Ribeirão Pires: a festa de Nossa Senhora do Pilar e do chocolate

Estâncias Paulistas
15/09/2010 20:10

Compartilhar:

Paranapiacaba Museu Ferroviario<a style='float:right;color:#ccc' href='https://www3.al.sp.gov.br/repositorio/noticia/09-2010/paranapiacaba museu ferroviario.jpg' target=_blank><i class='bi bi-zoom-in'></i> Clique para ver a imagem </a> Em Ribeirao Pires trilha do Cachorro Louco<a style='float:right;color:#ccc' href='https://www3.al.sp.gov.br/repositorio/noticia/09-2010/ribeirao pires trilha  do cachorro louco.jpg' target=_blank><i class='bi bi-zoom-in'></i> Clique para ver a imagem </a> Big Ben em Paranapiacaba <a style='float:right;color:#ccc' href='https://www3.al.sp.gov.br/repositorio/noticia/09-2010/paranapiacaba bigben.jpg' target=_blank><i class='bi bi-zoom-in'></i> Clique para ver a imagem </a> Torre em Paranapiacaba <a style='float:right;color:#ccc' href='https://www3.al.sp.gov.br/repositorio/noticia/09-2010/torre.jpg' target=_blank><i class='bi bi-zoom-in'></i> Clique para ver a imagem </a>

Ribeirão Pires é um município do Grande ABC com população 112 mil habitantes e a área de apenas 99 km², o que resulta numa alta densidade demográfica (1.116 hab/km²). Seus municípios limítrofes são Ferraz de Vasconcelos a norte, Suzano a nordeste e leste, Rio Grande da Serra a sudeste e sul, Mauá a noroeste e Santo André a sudoeste, município do qual era distrito, tendo se emancipado em 1953.

Há apenas 40 quilômetros de São Paulo e servido pela linha 10 da CPTM, a cidade esbanja clima e paisagem de serra, o que a faz uma das 29 estâncias turísticas paulistas. O local é ideal para quem busca descanso, bem como para os amantes da pescaria, que dividem a represa Billings com os praticantes de esportes náuticos. Os ventos do alto da serra são ideais para a prática de vela. Nos arredores da represa, há, ainda, sítios e parques que merecem visitas.

As principais atrações do município estão o mirante de Santo Antônio, o parque Pérola da Serra, o parque municipal Milton Marinho de Moraes e aigreja Nossa Senhora do Pilar.

Entre os eventos anuais realizados no município está a festa do Pilar, que se realiza anualmente, em março, como parte das comemorações de aniversário do município. Celebrada na igreja do Pilar, há apresentações folclóricas, venda de alimentos típicos e shows com diversos artistas.

O Festival do Chocolate é realizado desde 2005, e é o quinto maior festival do gênero no Estado. Além da venda de vários tipos de chocolate e salgados, são realizados shows com cantores de apelo nacional.

A Meia-Maratona Trilheira de Ribeirão Pires é uma corrida a pé que tem como trajeto ruas do município e trilhas da mata atlântica. O evento é realizado anualmente desde 2001, e conta com a organização do Rotary Club local em parceria com a prefeitura.



Paranapiacaba: vila inglesa de onde se avista mar



Bem perto de Riberião Pires fica Paranapiacaba, distrito de Santo André. Paranapiacaba em tupi-guarani significa "de onde se avista o mar". Isso porque a vila fica situada na borda da serra do Mar, de onde, em dias claros, pode-se ver boa parte do estuário santista.

A vila foi construída pelos ingleses no século 19 para abrigar os trabalhadores da São Paulo Railway, estrada de ferro que ligava a cidade de Santos a São Paulo e a Jundiaí e, posteriormente, a outras localidades do interior paulista.



Pontos Turísticos



Igreja Bom Jesus de Paranapiacaba: edificada em 1889 para atender aos funcionários católicos da ferrovia, a igreja fica praticamente na entrada da cidade, e do lado de fora tem-se uma vista bonita da parte baixa da cidade e da estação ferroviária

Castelinho: casa construída em 1897 para ser moradia do engenheiro chefe da ferrovia, é a maior casa da vila, construída em um local alto, praticamente de todas as ruas da vila é possível ver esta linda casa no alto de um morro. Hoje em dia o local é um museu ferroviário.

Clube União Lyra Serrano: é onde ocorrem vários eventos culturais da cidade inclusive no Festival de Inverno, quando há a apresentação de diversos gêneros musicais. Foi uma das ultimas construções inglesas da vila, construída por volta de 1938.

alesp