Evento, promovido pelo Grupo Arte Contra a Barbárie, foi mediado por José Renato Pécora, fundador do Teatro de Arena



Artistas, intelectuais, representantes de movimentos culturais e parlamentares, entre eles os deputados federais Aldo Rebelo (PCdoB-SP), presidente da Câmara dos Deputados, e Arlindo Chinaglia (PT-SP), líder do governo na Câmara participaram nesta sexta-feira, na Assembléia Legislativa, de audiência pública em defesa da implantação de políticas públicas de Estado para Cultura.
Inconformados com o sucateamento da cultura e da educação do país, artistas de todos os segmentos, em especial do teatro, "liderados" por José Renato Pécora, fundador do Teatro de Arena, se reuniram nesta sexta-feira, 25/11, no Auditório Franco Montoro da Assembléia Legislativa para cobrar do poder público medidas urgentes e democráticas que beneficiem a cultura nacional.
Como toda atividade cultural, a audiência contou com um fator surpresa: o Grupo de Teatro União e Olho Vivo executou o Hino Nacional em ritmo de samba, o que envolveu a todos, em especial o teatrólogo José Celso Martinez Corrêa, que sambou e puxou um cordão entre o público.
O deputado Vicente Cândido (PT) falou sobre o projeto de lei do Executivo que trata da criação do Fundo Estadual da Cultura " o parlamentar foi autor de projeto semelhante, que foi amplamente debatido e defendido pela classe artística no início deste ano. Na opinião do deputado o projeto do Executivo precisa ser reformulado, "mas estamos abertos a negociações", disse.
Embora otimista, Cândido lembrou que é difícil aumentar o orçamento da Cultura. "Este sempre foi de zero vírgula alguma coisa, mas esperamos que na próxima quinta-feira, 1º de dezembro, pontos polêmicos do projeto possam ser resolvidos durante audiência com representantes do governo estadual."
Carta ao presidente
O movimento Arte Contra a Barbárie escreveu uma carta ao presidente Luiz Inácio Lula da Silva, com cópia aos Ministérios da Cultura, da Casa Civil, do Planejamento e da Fazenda, além dos parlamentares em geral, lembrando que a eleição de Lula "significou esperança e sonhos para a maioria dos brasileiros". O carta diz ainda:
"... valores e conceitos nada objetivos, "científicos", pragmáticos. No entanto, fundamentais para nossos corações e mentes... como depositários e formuladores do mundo imaginário, fincamos nossos pés na realidade e mais uma vez avisamos: a arte, a cultura, os valores de uma população posta num determinado território, num determinado tempo, não cabem dentro da camisa-de-força da forma-mercadoria.
O fomento à arte, à cultura e ao acesso à criação é um dos motivos " e não o menor " da existência do Estado e dos governos. Os senhores do mercado e seus sacerdotes na economia ainda não revogaram a Constituição, as noções básicas da República e da tal democracia.
É pouco o tempo que nos resta, senhor presidente. E é muito pouco o que a cultura precisa de seu governo. Felizmente, com muito pouco e em pouco tempo, vossa excelência poderá inscrever outras ações na história da arte e da cultura no Brasil..."
O movimento pede o repasse dos recursos totais do Fundo Nacional da Cultura conforme estabelece a lei; a aplicação exclusiva dos recursos do Fundo via editais democraticamente elaborados; o apoio à criação de programas públicos de cultura estabelecidos em lei, com orçamentos e regras próprias; e a proposição imediata do programa "Prêmio Teatro Brasileiro".
Opinião de Brasília
"Devo e posso ajudar a encaminhar essas reivindicações ao presidente. Minha idéia com relação à cultura é a de que ela é importante não apenas por sua expressão singular, mas para a sobrevivência das civilizações. O Brasil precisa apoiar e estimular a ampliação e o fortalecimento das manifestações culturais do país para que tenhamos sentido de permanência", disse o presidente da Câmara dos Deputados, Aldo Rebelo.
Segundo Rebelo, ao escolher Gilberto Gil para ser ministro da Cultura, o presidente Lula procurou valorizar a expressão no Brasil. "Em toda a sua história, a pasta da Cultura sempre ficou com a menor dotação orçamentária, mas disse ao ministro Gilberto Gil que uma ampla relação com o Congresso pode modificar esse quadro".
Arlindo Chinaglia, líder do governo na Câmara, informou que a ministra da Casa Civil, Dilma Roussef, o autorizou a dizer que "o pleito genérico de verbas para a cultura tem espaço no governo federal". Mas, para Chinaglia, isso não pode criar a ilusão de que o desejo de maior dotação orçamentária será realizado com facilidade. Ele confessou que sempre teve medo de falar mal da Lei de Incentivo à Cultura - tão criticada pela classe artística, pelo incentivo utópico, já que as empresas visam somente o próprio benefício -, "mas, ideologicamente sou radicalmente contra o incentivo de alguns poucos por considerar que isso impede a geração de mais recursos para a política pública". O deputado lembrou ainda que a dimensão de valores tem que ser traduzida em ações e propostas.
Personalidade como Cesar Vieira, fundador do Teatro União e Olho Vivo, Luiz Carlos Moreira, do Movimento Arte Contra a Barbárie, Giorgete Fadel, diretora de teatro, o secretário de Cultura de Osasco, Roque Aparecido, e os deputados estaduais Ana Martins, Nivaldo Santana, ambos do PCdoB, e Mário Reali (PT) manifestaram apoio à luta da classe artística.
"Nos meus 55 anos de teatro, espero ainda ouvir que o Ministério da Cultura terá 2% da verba orçamentária", encerrou José Renato Pécora.
Notícias mais lidas
- Deputado participa de missão oficial a Taiwan e busca ampliar cooperação com potência asiática
- Aprovado na Alesp, novo valor do Salário Mínimo Paulista, de R$ 1.804, é sancionado
- Entra em vigor hoje o novo Salário Mínimo Paulista, de R$ 1.804
- Vitória dos pescadores: artigo que restringia acesso ao seguro-defeso é suprimido
- Alesp aprova projeto que garante piso salarial nacional a professores paulistas
- São Vicente: a importância histórica da primeira cidade do Brasil
- Na Alesp, familiares, amigos e colegas de profissão se despedem do ex-delegado Ruy Ferraz Fontes
- Sindicatos da Polícia Civil cobram envio de projeto da nova Lei Orgânica à Alesp
- Greve dos servidores públicos da Saúde no estado pauta 130ª Sessão Ordinária da Alesp; assista
Lista de Deputados
Mesa Diretora
Líderes
Relação de Presidentes
Parlamentares desde 1947
Frentes Parlamentares
Prestação de Contas
Presença em Plenário
Código de Ética
Corregedoria Parlamentar
Perda de Mandato
Veículos do Gabinete
O Trabalho do Deputado
Pesquisa de Proposições
Sobre o Processo Legislativo
Regimento Interno
Questões de Ordem
Processos
Sessões Plenárias
Votações no Plenário
Ordem do Dia
Pauta
Consolidação de Leis
Notificação de Tramitação
Comissões Permanentes
CPIs
Relatórios Anuais
Pesquisa nas Atas das Comissões
O que é uma Comissão
Prêmio Beth Lobo
Prêmio Inezita Barroso
Prêmio Santo Dias
Legislação Estadual
Orçamento
Atos e Decisões
Constituições
Regimento Interno
Coletâneas de Leis
Constituinte Estadual 1988-89
Legislação Eleitoral
Notificação de Alterações