Festival de Pipas de Prudente no calendário de eventos do Estado


03/09/2007 16:48

Compartilhar:

Premiação do Festival de Pipas Raul Albieri<a style='float:right;color:#ccc' href='https://www3.al.sp.gov.br/repositorio/noticia/03-2008/ED THOMAS PIPAS.jpg' target=_blank><i class='bi bi-zoom-in'></i> Clique para ver a imagem </a>

Um dos mais tradicionais eventos de lazer do oeste paulista é o Festival de Pipas Raul Albieri, cuja 22ª edição foi realizada neste domingo, 2/ 9, na praça de futebol e atletismo do Centro Olímpico, no Parque do Povo. O deputado estadual Ed Thomas (PMDB) esteve presente ao festival e se comprometeu com os diretores do jornal O Imparcial e idealizadores do evento, Deodado da Silva e Mário Peretti, a solicitar da Secretaria de Esportes e Turismo que registre o festival no calendário oficial de eventos do Estado de São Paulo.

Para o deputado, a longevidade, a grande participação com expressivo envolvimento de famílias (pais e filhos) e a excelente organização são justificativas para que o festival esteja no calendário. A competição motiva confecções de pipas bonitas e até curiosas, com premiação nas categorias criativa, temática, maior e destaque especial. Este ano, o tema foi o aniversário de Presidente Prudente, que no dia 14 de setembro completa 90 anos. Formado por convidados da organização e com conhecimento de artes, um júri define os premiados.

O evento leva o nome de Raul Albieri, que durante os cinco primeiros anos foi participante ativo, como um dos mais idosos, com mais de 60 anos de idade. Albieri era proprietário de uma das mais tradicionais oficinas de Presidente Prudente. "Conversei com o filho dele no domingo, João Carlos, e com muitos participantes, todos entusiasmados com o festival, especialmente pelo envolvimento de famílias num dia de congraçamento", disse Ed Thomas, que participou da cerimônia de premiação a convite de Silva e Peretti.

O jornal O Imparcial tem como parceiros na realização do festival as secretarias municipais de Esportes e da Cultura e a Faculdade de Ciência e Tecnologia (campus da Unesp em Presidente Prudente). Apóiam o evento a Sabesp, que oferece água em saquinhos aos participantes, e a Polícia Militar, que garante a segurança, inclusive impedindo o uso de cerol. Este ano, a atração paralela foi a pintura de um painel pelo grupo de grafiteiros da cidade.

edthomas@al.sp.gov.br

alesp