Acervo Artístico
22/08/2003 15:50


Emanuel von Lauenstein Massarani
Carmem Gebaile conseguiu, através de uma longa, atenta e escrupulosa pesquisa, notáveis resultados onde a linguagem se define em preciosos contornos. O emprego tonal das cores encontra justificativa na natural vocação lírica da artista, enquanto que o rigor estrutural corresponde, por sua vez, a uma exigência natural de nosso meio. São esses instrumentos essenciais sobre os quais se baseia sua linguagem.
Partindo do figurativo, não como representação do real, mas como expressão do conteúdo lírico e poético, aportou a uma exaltação da luz, entendida como símbolo, como mensagem, como evocação de um estado de alma. Seu grande mérito é ter conseguido e compreendido, também, a importância de adotar a cor em sentido psicológico.
A evolução de Carmem Gebaile é lógica e coerente, seja na distribuição das cores que lhe dão um elan, seja na organização dos diversos planos ou na repartição dos valores que superam o conteúdo das formas. Sua pintura se destaca do suporte e vai muito além dos limites definidos pelos pequenos retângulos que formam um mosaico geometricamente perfeito.
O discurso dessa pintora evidencia, de modo tangível e com grande plasticidade, um impulso criativo ainda não condicionado pelo progresso tecnológico e pela civilização de consumo, da poluição das fábricas e da jungla de concreto.
A obra "Florada ", oferecida ao Acervo Artístico do Palácio 9 de Julho, é um canto livre e puro, espontâneo e tropical, que nos afasta, mesmo que por instantes, de uma realidade que nos entristece, mas nos transporta a uma paisagem de conto de fadas.
A artista
Carmen Gebaile nasceu em São Paulo em 1954. Cursou Filosofia na Pontifícia Universidade Católica de São Paulo. Desde 1974, trabalha no campo das artes plásticas. Participou do atelier de Norma Donato, trabalhando com várias técnicas e materiais, relativos a madeiras e metais.
Realizou ainda cursos de designer de jóias na Escola Nova, história das artes com a professora Elisabete Leoni Romero, cerâmicas de alta temperatura, no atelier da artista Heloisa Reis, técnicas de Papier Maché em atelier próprio, pintura e escultura no atelier de Artes Plásticas de Giuliana Pedrazza e Carlos Arias e arte contemporânea, sob a orientação de Lúcia Py.
Entre as diversas exposições de que participou, destacam-se: "O Vôo", Espaço Cultural Infraero, Aeroporto de Congonhas, SP; "Mais e menos entre Eros e Tânatos", Museu de Arte Contemporânea de Campinas; "Para onde vamos", Museu de Arte Contemporânea de Campinas; "O Diário como processo de conduta e memória na construção do objeto Contemporâneo", Projeto Itinerante; "Re-cantos", World Fine Arts Gallery, Nova York, Estados Unidos (1997); "Sirva-se: um almoço para Oswald", XXIV Bienal de São Paulo; "A filha do Rei", Galeria Meta 29 Espaço Arte, SP (1998); "A Goela do Dragão" e "Figuras Hilares", Museu de Arte Contemporânea de Campinas (1999); " Vista de uma paisagem ", Galeria Meta 29, SP; "Serpente Dourada", Rarebit Galeria de Arte (2000); "A Arte de Viver com Arte" e "Merca-dor-ias", Rarebit Galeria de Arte; "Os donos dos pés", Salão de Artes Visuais de Vinhedo (2002); "Atos Vistos / Revistos como tempo enunciado", Galerie d`Art François Mansart, Centre Culturel Brésil-France (2003).
Recebeu várias premiações, entre elas: Museu de Arte Contemporânea de Campinas, Associação Comercial de São Paulo (1997); II e III Concurso Nacional da "Accademia Internazionale D'Arte Moderna", no Brasil, (1990 e 1991); V Prêmio Paleta de Ouro de Artes Plásticas (1989) e Prêmio Vanguarda Brasileira de Artes Plásticas (1988).
Notícias mais lidas
- Deputado participa de missão oficial a Taiwan e busca ampliar cooperação com potência asiática
- Aprovado na Alesp, novo valor do Salário Mínimo Paulista, de R$ 1.804, é sancionado
- Entra em vigor hoje o novo Salário Mínimo Paulista, de R$ 1.804
- Vitória dos pescadores: artigo que restringia acesso ao seguro-defeso é suprimido
- Alesp aprova projeto que garante piso salarial nacional a professores paulistas
- São Vicente: a importância histórica da primeira cidade do Brasil
- Na Alesp, familiares, amigos e colegas de profissão se despedem do ex-delegado Ruy Ferraz Fontes
- Sindicatos da Polícia Civil cobram envio de projeto da nova Lei Orgânica à Alesp
- Greve dos servidores públicos da Saúde no estado pauta 130ª Sessão Ordinária da Alesp; assista
Lista de Deputados
Mesa Diretora
Líderes
Relação de Presidentes
Parlamentares desde 1947
Frentes Parlamentares
Prestação de Contas
Presença em Plenário
Código de Ética
Corregedoria Parlamentar
Perda de Mandato
Veículos do Gabinete
O Trabalho do Deputado
Pesquisa de Proposições
Sobre o Processo Legislativo
Regimento Interno
Questões de Ordem
Processos
Sessões Plenárias
Votações no Plenário
Ordem do Dia
Pauta
Consolidação de Leis
Notificação de Tramitação
Comissões Permanentes
CPIs
Relatórios Anuais
Pesquisa nas Atas das Comissões
O que é uma Comissão
Prêmio Beth Lobo
Prêmio Inezita Barroso
Prêmio Santo Dias
Legislação Estadual
Orçamento
Atos e Decisões
Constituições
Regimento Interno
Coletâneas de Leis
Constituinte Estadual 1988-89
Legislação Eleitoral
Notificação de Alterações