CFO fará dez audiências públicas para debater Orçamento 2009

A Comissão de Finanças e Orçamento da Assembléia, presidida pelo deputado Bruno Covas (PSDB), decidiu em reunião extraordinária nesta terça-feira, 21/10, que fará dez audiências públicas, em diversas regiões administrativas do Estado, para debater com a população o Projeto da Lei Orçamentária para 2009. A proposta aprovada foi apresentada pelos deputados Enio Tatto e Mário Reali, ambos do PT. O calendário e quais as cidades que sediarão as reuniões serão definidas por meio do contato entre a comissão e as administrações muncipais até a próxima terça-feira, 28/10. O período provável para a realização das audiências é de 17/11 a 2/12.
O deputado Vitor Sapienza (PPS) enfatizou a necessidade de levar às cidades respostas da Secretaria Estadual do Planejamento às indagações e sugestões feitas por prefeitos, vereadores e membros da sociedade civil durante as audiências para discutir o Orçamento 2008, feitas no ano passado. Bruno Covas disse que, de acordo com informações que colheu junto à secretaria, o material com as respostas preparado pelo órgão está em fase de conclusão.
As audiências públicas para discutir a Lei de Diretrizes Orçamentárias e o Projeto da Lei Orçamentária vêem se realizando desde 2005 pela Comissão de Finanças e Orçamento da Assembléia, nas diversas regiões administrativas e metropolitanas do Estado. Os deputados membros da comissão e uma equipe de técnicos da Casa se deslocam às regiões para colher as propostas e questionamentos feitos pelos munícipes em relação aos dois projetos, antes que o parecer sobre eles seja votado. Desta forma, os deputados podem, por meio de emendas, incorporar algumas dessas propostas aos textos originais, de autoria do Executivo.
Este ano, o calendário eleitoral não permitiu a realização das audiências para discutir o Projeto da Lei de Diretrizes Orçamentárias 2009, normalmente feitas no primeiro semestre do ano, quando a LDO é regimentalmente votada pelo Parlamento paulista.
Projeto do fumo
O deputado Waldir Agnello (PTB) que prepara o relatório com o parecer sobre o Projeto de Lei 577/2008, do Executivo, que proíbe o consumo de cigarros e outros fumígenos em ambientes de uso coletivo, leu trecho do documento em que considera que houve, por parte do governador, desconsideração à legislação vigente a respeito do mesmo assunto. O parlamentar citou a Lei estadual 11.540/03, que proíbe o fumo em repartições públicas, e os deputados Vinícius Camarinha (PSB) e Campos Machado (PTB) como autores de leis correlatas. Na opinião de Agnello, "deveríamos fazer valer as (leis) já existentes". Seu parecer inclui ainda, informou ele, a ressalva de que a punição pela infração à lei seja aplicada ao fumante e não aos estabelecimentos comerciais onde ela for cometida.
Notícias mais lidas
- Deputado participa de missão oficial a Taiwan e busca ampliar cooperação com potência asiática
- Aprovado na Alesp, novo valor do Salário Mínimo Paulista, de R$ 1.804, é sancionado
- Entra em vigor hoje o novo Salário Mínimo Paulista, de R$ 1.804
- Vitória dos pescadores: artigo que restringia acesso ao seguro-defeso é suprimido
- Alesp aprova projeto que garante piso salarial nacional a professores paulistas
- São Vicente: a importância histórica da primeira cidade do Brasil
- Na Alesp, familiares, amigos e colegas de profissão se despedem do ex-delegado Ruy Ferraz Fontes
- Sindicatos da Polícia Civil cobram envio de projeto da nova Lei Orgânica à Alesp
- Demanda antiga, Lei aprovada na Alesp unificou categoria de policiais penais
Lista de Deputados
Mesa Diretora
Líderes
Relação de Presidentes
Parlamentares desde 1947
Frentes Parlamentares
Prestação de Contas
Presença em Plenário
Código de Ética
Corregedoria Parlamentar
Perda de Mandato
Veículos do Gabinete
O Trabalho do Deputado
Pesquisa de Proposições
Sobre o Processo Legislativo
Regimento Interno
Questões de Ordem
Processos
Sessões Plenárias
Votações no Plenário
Ordem do Dia
Pauta
Consolidação de Leis
Notificação de Tramitação
Comissões Permanentes
CPIs
Relatórios Anuais
Pesquisa nas Atas das Comissões
O que é uma Comissão
Prêmio Beth Lobo
Prêmio Inezita Barroso
Prêmio Santo Dias
Legislação Estadual
Orçamento
Atos e Decisões
Constituições
Regimento Interno
Coletâneas de Leis
Constituinte Estadual 1988-89
Legislação Eleitoral
Notificação de Alterações