Lídia Baião: o Parlamento Jovem é um espaço de crescimento


25/08/2003 19:05

Compartilhar:

Lídia Baião<a style='float:right;color:#ccc' href='https://www3.al.sp.gov.br/repositorio/noticia/hist/Lidia 2001.jpg' target=_blank><i class='bi bi-zoom-in'></i> Clique para ver a imagem </a>

DA REDAÇÃO

"Ter sido deputada jovem foi um grande aprendizado, pois o Parlamento Jovem é, antes de tudo, um espaço de crescimento. Aprendi a me preocupar com a comunidade e a fiscalizar as pessoas que foram eleitas para cuidar do meu país, do meu Estado e da minha cidade", declarou a jovem Lídia Baião, deputada jovem eleita presidente na 3.ª edição do Parlamento Jovem, em 2001. "Agora vejo a política com olhos mais clínicos", arrematou.

Atualmente com 16 anos, cursando a 2.ª série do Ensino Médio na Escola Estadual Antônio Zanaga, em Americana, Lídia é a filha caçula de uma família de três irmãos. Fala com gosto das discussões sobre política que trava com seu pai, "com quem aprendi a gostar de política", afirma. "A última conversa girou em torno da morte do embaixador Sérgio Vieira de Mello. Ficamos tristes pela estúpida morte do embaixador, mas orgulhosos por ele ser um brasileiro que levava a paz às nações", declarou.

Segundo Lídia, depois que um estudante participa do Parlamento Jovem é encarado de modo diferente pelos amigos e pela escola, que acaba vendo os deputados jovens como pessoas mais engajadas. "Acabo sendo uma boa influência na escola", considera.

Participando pelo Partido do Emprego, em 2001, a jovem deputada apresentou projeto de lei que incentivava as empresas a contratarem jovens entre 16 e 21 anos, que buscam conseguir seu primeiro emprego.

Para esta 5ª edição do evento, Lídia disse já estar com seu projeto quase pronto. Trata-se da expansão do Programa 6 Esses, que já existe em sua escola. "Cada 's' é um sim: sim à limpeza, à organização, à reciclagem, à autodisciplina, à saúde, à reutilização. É uma tentativa de melhorar a vida do aluno dentro da escola", afirma. "No colégio onde estudo o programa dá muito certo e seria interessante partilhá-lo com outras escolas.

De acordo com ela, cada turma tem metas a serem cumpridas e, dentro da turma, cada aluno se movimenta para cumprir suas metas. Dessa forma a escola torna-se um lugar agradável", explicou, acrescentando que "faltam apenas alguns detalhes, que estamos discutindo no grupo de trabalho de preparação do projeto".

A deputada elogiou a organização que envolve toda a preparação do Parlamento Jovem e o material de divulgação enviado para as escolas, que serve de suporte para discussões em sala, especialmente nas aulas de História e Geografia, fazendo com que toda a comunidade escolar se envolva na preparação de seus projetos. "Sinto que a cada ano a escola melhora nessa preparação. Este ano está muito melhor que nos outros anos", fala.

Indagada sobre o momento político atual, a deputada jovem diz ser de mudanças. "É sempre um momento de esperança. Sentimos que as mudanças são para melhorar a situação do país e dos brasileiros", opina.

Participe

A 5.ª edição do Parlamento Jovem Paulista, que neste ano vai receber alunos do Ensino Médio, acontece na Assembléia Legislativa no dia 14 de novembro de 2003. As inscrições estão abertas até 29 de setembro próximo. Mais informações no site da Assembléia: www.al.sp.gov.br, no ícone Parlamento Jovem.

alesp