Sindicalistas falam de novos desafios da CUT em sessão solene


27/08/2003 15:47

Compartilhar:

Sessão Solene comemora os 20 anos da Central Única dos Trabalhadores (CUT)<a style='float:right;color:#ccc' href='https://www3.al.sp.gov.br/repositorio/noticia/hist/hamcut27ago.jpg' target=_blank><i class='bi bi-zoom-in'></i> Clique para ver a imagem </a>

Da assessoria do deputado Hamilton Pereira

Durante a Sessão Solene realizada no dia 25/8, na Assembléia Legislativa de São Paulo, em comemoração pelos 20 anos da Central Única dos Trabalhadores (CUT), dirigentes sindicais falaram dos novos desafios da Central. De iniciativa do deputado Hamilton Pereira (PT), a sessão contou com a presença de representantes de diversos sindicatos, entre eles o Sindicato dos Metalúrgicos de Sorocaba e Região e o Sindicato dos Trabalhadores da Construção Civil de Salto.

Hamilton Pereira abriu a sessão lembrando da importância de se comemorar os 20 anos da CUT. "É muito importante que comemoremos os 20 anos desta Central que veio para contestar a estrutura sindical vertical, vigente na era Vargas, retomando o papel autêntico de luta para o qual os sindicatos foram criados inicialmente", afirmou o deputado.

Um dos fundadores da CUT e do Sindicato dos Metalúrgicos de Sorocaba e Região, Wilson Fernandes da Silva, conhecido como Bolinha, falou da necessidade de mudanças na estrutura sindical.

"Nós temos a responsabilidade de não permitir que um governo que tem um companheiro como o Lula, sindicalista como nós, termine seu mandato sem que essa tão sonhada liberdade e autonomia sindical tenha vigência no País", defendeu o sindicalista.

O ex-presidente da CUT São Paulo e atual Secretário de Comunicação da Central, Antônio Carlos Spis, falou do desafio interno de consolidação de representação da CUT. "Hoje representamos 3.533 sindicatos no Brasil, 22 milhões de trabalhadores e trabalhadoras, 7,5 milhões de sindicalizados, estamos em todos os estados do Brasil e no DF", informou. "Porém, ainda temos o desafio de melhor representar o desempregado, os excluídos e os 22 milhões de aposentados e pensionistas, que estão representados somente em algumas categorias", completou.

Luiz Marinho, presidente Nacional da CUT, falou de sua "felicidade" em ter participado do Congresso de fundação da Central em 1983 e agora ser presidente da CUT quando ela completa 20 anos.

Também participaram da solenidade os deputados da bancada do PT, Mário Reali, José Zico Prado, Antônio Mentor, Vanderlei Siraque, Maria Lúcia Prandi, Sebastião Arcanjo, Ana do Carmo, Candido Vacarezza e Sebastião Almeida, além dos vereadores de Sorocaba, Arnô Pereira (PT), e de Salto, Divaldo Garotinho (PT).

hpereira@al.sp.gov.br

alesp