Simpósio discutirá utilização de madeira certificada


20/08/2007 18:01

Compartilhar:

Simpósio Amigos da Amazônia<a style='float:right;color:#ccc' href='https://www3.al.sp.gov.br/repositorio/noticia/03-2008/JOSE AUGUSTO MADEIRA.jpg' target=_blank><i class='bi bi-zoom-in'></i> Clique para ver a imagem </a>

O fomento à utilização de madeira certificada " que é extraída segundo um plano de manejo e respeita os direitos trabalhistas e a identidade das comunidades " será debatido no "Simpósio Amigos da Amazônia", em 31/8, a partir das 8h30 no Auditório Franco Montoro da Assembléia Legislativa.

O evento é promovido pelo deputado José Augusto (PSDB) com o apoio do gabinete do vereador paulistano Gilberto Natalini (PSDB), das ONGs Greenpeace e Amigos da Terra: Amazônia Brasileira, além da Secretaria Estadual do Meio Ambiente e da Secretaria Municipal do Verde e Meio Ambiente da cidade de São Paulo.

"São Paulo consome 30% da madeira do país, deste percentual mais de 70% é retirado da região amazônica, portanto exigir a certificação da madeira é um passo importante para evitar a devastação da floresta e conter o aquecimento global", comentou o deputado José Augusto. O parlamentar é autor do Projeto de Lei 316/2007 que estabelece a restrição na utilização de madeira não certificada.

Uma das metas do simpósio é reunir ativistas, lideranças comunitárias, agentes públicos e parlamentares para aprimorar o projeto e disseminar informações sobre a questão. Entre as pessoas que apresentarão painéis no simpósio estão: Adriana Imparato, coordenadora do programa "Cidades Amigas da Amazônia" do Greenpeace; Roberto Smeraldi, da ONG Amigos da Terra: Amazônia Brasileira; Cláudio Henrique Monteiro, diretor do Instituto Florestal e Silvia Nascimento, procuradora-chefe da Secretaria de Estado do Meio Ambiente.

joseaugusto@al.sp.gov.br

alesp