Artistas criticam decreto que institui Conselho de Cultura


Da assessoria do deputado Vicente Cândido
Artistas, agentes culturais e comunicadores criticaram duramente ontem, em reunião na Assembléia Legislativa, o decreto 48.049 do executivo que determina a formação do Conselho Estadual de Cultura. O tom das críticas foi contra o "caráter antidemocrático" da criação do novo Conselho e o seu papel de "mero corroborador" das decisões da Secretaria de Cultura e do Governo.
O decreto do governador Geraldo Alckmin altera a denominação do antigo Conselho Estadual de Artes e Ciências Humanas para Conselho Estadual de Cultura e determina a sua composição com cinco representantes da própria Secretaria de Cultura - os diretores dos departamentos de Museus e Arquivos (DEMA), de Artes e Ciências Humanas (DACH), de Formação Cultural (DFC), de Atividades Regionais da Cultura (DARC) e do Centro de Estudos Musicais Tom Jobim - um representante da Secretaria da Educação, um da Secretaria da Juventude, Esporte e Lazer, um da USP, um da UNICAMP, um da UNESP.
O decreto determina também a inclusão de sete representantes da sociedade civil com "notória expressão no campo das artes ou das ciências humanas", todos, porém, indicados pelo próprio Secretário da Cultura, que ocupa ainda o papel de presidente do Conselho.
"Isso é um tapa na cara da classe artística e dos agentes culturais" - criticou o Secretário de Cultura de Votorantim, Glauber Piva. "O próprio governo tem 11 representantes, contra apenas sete da sociedade civil. E esses, ainda por cima, também são indicados pelo Secretário de Cultura, em vez de serem escolhidos de forma democrática e transparente pela própria comunidade artístico-cultural. Além disso, eles utilizam o velho e questionável parâmetro de 'notáveis' para a indicação. A maneira como está sendo composto esse Conselho é atrasada e totalmente autoritária."
Os artistas, agentes culturais e comunicadores se indignaram ainda com as atribuições do Conselho estabelecidas pelo Decreto: "opinar sobre assuntos que lhe forem submetidos pelo Secretário da Cultura; emitir pareceres sobre assuntos que lhe forem submetidos pelo Secretário da Cultura ou pelos Diretores dos Departamentos da Secretaria e manifestar-se sobre assunto proposto por qualquer membro do Conselho, quando a maioria dos presentes à reunião aprovar a discussão".
"O que o decreto está fazendo é transformar o Conselho, já no seu nascedouro, num mero fantoche para corroborar os projetos da Secretaria e do Governo", criticou o ator e representante da Cooperativa Paulista de Teatro, Ney Piacentini.
O deputado Vicente Cândido, cujo mandato vem apoiando o Movimento pela Formação do Fórum Estadual de Cultura - que tem se reunido na Assembléia Legislativa mensalmente - afirmou que representantes do movimento tiveram duas reuniões com o Secretário Adjunto de Cultura, Edmur Mesquita, nas quais reivindicaram justamente a formação de um Conselho Estadual de Cultura o mais representativo e democrático possível.
"A secretaria nos recebeu cordialmente mas simplesmente ignorou nossas propostas e insultou a classe artístico-cultural. O Conselho, do jeito que está no decreto, não tem representatividade sequer da comunidade cultural da capital, quanto mais do interior do Estado", criticou Vicente Cândido.
vcandido@al.sp.gov.br
Notícias mais lidas
- Deputado participa de missão oficial a Taiwan e busca ampliar cooperação com potência asiática
- Aprovado na Alesp, novo valor do Salário Mínimo Paulista, de R$ 1.804, é sancionado
- Entra em vigor hoje o novo Salário Mínimo Paulista, de R$ 1.804
- Vitória dos pescadores: artigo que restringia acesso ao seguro-defeso é suprimido
- Alesp aprova projeto que garante piso salarial nacional a professores paulistas
- São Vicente: a importância histórica da primeira cidade do Brasil
- Na Alesp, familiares, amigos e colegas de profissão se despedem do ex-delegado Ruy Ferraz Fontes
- Sindicatos da Polícia Civil cobram envio de projeto da nova Lei Orgânica à Alesp
- Demanda antiga, Lei aprovada na Alesp unificou categoria de policiais penais
Lista de Deputados
Mesa Diretora
Líderes
Relação de Presidentes
Parlamentares desde 1947
Frentes Parlamentares
Prestação de Contas
Presença em Plenário
Código de Ética
Corregedoria Parlamentar
Perda de Mandato
Veículos do Gabinete
O Trabalho do Deputado
Pesquisa de Proposições
Sobre o Processo Legislativo
Regimento Interno
Questões de Ordem
Processos
Sessões Plenárias
Votações no Plenário
Ordem do Dia
Pauta
Consolidação de Leis
Notificação de Tramitação
Comissões Permanentes
CPIs
Relatórios Anuais
Pesquisa nas Atas das Comissões
O que é uma Comissão
Prêmio Beth Lobo
Prêmio Inezita Barroso
Prêmio Santo Dias
Legislação Estadual
Orçamento
Atos e Decisões
Constituições
Regimento Interno
Coletâneas de Leis
Constituinte Estadual 1988-89
Legislação Eleitoral
Notificação de Alterações