Dalila Nascimento modela com habilidade e escreve nas formas símbolos contemporâneos


O fenômeno de existência do produto artístico estimula seu autor a concebê-lo e o público a consumi-lo, convidando-os em momentos separados a cumprir operações diferentes para integrá-lo, tornando-se expressivo para os primeiros e legível para os segundos.
É sintomático constatar que as diversas operações aplicadas à arte, tanto pelo artista quanto pelos receptores, modificam no tempo a dinâmica contínua dos significados, que se revelam e se renovam mediante as mutações culturais do tipo de sociedade que as exprime e as consome.
Dois mil anos antes do teorema de Pitágoras, constatou-se que os construtores de Stonehenge, um monumento megalítico da Idade do Bronze, localizado próximo de Amesbury, na Inglaterra, parece ter sido projetado para permitir a observação de fenômenos astronômicos " solstícios do verão, do inverno, das eclipses e outros.
No segundo milênio da era cristã, quem sabe inconscientemente inspirada na obra dos druidas, Dalila Nascimento construiu uma obra longe de modismos, mas não das correntes da arte contemporânea.
Trata-se de uma obra alimentada de emoções, mas que deixará, sem dúvida, descoberta a unidade de pensamento, através da fidelidade a algumas teses e à continuidade de uma pesquisa obstinada, quase metódica.
A obra O Homem e seus Principais Objetivos, doada ao Museu de Arte do Parlamento de São Paulo, inclui símbolos significativos da contemporaneidade gravados na terracota. Na busca de sua liberdade artística e com a vivacidade da emoção, a escultora modelou com habilidade e escreveu nas formas os próprios traços da descoberta.
A artista
Dalila Nascimento, pseudônimo artístico de Dalila Firmino dos Santos Nascimento, nasceu em São Paulo, em 1954. Mudou-se para Belo Horizonte, onde participou de diversos cursos de desenho, pintura, cerâmica, xilogravura, escultura e aquarela na Fundação Escola Guignard, entre 1986 e 1990, tendo como orientadores Yara Tupinambá, Maria do Carmo Arantes, Cláudia Renault, Volpini, Samella Lewis, Norma P. Bonilha, Sérgio Fingermann e Clara Coelho.
Paralelamente a suas atividades artísticas, deu cursos na Galeria D"Palombino, Osasco, SP (1997/98); Atelier Clara Coelho, São Paulo (1999); Ateliê Oficina de Arte, São Paulo (1999/2000); Atelier Mirela Manzini, São Paulo (2000); e Centro Cultural Vila Mariana, São Paulo (2001).
Participou de inúmeras exposições coletivas em Minas Gerais, Paraná, São Paulo e Distrito Federal e nas seguintes mostras individuais: "A Natureza em Pauta", Fundação Cultural de Uberaba, MG; "A Revolução Monetária e o Brasil", Caixa Econômica Federal de Uberaba, MG; Espaço Cultural do Banco Central, Brasília, DF; "Influência Mineira", Museu Dona Beja, Araxá, MG; "Viva e Deixe Viver", Galeria Van Gogh, Sobradinho, DF; "Ecos da Mãe África", Estação Metrô São Bento, São Paulo; "Refletindo as Origens", Galeria ABRA, Alphavile, SP; "Simplesmente Negro", Imprensa Oficial do Estado, São Paulo; "O Universo de Todos Nós", Galeria Maly Villas-Bôas, São Paulo; "450 Anos de São Paulo", Prodam, São Paulo; Galeria Blue Life, São Paulo.
Recebeu inúmeros prêmios, menções honrosas, medalha de bronze, medalha de prata e medalha de ouro em diversos salões de arte nacionais. Suas obras foram destaque nos anuários Artes Plásticas-Brasil, 1996 e 1997; Livro das Artes, Cofrart, 1998; Anuário de Artes " Paletas, Marco Markovitch, 2000; e Anuário Artes e Artistas, Laserprint-Brasil, 2002.
Notícias mais lidas
- Deputado participa de missão oficial a Taiwan e busca ampliar cooperação com potência asiática
- Aprovado na Alesp, novo valor do Salário Mínimo Paulista, de R$ 1.804, é sancionado
- Entra em vigor hoje o novo Salário Mínimo Paulista, de R$ 1.804
- Vitória dos pescadores: artigo que restringia acesso ao seguro-defeso é suprimido
- Alesp aprova projeto que garante piso salarial nacional a professores paulistas
- São Vicente: a importância histórica da primeira cidade do Brasil
- Na Alesp, familiares, amigos e colegas de profissão se despedem do ex-delegado Ruy Ferraz Fontes
- Sindicatos da Polícia Civil cobram envio de projeto da nova Lei Orgânica à Alesp
- Greve dos servidores públicos da Saúde no estado pauta 130ª Sessão Ordinária da Alesp; assista
Lista de Deputados
Mesa Diretora
Líderes
Relação de Presidentes
Parlamentares desde 1947
Frentes Parlamentares
Prestação de Contas
Presença em Plenário
Código de Ética
Corregedoria Parlamentar
Perda de Mandato
Veículos do Gabinete
O Trabalho do Deputado
Pesquisa de Proposições
Sobre o Processo Legislativo
Regimento Interno
Questões de Ordem
Processos
Sessões Plenárias
Votações no Plenário
Ordem do Dia
Pauta
Consolidação de Leis
Notificação de Tramitação
Comissões Permanentes
CPIs
Relatórios Anuais
Pesquisa nas Atas das Comissões
O que é uma Comissão
Prêmio Beth Lobo
Prêmio Inezita Barroso
Prêmio Santo Dias
Legislação Estadual
Orçamento
Atos e Decisões
Constituições
Regimento Interno
Coletâneas de Leis
Constituinte Estadual 1988-89
Legislação Eleitoral
Notificação de Alterações