Luiz Badia modula com ritmo espaçado uma orquestração de formas e cores


"Sugerir não é dar a ilusão do que vemos, é evocar a
realidade, a síntese da realidade, com elementos vindos do espírito", assim escrevia George Valmier no Bulletin de l" Effort Moderne de julho de 1925. Assim é Luiz Badia, que trabalha com os elementos do espírito e procura concretizar o que é abstrato.
Não desejando representar a imagem tal qual ela é, mas sugerindo-a no que ela tem de constante e evitando todo o caráter anedótico ou particular, o artista realiza uma obra quase abstrata que esquematiza até representar a síntese da idéia, da imagem e de sua essência.
A cor possui um lugar essencial em sua obra. Com as manifestações plásticas atuais, o cromatismo assume o seu verdadeiro significado, sua própria vida. Excelente colorista, ousa justapor tintas que vão dos tons mais fortes aos mais delicados. Tecnicamente seus quadros são na sua maioria realizados a partir de médios e grandes formatos.
A tela pintada com suas variações apresenta perfeita execução, que exclui improvisação e efeito compacto. No seio dessa fantástica orquestração de formas e cores, o artista modula seu ritmo.
A obra Azul , doada ao Museu de Arte do Parlamento de São Paulo, possui uma vigorosa paginação e nos transmite, através de seu significativo suporte expressivo, uma transparente mensagem da liberdade de viver e de pensar.
O artista
Luiz Badia nasceu no Rio de Janeiro em 1966. Iniciou suas atividades artísticas na oficina da Casa Rui Barbosa, freqüentando a seguir cursos no Museu de Arte Moderna do Rio de Janeiro, com o professor Raymundo Colares, na Escola de Artes Visuais do Parque Laje, com o professor Charles Watson, no ateliê Belo Marques, na Escola Nacional de Belas Artes do Rio de Janeiro e na Escola Superior de Belas Artes de Lisboa. Paralelamente a suas atividades, é professor de pintura e desenho do Atelier Baluarte, no Rio de Janeiro, do qual também é presidente.
Realizou exposições individuais no Monte Pio, Lisboa, Portugal (1986); Galeria Restauração, Lisboa (1989 e 1998); Espaço das Artes, Citigold, Rio de Janeiro (1996); AMAERJ, Rio de Janeiro (1997 e 1998); Casa da Cultura Estácio de Sá, Rio de Janeiro (1999); Casa da Cultura Laura Alvim, Rio de Janeiro (2000); Casa do Brasil em Scottsdale, Arizona, EUA (2000); e Fundação de Arte de Niterói, RJ (2004).
Participou ainda das seguintes mostras coletivas: Centro Cultural da Urca, Rio de Janeiro (1985); Casa da Espanha, Rio de Janeiro (1986); Galeria Restauração, Lisboa (1987); Coletiva do Tejo, Lisboa (1987); Galeria dos Arcos, Lisboa (1990); Jóquei Clube, Rio de Janeiro (1991); Galeria Colombro, Rio de Janeiro (1995); I Mostra de Arte da Câmara de Cultura da Barra da Tijuca, Rio de Janeiro (1995); Galeria da Faculdade da Cidade do Rio de Janeiro (1998); Galeria Gonzalez, Rio de Janeiro (1998); Casa de Cultura Estácio de Sá, Rio de Janeiro (1999); Galeria Imagem, Rio de Janeiro (1999); Salão da Marina Clube, Rio de Janeiro (1993); Salão do Forte de Copacabana, Rio de Janeiro (1994); Salão do Senai, Rio de Janeiro (1998); Salão Duque de Caxias, Rio de Janeiro (1998) ; Salão Brasil Arte, Rio de Janeiro (1999); Coletiva no Rio Sul , Rio de Janeiro (2000); Galeria Wild Meyer, Arizona, EUA (2000); Encontro das Artes, Rio de Janeiro; Galeria Ambassador, Nova York, EUA; Galeria Vera Ferro, Campinas, SP; Forte de Copacabana, Rio de Janeiro (2001); Galeria Arte Maior, Recife, PE; Palm Springs, Florida, EUA (2002); Galeria Nini, Curitiba, PR (2003); Galeria da Vera, Porto Alegre, RS; e Galeria Portinari, Juiz de Fora, MG (2004).
Possui obras em diversas coleções particulares no Brasil, EUA, Holanda e Portugal e no acervo do Museu de Arte do Parlamento de São Paulo.
Notícias mais lidas
- Deputado participa de missão oficial a Taiwan e busca ampliar cooperação com potência asiática
- Aprovado na Alesp, novo valor do Salário Mínimo Paulista, de R$ 1.804, é sancionado
- Entra em vigor hoje o novo Salário Mínimo Paulista, de R$ 1.804
- Vitória dos pescadores: artigo que restringia acesso ao seguro-defeso é suprimido
- Alesp aprova projeto que garante piso salarial nacional a professores paulistas
- São Vicente: a importância histórica da primeira cidade do Brasil
- Na Alesp, familiares, amigos e colegas de profissão se despedem do ex-delegado Ruy Ferraz Fontes
- Sindicatos da Polícia Civil cobram envio de projeto da nova Lei Orgânica à Alesp
- Demanda antiga, Lei aprovada na Alesp unificou categoria de policiais penais
Lista de Deputados
Mesa Diretora
Líderes
Relação de Presidentes
Parlamentares desde 1947
Frentes Parlamentares
Prestação de Contas
Presença em Plenário
Código de Ética
Corregedoria Parlamentar
Perda de Mandato
Veículos do Gabinete
O Trabalho do Deputado
Pesquisa de Proposições
Sobre o Processo Legislativo
Regimento Interno
Questões de Ordem
Processos
Sessões Plenárias
Votações no Plenário
Ordem do Dia
Pauta
Consolidação de Leis
Notificação de Tramitação
Comissões Permanentes
CPIs
Relatórios Anuais
Pesquisa nas Atas das Comissões
O que é uma Comissão
Prêmio Beth Lobo
Prêmio Inezita Barroso
Prêmio Santo Dias
Legislação Estadual
Orçamento
Atos e Decisões
Constituições
Regimento Interno
Coletâneas de Leis
Constituinte Estadual 1988-89
Legislação Eleitoral
Notificação de Alterações