Seminário esclarece população sobre a epilepsia


Associação Brasileira de Epilepsia (ABE) promoveu nesta segunda-feira, 10/9, seminário com objetivo de conscientizar a sociedade sobre os cuidados necessários para combater e conter as crises epilépticas. O evento é parte da programação em comemoração ao Dia Latino-Americano de Epilepsia, celebrado em 9 de Setembro.
Laura Ferreira Guilhoto, presidente da ABE, e outros especialistas em saúde esclareceram as dúvidas do público presente, formado de pessoas com o distúrbio, familiares e interessados.
Conhecida popularmente como desmaios, acessos ou ataques, a epilepsia pode ser confundida com distúrbios do sono, refluxo gastroesofágico ou perda de fôlego. "Através do eletroencefalograma, um exame simples e indolor, pode-se diagnosticar a diferença entre uma e outra doença", declarou Laura Ferreira.
Ela explica que a epilepsia é uma descarga elétrica ocorrida no cérebro e, de forma geral, não é hereditária. A maior parte dos casos é congênita, mas o distúrbio pode surgir no decorrer da vida. "Toda célula tem atividade elétrica, e em nosso cérebro existem 100 bilhões de neurônios com um potencial enorme de conexões", destaca a médica.
Outra abordagem foi levantada pela médica Elza Márcia Yacubian, da Universidade Federal de São Paulo (Unifesp). Ela chamou a atenção para o preconceito em torno da epilepsia e disse que a maior incidência dos casos está nos países subdesenvolvidos. Na opinião da médica, a educação e o conhecimento são algumas das formas de se combater essa visão errada.
Quanto ao tratamento, ela ressalta que participação da família é de fundamental importância. Segundo a médica, em determinados casos, o paciente pode apresentar avanços no quadro clínico pela simples mudança nos hábitos cotidianos. "Cortar radicalmente o álcool e ter uma boa noite de sono podem resultar em significativas melhoras", afirma a Elza Yacubian.
O uso de medicamentos e a cirurgia também são eficazes na redução parcial ou total das crises, mas um alerta recai sobre a cirurgia. "Há de se pesar os perigos e os benefícios advindos dessa decisão, pois haverá sempre o fator risco", aconselha a médica.
Ricardo Centeno é neurocirurgião da Unifesp, uma das entidades credenciadas pelo Ministério da Saúde para realizar a cirurgia de epilepsia. Ele informou que, com os recursos do governo federal, uma média de 600 pessoas são operadas a cada ano pelo SUS. Mas, em contrapartida, outros 4.500 casos de epilepsia surgem no mesmo período. Segundo o especialista, estudos apontam que 1,5% da população brasileira desenvolve a doença, algo em torno de 2.250 milhões de pessoas. "Desse total, apenas 200 mil são bons candidatos à cirurgia", ressaltou o neurocirurgião.
O seminário da Associação Brasileira de Epilepsia ocorreu no auditório Franco Montoro da Assembléia Legislativa por solicitação do deputado Bruno Covas (PSDB).
Notícias mais lidas
- Deputado participa de missão oficial a Taiwan e busca ampliar cooperação com potência asiática
- Aprovado na Alesp, novo valor do Salário Mínimo Paulista, de R$ 1.804, é sancionado
- Entra em vigor hoje o novo Salário Mínimo Paulista, de R$ 1.804
- Vitória dos pescadores: artigo que restringia acesso ao seguro-defeso é suprimido
- Alesp aprova projeto que garante piso salarial nacional a professores paulistas
- São Vicente: a importância histórica da primeira cidade do Brasil
- Na Alesp, familiares, amigos e colegas de profissão se despedem do ex-delegado Ruy Ferraz Fontes
- Sindicatos da Polícia Civil cobram envio de projeto da nova Lei Orgânica à Alesp
- Greve dos servidores públicos da Saúde no estado pauta 130ª Sessão Ordinária da Alesp; assista
Lista de Deputados
Mesa Diretora
Líderes
Relação de Presidentes
Parlamentares desde 1947
Frentes Parlamentares
Prestação de Contas
Presença em Plenário
Código de Ética
Corregedoria Parlamentar
Perda de Mandato
Veículos do Gabinete
O Trabalho do Deputado
Pesquisa de Proposições
Sobre o Processo Legislativo
Regimento Interno
Questões de Ordem
Processos
Sessões Plenárias
Votações no Plenário
Ordem do Dia
Pauta
Consolidação de Leis
Notificação de Tramitação
Comissões Permanentes
CPIs
Relatórios Anuais
Pesquisa nas Atas das Comissões
O que é uma Comissão
Prêmio Beth Lobo
Prêmio Inezita Barroso
Prêmio Santo Dias
Legislação Estadual
Orçamento
Atos e Decisões
Constituições
Regimento Interno
Coletâneas de Leis
Constituinte Estadual 1988-89
Legislação Eleitoral
Notificação de Alterações