Igrejas verdes

Responsabilidade Ambiental dentro das igrejas
É cada vez mais comum se ouvir falar em cidades ecológicas, conscientização ambiental, preservação da natureza, e agora de Igrejas Verdes. O mundo tem enfrentado momentos caóticos e, por não ter cuidado do patrimônio que Deus deixou, o ser humano passou a ver as conseqüências de frente: catástrofes, tragédias, aquecimento global, efeito estufa, tesouros naturais destruídos, poluição, desmatamento e a extinção de inúmeros animais que nossos filhos só poderão conhecer pelas fotos.
Talvez seja tarde demais para algumas perdas que foram definitivas, mas ainda é tempo de salvar muitas coisas, de organizar o que ainda temos, de valorizar o planeta e de respeitar a natureza que clama por cuidados especiais.
São muitas as bandeiras erguidas por Ong´s (Organizações Não Governamentais), associações, ações políticas, leis e projetos que criam programas como o da reciclagem, que vem ganhando um número significativo de novos adeptos.
Diante desse quadro, as igrejas evangélicas também se moveram e abriram espaço para a conscientização ecológica, dando origem às Igrejas Verdes. Mas o que significa "ser verde"? É vestir a natureza na própria alma, é lutar para preservar o nosso verde através de atitudes inteligentes, tais como aderir ao programa de reciclar materiais, instalando os containers dentro do espaço físico das igrejas, economizando água e energia, preferindo fornecedores com responsabilidade ambiental na hora da compra, divulgando mais as notícias sobre meio ambiente em quadros de aviso, entre muitas outras iniciativas.
Estou aguardando a aprovação do Projeto de Lei que cria o Programa de Reutilização da Água da Chuva, com o objetivo de utilizar águas pluviais em edificações urbanas. As vantagens desse programa são várias, mas as principais são estas: economia de água, sendo menor o consumo, a conta no final do mês também será mais acessível ao bolso do cidadão, podemos evitar problemas com racionamento, amenizar os efeitos da impermeabilização do solo, como alagamentos e inundações.
Outra iniciativa inteligente que entra na organização das Igrejas Verdes é a captação da energia solar, que é capaz de prover abastecimento em tempo integral, dia e noite, seja no verão ou no inverno. O sistema é independente da rede elétrica e não faz uso de nenhuma fonte poluente para seu abastecimento. Como fonte primária de energia, o sistema utiliza células fotovoltaicas para captação da energia solar. A busca de sistemas alternativos de energia vem crescendo bastante nos últimos anos, devido ao aumento do consumo e da dependência mundial sobre a geração de energia através de fontes não renováveis.
Eu acredito que, com todas essas soluções, as Igrejas Verdes farão uma grande diferença entrando para essa luta em favor da natureza e estou certo de que em breve poderemos ver grandes resultados, afinal, estamos diante de um cenário de união e cooperatividade por uma causa nobre. Que Deus abençoe a todos!
*José Bittencourt é deputado estadual
Notícias mais lidas
- Deputado participa de missão oficial a Taiwan e busca ampliar cooperação com potência asiática
- Aprovado na Alesp, novo valor do Salário Mínimo Paulista, de R$ 1.804, é sancionado
- Entra em vigor hoje o novo Salário Mínimo Paulista, de R$ 1.804
- Vitória dos pescadores: artigo que restringia acesso ao seguro-defeso é suprimido
- Alesp aprova projeto que garante piso salarial nacional a professores paulistas
- São Vicente: a importância histórica da primeira cidade do Brasil
- Na Alesp, familiares, amigos e colegas de profissão se despedem do ex-delegado Ruy Ferraz Fontes
- Sindicatos da Polícia Civil cobram envio de projeto da nova Lei Orgânica à Alesp
- Demanda antiga, Lei aprovada na Alesp unificou categoria de policiais penais
Lista de Deputados
Mesa Diretora
Líderes
Relação de Presidentes
Parlamentares desde 1947
Frentes Parlamentares
Prestação de Contas
Presença em Plenário
Código de Ética
Corregedoria Parlamentar
Perda de Mandato
Veículos do Gabinete
O Trabalho do Deputado
Pesquisa de Proposições
Sobre o Processo Legislativo
Regimento Interno
Questões de Ordem
Processos
Sessões Plenárias
Votações no Plenário
Ordem do Dia
Pauta
Consolidação de Leis
Notificação de Tramitação
Comissões Permanentes
CPIs
Relatórios Anuais
Pesquisa nas Atas das Comissões
O que é uma Comissão
Prêmio Beth Lobo
Prêmio Inezita Barroso
Prêmio Santo Dias
Legislação Estadual
Orçamento
Atos e Decisões
Constituições
Regimento Interno
Coletâneas de Leis
Constituinte Estadual 1988-89
Legislação Eleitoral
Notificação de Alterações