Falta de planejamento urbano afeta o direito de ir e vir
29/11/2011 20:54


Nesta terça-feira, 29/11, foi lançada a Frente Parlamentar pela Acessibilidade e Mobilidade Urbana, que tem como objetivo promover políticas de acessibilidade e mobilidade urbana sustentável, integrada ao desenvolvimento urbano, debater e envolver toda a sociedade paulista nesse movimento. Na abertura, o Hino Nacional Brasileiro foi tocado pelo músico Edson Vinicius Frias de Souza, portador da Síndrome do Pterígio Múltiplo, e, durante todo o evento, a professora de libras da Prefeitura Municipal de Jacareí, Carla Alves, fez a tradução dos discursos.
"No passado, o termo usado para referir-se às pessoas que tinham dificuldade era "inválido", mas isso não é mais aceito. Hoje a sociedade é melhor do que ontem, mas amanhã será melhor do que hoje graças ao trabalho de todos aqui", declarou o coordenador da frente, deputado Marco Aurélio (PT).
Durante sua explanação, o coordenador do setorial de Transportes e Mobilidade Urbana do PT, Evaristo Almeida, elencou alguns problemas que ferem o direito do cidadão de ir e vir na cidade em que mora, por exemplo, a falta de planejamento urbano, de ciclovias, de padronização de calçadas, e de políticas para barateamento das tarifas do transporte público no Estado. "São Paulo tem a terceira tarifa de transportes mais cara do mundo", afirmou. Almeida ainda sugeriu aceleração das obras do Metrô, implantação do bilhete único em todos os municípios do Estado e pagamento das gratuidades para o serviço guiado pela EMTU e Agência Reguladora de Serviços Públicos Delegados de Transporte do Estado (Artesp).
Interesse geral
Como foi reforçado por todos os convidados, a questão da mobilidade urbana interessa a todos e não está restrita aos portadores de deficiência. Segundo a secretária estadual dos Direitos da Pessoa com Deficiência, Linamara Rizzo Battistella, o crescimento no setor automobilístico trouxe garantia de emprego nas indústrias, mas também aumentou o caos urbano com um maior número de carros circulando, com consequências relevantes. "Para cada óbito, temos quatro pessoas com deficiência, sobreviventes de acidentes", disse Battistella.
Endossando o discurso da representante da Secretaria de Direitos Humanos da Presidência da República, Liliane Garcez, o secretário de Administração da Prefeitura de Osasco, Paulo Fiorilo, reiterou a importância da mobilização da sociedade. "Para que possamos ter cidades acessíveis, é preciso vontade política do poder público, mas principalmente uma pressão constante por parte da população", concluiu Fiorilo.
Também estavam presentes no lançamento o presidente da Câmara Municipal de Severínia, Celso da Silva; o representante da Secretaria Estadual de Logística e Transportes, Hermes da Silva; a deputada Célia Leão (PSDB); e os deputados Edinho Silva (PT), José Zico Prado (PT), Hamilton Pereira (PT), Afonso Lobato (PV), Gerson Bittencourt (PT) e Simão Pedro (PT).
Notícias mais lidas
- Deputado participa de missão oficial a Taiwan e busca ampliar cooperação com potência asiática
- Aprovado na Alesp, novo valor do Salário Mínimo Paulista, de R$ 1.804, é sancionado
- Entra em vigor hoje o novo Salário Mínimo Paulista, de R$ 1.804
- Vitória dos pescadores: artigo que restringia acesso ao seguro-defeso é suprimido
- Alesp aprova projeto que garante piso salarial nacional a professores paulistas
- São Vicente: a importância histórica da primeira cidade do Brasil
- Na Alesp, familiares, amigos e colegas de profissão se despedem do ex-delegado Ruy Ferraz Fontes
- Sindicatos da Polícia Civil cobram envio de projeto da nova Lei Orgânica à Alesp
- Greve dos servidores públicos da Saúde no estado pauta 130ª Sessão Ordinária da Alesp; assista
Lista de Deputados
Mesa Diretora
Líderes
Relação de Presidentes
Parlamentares desde 1947
Frentes Parlamentares
Prestação de Contas
Presença em Plenário
Código de Ética
Corregedoria Parlamentar
Perda de Mandato
Veículos do Gabinete
O Trabalho do Deputado
Pesquisa de Proposições
Sobre o Processo Legislativo
Regimento Interno
Questões de Ordem
Processos
Sessões Plenárias
Votações no Plenário
Ordem do Dia
Pauta
Consolidação de Leis
Notificação de Tramitação
Comissões Permanentes
CPIs
Relatórios Anuais
Pesquisa nas Atas das Comissões
O que é uma Comissão
Prêmio Beth Lobo
Prêmio Inezita Barroso
Prêmio Santo Dias
Legislação Estadual
Orçamento
Atos e Decisões
Constituições
Regimento Interno
Coletâneas de Leis
Constituinte Estadual 1988-89
Legislação Eleitoral
Notificação de Alterações