Conselho de Ética enviará apurações ao Ministério Público





O Conselho de Ética e Decoro Parlamentar da Assembleia Legislativa, presidido pelo deputado Hélio Nishimoto (PSDB), aprovou, em reunião realizada nesta quinta-feira, 27/10, requerimento do deputado Campos Machado (PTB) determinando o encaminhamento ao Ministério Público Estadual de toda a documentação e depoimentos apurados pelo Conselho, bem como do relatório a ser elaborado, e solicitando àquele órgão que, após a conclusão dos procedimentos, os autos sejam remetidos novamente ao Conselho de Ética para serem tomadas as providências cabíveis.
O caráter de urgência em que tramitava o requerimento foi questionado pelos deputados da oposição, que alegaram não ser regimental, e solicitaram o encaminhamento da questão à Procuradoria da Casa. Ainda assim, após amplo debate sobre o tema, a urgência foi aprovada.
O deputado Ênio Tatto, líder da bancada do PT, afirmou que o requerimento de Campos Machado seria uma manobra com o intuito de acabar com o Conselho de Ética, constituído com a finalidade de apurar as declarações à imprensa do deputado Roque Barbiere (PTB) de que haveria a venda de emendas parlamentares por parte de deputados da Casa. Segundo ele, há pouquíssimo material a ser enviado ao Ministério Público, já que os deputados governistas pediram vistas de todos os requerimentos apresentados.
De acordo com o deputado Campos Machado, o envio das apurações ao Ministério Público proporcionaria maior efetividade nas investigações, uma vez que o Conselho de Ética não tem o poder de convocar, processar, indiciar ou prender. "Não estamos encerrando o conselho, mas aguardando as apurações do Ministério Público que tem a competência para isso", declarou.
Após a aprovação do requerimento, os outros itens da pauta foram considerados prejudicados, e não entraram em discussão e votação. Com a abstenção dos deputados do PT, Luiz Claudio Marcolino e Marco Aurélio de Souza, foi aprovada a prorrogação do Conselho por até quinze dias para a confecção e deliberação do relatório. Os deputados petistas alegaram que concordar com a prorrogação dos trabalhos significaria compactuar com o que consideraram ser o "enterro" do Conselho de Ética.
O deputado Olimpio Gomes (PDT) lembrou que o deputado José Bittencourt, relator do Conselho de Ética, solicitou a desfiliação do PDT, e alegou que o fato prejudicaria a proporcionalidade partidária. Os deputados do PT tentaram impedir a votação, mas o deputado José Bittencourt afirmou ser, além de membro do conselho, corregedor substituto e ter, como tal, direito a voto. A presidência do conselho deliberou que não caberia ao conselho a resolução do problema, mas à Mesa da Assembleia.
Os deputados da oposição prometeram constituir uma CPI para apurar as denúncias e afirmaram que em poucos dias conseguirão as assinaturas que faltam. "A Assembleia não pode se omitir e passar toda a responsabilidade ao Ministério Público. Temos que cumprir nossas funções constitucionais", salientou o deputado Edinho Silva (PT).(DA)
Notícias mais lidas
- Deputado participa de missão oficial a Taiwan e busca ampliar cooperação com potência asiática
- Aprovado na Alesp, novo valor do Salário Mínimo Paulista, de R$ 1.804, é sancionado
- Entra em vigor hoje o novo Salário Mínimo Paulista, de R$ 1.804
- Vitória dos pescadores: artigo que restringia acesso ao seguro-defeso é suprimido
- Alesp aprova projeto que garante piso salarial nacional a professores paulistas
- São Vicente: a importância histórica da primeira cidade do Brasil
- Na Alesp, familiares, amigos e colegas de profissão se despedem do ex-delegado Ruy Ferraz Fontes
- Sindicatos da Polícia Civil cobram envio de projeto da nova Lei Orgânica à Alesp
- Demanda antiga, Lei aprovada na Alesp unificou categoria de policiais penais
Lista de Deputados
Mesa Diretora
Líderes
Relação de Presidentes
Parlamentares desde 1947
Frentes Parlamentares
Prestação de Contas
Presença em Plenário
Código de Ética
Corregedoria Parlamentar
Perda de Mandato
Veículos do Gabinete
O Trabalho do Deputado
Pesquisa de Proposições
Sobre o Processo Legislativo
Regimento Interno
Questões de Ordem
Processos
Sessões Plenárias
Votações no Plenário
Ordem do Dia
Pauta
Consolidação de Leis
Notificação de Tramitação
Comissões Permanentes
CPIs
Relatórios Anuais
Pesquisa nas Atas das Comissões
O que é uma Comissão
Prêmio Beth Lobo
Prêmio Inezita Barroso
Prêmio Santo Dias
Legislação Estadual
Orçamento
Atos e Decisões
Constituições
Regimento Interno
Coletâneas de Leis
Constituinte Estadual 1988-89
Legislação Eleitoral
Notificação de Alterações