Curso avalia e estimula participação das mulheres na política



Elas são 51,59% dos eleitores aptos a votar no próximo pleito, mas apenas 21,32% do total de candidatos a prefeituras e câmaras municipais em todo o país. Os números do Tribunal Superior Eleitoral revelam as contradições da participação política feminina no Brasil, exatamente o tema do curso organizado pelo Instituto do Legislativo Paulista em parceria com a Fundação Konrad Adenauer, iniciado nesta terça-feira, 2/9.
"Discutir a participação feminina na política é uma forma de estimular o surgimento de vocações", observou o presidente da Assembléia Legislativa, deputado Vaz de Lima, na abertura do curso. Ele destacou ainda como um dos indicadores da situação atual a dificuldade que os partidos encontram para preencher a cota de 30% que a lei manda destinar a candidatas, na disputa por cargos proporcionais.
Olhar feminino
O fato de algumas pesquisas revelarem que a sociedade confia mais na capacidade de administrar das mulheres não se reflete nas urnas, lembrou Vaz de Lima. Na Assembléia Legislativa, por exemplo, com 94 mandatos, há apenas 11 deputadas. "E o olhar feminino sobre a política é essencial para encontrarmos respostas mais adequadas aos problemas que enfrentamos", concluiu.
A deputada Célia Leão (PSDB) definiu a atividade política como "necessária e salutar, porque política é tudo aquilo em que a sociedade se movimenta". Ela reconheceu que a inserção da mulher nessa área é um processo lento, porque exige mudanças de comportamento, mas alertou: "A política, para a mulher, não é a atividade mais fácil, mas é imprescindível para que tenhamos uma sociedade de justiça".
Coordenadora de projetos da Fundação Konrad Adenauer, Aline Bruno Soares seguiu a mesma linha de raciocínio. "Somos maioria em número, mas minoria política. E sem nos capacitarmos não conseguiremos espaço na área pública", afirmou. Ela apresentou às participantes do curso um resumo histórico das transformações da democracia ao longo do tempo e da inclusão das mulheres nesse processo " um fenômeno recente, indicado, por exemplo, pelo fato de o voto feminino ter sido conquistado, pela primeira vez, apenas em 1893, na Nova Zelândia (direito que as mulheres só ganharam, nos Estados Unidos, em 1920 e no Brasil em 1932).
Troca de experiências
O presidente do ILP, Roberto Eduardo Lamari, destacou a importância da primeira parceria do instituto com a Fundação Konrad Adenauer (KAS, na sigla em alemão), na realização deste curso, com a duração de três dias e que tem como público-alvo mulheres que tenham ou pretendam ter participação política efetiva.
Criada na Alemanha, a Fundação Konrad Adenauer está presente em 68 países " no Brasil, desde 1969 " e tem como principal objetivo o fomento do diálogo entre as nações, com troca de experiências e de conhecimento especializado.
"A participação da mulher na política alemã é um pouco maior do que no Brasil, mas também não é ainda o ideal", disse Henning Suhr, assessor político da KAS. "Mas é um bom sinal o fato de que, na Alemanha, o cargo de primeiro-ministro seja ocupado atualmente por uma mulher, Angela Merkel", ele salientou.
Notícias mais lidas
- Deputado participa de missão oficial a Taiwan e busca ampliar cooperação com potência asiática
- Aprovado na Alesp, novo valor do Salário Mínimo Paulista, de R$ 1.804, é sancionado
- Entra em vigor hoje o novo Salário Mínimo Paulista, de R$ 1.804
- Vitória dos pescadores: artigo que restringia acesso ao seguro-defeso é suprimido
- Alesp aprova projeto que garante piso salarial nacional a professores paulistas
- São Vicente: a importância histórica da primeira cidade do Brasil
- Na Alesp, familiares, amigos e colegas de profissão se despedem do ex-delegado Ruy Ferraz Fontes
- Sindicatos da Polícia Civil cobram envio de projeto da nova Lei Orgânica à Alesp
- Demanda antiga, Lei aprovada na Alesp unificou categoria de policiais penais
Lista de Deputados
Mesa Diretora
Líderes
Relação de Presidentes
Parlamentares desde 1947
Frentes Parlamentares
Prestação de Contas
Presença em Plenário
Código de Ética
Corregedoria Parlamentar
Perda de Mandato
Veículos do Gabinete
O Trabalho do Deputado
Pesquisa de Proposições
Sobre o Processo Legislativo
Regimento Interno
Questões de Ordem
Processos
Sessões Plenárias
Votações no Plenário
Ordem do Dia
Pauta
Consolidação de Leis
Notificação de Tramitação
Comissões Permanentes
CPIs
Relatórios Anuais
Pesquisa nas Atas das Comissões
O que é uma Comissão
Prêmio Beth Lobo
Prêmio Inezita Barroso
Prêmio Santo Dias
Legislação Estadual
Orçamento
Atos e Decisões
Constituições
Regimento Interno
Coletâneas de Leis
Constituinte Estadual 1988-89
Legislação Eleitoral
Notificação de Alterações