Frente da Mineração debate o Projeto Município Verde


11/08/2009 21:13

Compartilhar:

Frente Parlamentar de Apoio à Mineração<a style='float:right;color:#ccc' href='https://www3.al.sp.gov.br/repositorio/noticia/08-2009/FRENTEMINERGERALMAU_5590.jpg' target=_blank><i class='bi bi-zoom-in'></i> Clique para ver a imagem </a> José Walter Figueiredo<a style='float:right;color:#ccc' href='https://www3.al.sp.gov.br/repositorio/noticia/08-2009/FRENTEMINERJoseWalterFigueiredo 33MAU.jpg' target=_blank><i class='bi bi-zoom-in'></i> Clique para ver a imagem </a> José Walter Figueiredo e João Caramez<a style='float:right;color:#ccc' href='https://www3.al.sp.gov.br/repositorio/noticia/08-2009/FRENTEMINERJWALTERECARAMEZMAU_5588.jpg' target=_blank><i class='bi bi-zoom-in'></i> Clique para ver a imagem </a>

A Frente Parlamentar de Apoio à Mineração, coordenada pelo deputado João Caramez (PSDB), esteve reunida nesta terça-feira, 11/8, para conhecer o projeto Município Verde e Azul da Secretaria Estadual do Meio Ambiente.

José Walter Figueiredo, assessor executivo, apresentou os objetivos e diretrizes do projeto, que tem como princípios incentivar a inserção da variável ambiental na agenda político-administrativa dos municípios e estimular que eles incorporem o planejamento ambiental nas suas ações.

O projeto estabeleceu dez diretivas comuns a todos os municípios que participam da iniciativa: esgoto, lixo, mata ciliar, arborização urbana, educação ambiental, habitação sustentável, uso da água, poluição do ar, estrutura e conselho ambiental.

Com base nas diretivas e em como o município cuida de cada uma delas, são atribuídas notas que no final do processo referendam a obtenção do Certificado Município Verde, título que permite à cidade ter prioridade na obtenção de recursos públicos. Na computação da nota, uma porcentagem é reservada para iniciativas locais e para a forma com que o município trata a questão ambiental em face de suas peculiaridades, como, por exemplo, as áreas de mineração.

Para João Caramez, a presença do técnico da secretaria deu subsídios para a frente parlamentar incorporar dados na interlocução com os municípios. "A mineração está no dia a dia da sociedade, é uma atividade essencial e é plenamente possível compatibilizar a exploração de nossos recursos naturais com o respeito ambiental. Queremos que esta atividade econômica seja ambientalmente sustentável", afirmou.BC/FR

alesp