Inclusão de Guarujá, Bertioga e Cubatão no SIM


10/09/2007 10:56

Compartilhar:

 <a style='float:right;color:#ccc' href='https://www3.al.sp.gov.br/repositorio/noticia/03-2008/HAIFA TRANSP METROPOL A.jpg' target=_blank><i class='bi bi-zoom-in'></i> Clique para ver a imagem </a> Deputada Haifa Madi vistoria estação das barcas<a style='float:right;color:#ccc' href='https://www3.al.sp.gov.br/repositorio/noticia/03-2008/HAIFA TRANSP METROPOL  B.jpg' target=_blank><i class='bi bi-zoom-in'></i> Clique para ver a imagem </a>

A deputada Haifa Madi (PDT) propôs ao secretário de Estado dos Transportes Metropolitanos José Luiz Portella que os municípios de Guarujá, Bertioga e Cubatão façam parte do Sistema Integrado de Transporte Metropolitano (SIM). O projeto prevê a implantação de um sistema articulado de média capacidade sobre trilhos, estabelecendo a tecnologia Veículos Leves sobre Trilhos (VLT) e Pneus (VLP). A intenção da deputada é interligar esses municípios por meio da travessia de barcas entre Santos e Guarujá.

O assunto foi discutido nesta quinta-feira, 6/9, pelo secretário Portella, a deputada Haifa Madi e o prefeito de Guarujá Farid Madi. Na ocasião, as autoridades vistoriaram a estação das barcas que fazem a travessia entre o distrito de Vicente de Carvalho e Santos.

A proposta de incluir os três municípios no SIM partiu da deputada. De acordo com a parlamentar, o projeto contempla, em princípio, somente os municípios de Santos, São Vicente e Praia Grande. "Atendendo somente essas três cidades, entendo que o projeto é intermunicipal, não metropolitano", disse a deputada.

Portella afirmou que a preocupação do governo do Estado é viabilizar o projeto para toda a Baixada Santista, procurando atender as peculiaridades de cada município, desde Peruíbe pelo eixo ferroviário, Praia Grande, pelo rodoviário e Guarujá, por meio das barcas.

Portella esteve também na Prainha (margem esquerda do porto), em Vicente de Carvalho, analisando a possibilidade de construir um terminal de travessia à margem direita do porto, quase ao lado do terminal de passageiros de navios, no Concais.

De acordo com o secretário, esse novo terminal, mais rápido e de melhor acesso, contemplaria somente pedestres. O prefeito também aventou a possibilidade de, em médio prazo, fazer a travessia de carros por esse mesmo local.

hmadi@al.sp.gov.br

alesp