Debate sobre aquecimento global lota Franco Montoro


06/06/2007 19:10

Compartilhar:

Debate sobre aquecimento global <a style='float:right;color:#ccc' href='https://www3.al.sp.gov.br/repositorio/noticia/03-2008/CARAMEZ AQUECE GLOBAL B.jpg' target=_blank><i class='bi bi-zoom-in'></i> Clique para ver a imagem </a> Evenco lotou as dependências do Auditório Franco Montoro<a style='float:right;color:#ccc' href='https://www3.al.sp.gov.br/repositorio/noticia/03-2008/CARAMEZ AQUECE GLOBAL A.jpg' target=_blank><i class='bi bi-zoom-in'></i> Clique para ver a imagem </a>

Um concorrido debate sobre aquecimento global lotou as dependências do Auditório Franco Montoro, no dia Mundial do Meio Ambiente. O evento, coordenado pelo deputado João Caramez (PSDB), aconteceu na tarde desta terça-feira, 5/6, e reuniu professores, diretores de escolas, dirigentes regionais de ensino, alunos do ensino médio e ambientalistas.

Participaram do debate, o advogado ambientalista Antonio Fernando Pinheiro Pedro; Roberto Peixoto, pró-reitor do Instituto Mauá de Tecnologia; Neli Aparecida de Melo, coordenadora do Curso de Gestão Ambiental; Júlio Toscalino Neto, diretor da Revista Meio Ambiente Industrial e Romildo de Pinho Campelo, diretor da Associação do Verde e Proteção do Meio Ambiente (Avepema).

Antes do debate, foi exibido o documentário Uma Verdade Inconveniente, produzido pelo ex-presidente dos Estados Unidos, Al Gore, que mostrou como e por quais motivos o planeta pode enfrentar uma catástrofe climática nas próximas décadas. O vídeo de aproximadamente uma hora e meia foi muito bem recebido pelos presentes. "Um documentário impressionante, que realmente nos faz pensar sobre o que estamos fazendo com esse nosso planeta magnífico", disse o vereador de Itapevi, Norival Druzian (PSDB), que participou do evento.

O deputado Caramez, em seu discurso de abertura, elogiou a presença maciça de educadores. "Isso realmente é muito importante, pois, são vocês os grandes responsáveis pela disseminação do conhecimento".

Segundo o deputado, nunca o tema aquecimento global foi tão discutido como agora, tanto pela mídia, como pelos governantes e principalmente pela sociedade em geral. "Chegou a hora de prestarmos contas à natureza. Precisamos formar verdadeiros cidadãos planetários, por meio de ações efetivas nas escolas, palestras, enfim, necessitamos de toda informação necessária a fim de conscientizarmos todos", afirmou Caramez.

Após a transmissão do documentário, os debatedores fizeram diversas observações sobre o assunto e abriram o tema para discussão. Entre as perguntas feitas pela platéia, a maioria era sobre as ações práticas do que poderia ser feito para reduzir as causas do aquecimento.

"Os estudos já foram feitos, as soluções já foram apontadas. O que estamos esperando para começar a agir?", questionou a professora Neli. Segundo ela, a única coisa que falta é que cada um faça sua parte, "além da ação voluntária, é preciso o empenho de todos para reverter o problema".

alesp