Helena Donzeli sintetiza expressões e sentimentos em seus painéis escultóricos


A obra artística de Helena Donzeli encontra sua razão de ser à medida que nos aprofundamos na análise dessas singulares estruturas, a meio caminho entre pintura e escultura, colocadas numa vastíssima área das mais atualizadas técnicas dos últimos vinte anos.
A artista cria suas obras com naturalidade e instinto, fazendo-se intérprete dos impulsos e da problemática da sociedade moderna, sentidos através de suas experiências de vida, sem seguir modismos ou específicas correntes artísticas.
Em suas obras estão presentes todos os cânones da arte contemporânea, mas o elemento inovador consiste na natural integração entre pintura e relevo escultóreo, que advém de misteriosas associações dinamizadas pela presença de seqüências escultóricas e da modulação de efeitos cromáticos sob um rico tecido figurativo.
Aliás, sua linha figurativa é capaz de síntese. Os seus vazios, traços e entalhes, que enriquecem a chapa de aço, apresentam um método que desenvolve, com os meios utilizados, um discurso coerente e tendente a aprofundar a visão.
Consciente da herança da vanguarda, a escultura de Helena Donzeli não se desenvolve em módulo exclusivamente ortodoxo, prova disso são os painéis que cria paralelamente às suas esculturas figurativas. Eles constituem a síntese de expressões e de sentimentos. Os materiais usados possuem uma particular vibração, que vai além dos significados dos estímulos visuais.
Na obra Espelho do Mar, doada ao Museu de Arte do Parlamento de São Paulo, a escultora demonstra estar empenhada em sentir as coisas na sua realidade natural e através de sua intuição pessoal alcança uma linguagem essencial.
A artista
Helena Polon Donzeli nasceu em Ribeirão Preto, São Paulo, em 1946. Formou-se em Artes Plásticas pela PUC, em 1977. Freqüentou ateliers de pintura a óleo, aquarela e pintura em cerâmica.
Realizou cursos de especialização de escultura em argila, bronze e pedra sabão; objetos e escultura em vidro; talho em mármore em Lisboa, Portugal; de sistematização da Imagem Tridimensional e Arte Conceitual (Instalação), usando materiais como: ferro, bronze, cerâmica, vidro etc.
Participou de diversas exposições individuais e coletivas, destacando-se, entre elas: Senac (1978); Salão de Arte Contemporânea de Ribeirão Preto, SP (1987); Galeria do Atelier Giglio, Campinas, SP (1988); Salão Artistas pela Paz, Mogi-Guaçu, SP; Salão Cultural de Limeira, SP, e "Artistas pela Paz", Museu de Arte Contemporânea, Campinas, SP (1991); Sociedade Hípica de Campinas; Atelier do Artista, Campinas, SP; Galeria Trípoli (1993); VII Salão de Artes Plásticas, Mogi Mirim, SP (1994 e 2003); III Sudicon, Salão de Arte Contemporânea, Campinas, SP; Tênis Clube de Campinas (1994); Centro de Convivência Cultural, Presépios 95, Campinas, SP; Salão Francisco Cimino, Arte Contemporânea, Amparo, SP (1995 e 2003); Espaço Cultural Caixa Econômica Federal, Campinas, SP (1995); "Formas e Linguagem", Galeria Engenho Cultural, Piracicaba, SP; Centro Cultural Municipal, Araras, SP; Mostra Internacional de Arte Postal, Sesc, Bertioga, SP (1997); Bienal Internacional de Prestígio, The Best, Lisboa, Portugal; "Coletiva de Pintura e Escultura", Galeria Pirâmide, Lisboa, Portugal; "Instintiva", Teatro Municipal de São João da Boa Vista, SP; Galeria Coelho Mendes em Itu, SP; "Galeria Arte e Oficina", Setúbal, Portugal (1998); Galeria Solar do Rosário, Curitiba, PR; "Determinação - Teu nome é mulher", Dia Internacional da Mulher, Galeria Shopping, Campinas, SP (1999); "Formas Indeléveis", Galeria da EMERJ, Rio de Janeiro (2000); Semana da Arte Anglo, Valinhos, SP; IV Semana Fernando Furlanetto, São João da Boa Vista, SP (2001); Salão de Artes da Primavera de Itu, SP (2002); Sindicon Art, Campinas, SP (2003); "Dia Internacional da Mulher", Espaço Cultural V Centenário da Assembléia Legislativa de São Paulo (2004).
Recebeu numerosos prêmios, medalhas de ouro, prata e bronze e, em 2002, foi homenageada com a medalha Carlos Gomes, instituída pela Câmara Municipal de Campinas, SP. Possui vários trabalhos em coleções particulares no Estados Unidos, Suíça e Portugal e no Museu de Arte do Parlamento de São Paulo.
Notícias mais lidas
- Deputado participa de missão oficial a Taiwan e busca ampliar cooperação com potência asiática
- Aprovado na Alesp, novo valor do Salário Mínimo Paulista, de R$ 1.804, é sancionado
- Entra em vigor hoje o novo Salário Mínimo Paulista, de R$ 1.804
- Vitória dos pescadores: artigo que restringia acesso ao seguro-defeso é suprimido
- Alesp aprova projeto que garante piso salarial nacional a professores paulistas
- São Vicente: a importância histórica da primeira cidade do Brasil
- Na Alesp, familiares, amigos e colegas de profissão se despedem do ex-delegado Ruy Ferraz Fontes
- Sindicatos da Polícia Civil cobram envio de projeto da nova Lei Orgânica à Alesp
- Demanda antiga, Lei aprovada na Alesp unificou categoria de policiais penais
Lista de Deputados
Mesa Diretora
Líderes
Relação de Presidentes
Parlamentares desde 1947
Frentes Parlamentares
Prestação de Contas
Presença em Plenário
Código de Ética
Corregedoria Parlamentar
Perda de Mandato
Veículos do Gabinete
O Trabalho do Deputado
Pesquisa de Proposições
Sobre o Processo Legislativo
Regimento Interno
Questões de Ordem
Processos
Sessões Plenárias
Votações no Plenário
Ordem do Dia
Pauta
Consolidação de Leis
Notificação de Tramitação
Comissões Permanentes
CPIs
Relatórios Anuais
Pesquisa nas Atas das Comissões
O que é uma Comissão
Prêmio Beth Lobo
Prêmio Inezita Barroso
Prêmio Santo Dias
Legislação Estadual
Orçamento
Atos e Decisões
Constituições
Regimento Interno
Coletâneas de Leis
Constituinte Estadual 1988-89
Legislação Eleitoral
Notificação de Alterações