, o número de carros que passam pelos municípios deve aumentar substancialmente, o que provavelmente acarretará danos às ruas e avenidas, além de aumento da poluição e dos acidentes de trânsito", destacou o deputado. "A população destas cidades se acostumou a fugir dos congestionamentos da capital pela rodovia. Inclusive, esta era a proposta inicial divulgada pelo governo Covas, que declarava que no rodoanel não haveria pedágios. Pelo visto seus sucessores, que são do mesmo partido, não cumpriram a promessa".
mmartins@al.sp.gov.br
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