Assembléia terá plano diretor de certificação digital

A assinatura de protocolo de intenções entre a Assembléia Legislativa e a Câmara Brasileira do Comércio Eletrônico (Camara-e.net) para desenvolvimento no Legislativo paulista de um processo de certificação digital reuniu na tarde desta terça-feira, 1º/8, no Palácio 9 de julho, autoridades, parlamentares e especialistas. Estiveram presentes ao ato o presidente da Casa, Rodrigo Garcia, o 2º secretário, Geraldo Vinholi, e o presidente da Camara-e.net, Manoel Matos.
Iniciativa inédita
Durante a cerimônia, os representantes das instituições signatárias enfatizaram o pioneirismo do Legislativo paulista no campo da certificação digital ao assinar o documento, que prevê a criação de um plano diretor de certificação digital para a Alesp objetivando o rápido atendimento das novas demandas geradas na sociedade pelo avanço tecnológico. Numa referência ao cumprimento dos deveres constitucionais do Legislativo como corpo de representantes eleitos pela população do Estado, o presidente Rodrigo Garcia disse que "a certificação digital que será estabelecida traduz dentro da Assembléia o que se pensa fora dela".
A intenção da Mesa Diretora ao assinar a parceria é, segundo Rodrigo Garcia, antecipar-se ao futuro para o qual caminha a sociedade. A possibilidade de uma eleição totalmente eletrônica e segura foi destacada por ele como parte dos avanços a serem alcançados pela era digital, muito embora tenha enfatizado que a presença dos eleitores no momento da votação ainda é fundamental.
Qualidade e segurança
Na abertura da cerimônia de assinatura do protocolo, o diretor do Departamento de Informática e Desenvolvimento Organizacional da Assembléia, Celso Matsuda, esclareceu que o documento havia resultado das diretrizes adotadas pela Mesa Diretora da Alesp para promoção da melhor qualidade dos serviços prestados à comunidade paulista pela instituição. "Através da assinatura desse documento, a Mesa Diretora estabelece convênio de cooperação técnica com a Camara-e.net para o desenvolvimento de um sistema de troca de informações em tempo real, com a segurança técnica e a validade jurídica necessárias. E contribui para a conscientização da importância desse sistema na desburocratização do Estado paulista", disse.
Plano Diretor de Certificação Digital
A criação de um plano específico a ser implantado pela Assembléia para uso da certificação digital integra o documento de parceria assinado entre as duas instituições. Um comitê diretor criado para esse fim definirá a visão legislativa estratégica para o uso da certificação no intuito de preparar o Estado com a infra-estrutura adequada ao desenvolvimento da utilização da internet com a garantia das normas legais pertinentes. A Camara-e.net participará da elaboração do plano fornecendo o apoio de sua experiência aos técnicos da Casa incumbidos da tarefa.
Os resultados esperados constituem fundamentalmente dois produtos: a difusão dos conceitos básicos da certificação e o Plano Diretor de Certificação Digital (PDCD) da Alesp, que tem prazo de 90 dias para ser elaborado.
Rede Legislativa
Matsuda destacou ainda a abrangência da elaboração do plano. A agilidade na troca de informações entre os legislativos com acesso à certificação digital pode ser somada à gama de benefícios possíveis. "O PDCD inclui o estudo de um programa para estabelecer a Rede Legislativa. À semelhança do que ocorre em âmbito federal com o Interlegis, a criação dessa rede permitirá a comunicação digital entre todas as câmaras municipais do Estado de São Paulo e a própria Casa", informou.
Inserção na economia mundial
Os benefícios do protocolo para a sociedade foram evidenciados pelo presidente da Camara-e.net, Manoel Matos. "Acreditamos que, hoje, o desenvolvimento das nações passa inegavelmente pelo desenvolvimento da comunicação digital. Para atingir tal objetivo, o Brasil precisa desenvolver mecanismos de competitividade nacional nesse campo", disse ele. E, referindo-se à assinatura do protocolo, acrescentou: "A Assembléia do Estado de São Paulo está mobilizada para contribuir com um corpo legislativo adequado à consecução desse objetivo nacional."
Notícias mais lidas
- Deputado participa de missão oficial a Taiwan e busca ampliar cooperação com potência asiática
- Aprovado na Alesp, novo valor do Salário Mínimo Paulista, de R$ 1.804, é sancionado
- Entra em vigor hoje o novo Salário Mínimo Paulista, de R$ 1.804
- Vitória dos pescadores: artigo que restringia acesso ao seguro-defeso é suprimido
- Alesp aprova projeto que garante piso salarial nacional a professores paulistas
- São Vicente: a importância histórica da primeira cidade do Brasil
- Na Alesp, familiares, amigos e colegas de profissão se despedem do ex-delegado Ruy Ferraz Fontes
- Sindicatos da Polícia Civil cobram envio de projeto da nova Lei Orgânica à Alesp
- Demanda antiga, Lei aprovada na Alesp unificou categoria de policiais penais
Lista de Deputados
Mesa Diretora
Líderes
Relação de Presidentes
Parlamentares desde 1947
Frentes Parlamentares
Prestação de Contas
Presença em Plenário
Código de Ética
Corregedoria Parlamentar
Perda de Mandato
Veículos do Gabinete
O Trabalho do Deputado
Pesquisa de Proposições
Sobre o Processo Legislativo
Regimento Interno
Questões de Ordem
Processos
Sessões Plenárias
Votações no Plenário
Ordem do Dia
Pauta
Consolidação de Leis
Notificação de Tramitação
Comissões Permanentes
CPIs
Relatórios Anuais
Pesquisa nas Atas das Comissões
O que é uma Comissão
Prêmio Beth Lobo
Prêmio Inezita Barroso
Prêmio Santo Dias
Legislação Estadual
Orçamento
Atos e Decisões
Constituições
Regimento Interno
Coletâneas de Leis
Constituinte Estadual 1988-89
Legislação Eleitoral
Notificação de Alterações