Museu de Arte do Parlamento de São Paulo - Marcos de Oliveira: uma mensagem rica de imaginação e de significados
.jpg)

Fábula e ironia encontram-se na pintura de Marcos de Oliveira, que não pode, em absoluto, ser considerada de arte primitiva. Analisando suas obras, o artista nos faz retroagir no que é o fascínio do conto medieval, conto feito de imagens singulares e flashes de luz.
Poderíamos também falar de simbologia do século 14 revivida em termos contemporâneos, seja pela composição de suas telas quanto pela aplicação de cores fortes envolvidas por traços marcantes.
Em suas obras encontramos uma mensagem rica de imaginação e de significados bem decifráveis da história atual e passada de personagens marcantes do nordeste brasileiro. O artista as apresenta na sua essencialidade, eis porque o mistério inicial se desvenda aos olhos do observador.
As narrações de Marcos de Oliveira são valorizadas por personagens que se configuram contidos no jogo dos volumes sempre amalgamados com gosto e correção.
Na obra "Menino do interior da Bahia", doada ao Museu de Arte do Parlamento de São Paulo, o pintor permanece fiel a suas argumentações artísticas percorrendo caminhos ensolarados de sua terra natal, observando com olhar atento fatos que marcaram momentos da vida nacional.
O artista
Marcos de Oliveira nasceu em Ibiapora no interior da Bahia, em 1980. Ainda pequeno, Oliveira descobriu o seu dom artístico para o desenho e pintura começou a desenhar aos sete anos de idade. Mais tarde, em 1997, começa a pintar em cartolina e não tardou a trabalhar com as telas. reside e trabalha em São Paulo, depois de ter passado por Goiânia, onde participou de algumas exposições, inclusive na TV Brasil Central, com uma mostra individual.
Pintor autodidata realizou inúmeras exposições coletivas e participou das seguintes mostras individuais:
Centro Conexão Cultural, Pinheiros, São Paulo; 1ª Exposição Saúde Com Arte, Taboão da Serra; Clube Paineiras do Morumbi, São Paulo; Tudo é Nordeste, Centro Empresarial de São Paulo (2006); Cores e Arte, Museu da Cerveja, Blumenau, Santa Catarina (2005); Um Passeio Pelo Nordeste, Centro Cultural Santa Catarina, São Paulo; Um Olhar Sobre o Nordeste, Conjunto Cultural da Caixa, São Paulo; O Nordeste, Mapa, Assis (2004); Nordeste Folclórico, Esporte Clube Banespa, São Paulo; O Impacto das Cores, Museu de Arte do Banespa, São Paulo; O Mundo Novo de Marcos Oliveira, Museu de Arte de Paraguaçu Paulista; Instituto de Previdência do Município, São Paulo; Osasco Plaza Shopping, Osasco; De Mundo Novo Para o Mundo, Museu de Arte Primitiva, Assis (2003); 1º Festival Cultural do Interior, Salvador, Bahia; TV Brasil Central Goiânia, Goiás (2002).
Em reconhecimento a sua participação em salões internacionais, recebeu os seguintes prêmios no ano de 2004: Revelação no Salão Internacional de Arte, Canadá Best Art Show, Ontário,Canadá; Medalha de Bronze Salão Internacional de Arte, Integration Best Art Show, Miami, Flórida, Estados Unidos; Grande Medalha de Prata no Salão Mundial de Arte "Fascinação", Lisboa, Portugal: Méncion de Honor no Grán Salón Internacional ´´Magnitud de Las Colores", Madri, Espanha; "Prix D´Honneur" na Fantastique Exposition de L"art "Exuberance de La Beauté", Paris " França.
Notícias relacionadas
- Celebração das Artes: Alesp recebe exposição que reúne artistas da América Latina
- Espaço Cultural V Centenário recebe exposições de grafite
- AO VIVO: Comissão de Educação e Cultura realiza encontro para votar proposituras
- Comissão de Educação e Cultura dá aval a projeto de lei que altera composição de conselho estadual
- AO VIVO: Comissão de Educação e Cultura realiza encontro para debater e votar proposituras
- Comissão aprova projeto que institui aulas de defesa pessoal para alunas
- Medida aprovada em comissão propõe nova disciplina na rede pública de ensino
- Confira opções de lazer nas férias
Notícias mais lidas
- Deputado participa de missão oficial a Taiwan e busca ampliar cooperação com potência asiática
- Aprovado na Alesp, novo valor do Salário Mínimo Paulista, de R$ 1.804, é sancionado
- Entra em vigor hoje o novo Salário Mínimo Paulista, de R$ 1.804
- Vitória dos pescadores: artigo que restringia acesso ao seguro-defeso é suprimido
- Alesp aprova projeto que garante piso salarial nacional a professores paulistas
- São Vicente: a importância histórica da primeira cidade do Brasil
- Na Alesp, familiares, amigos e colegas de profissão se despedem do ex-delegado Ruy Ferraz Fontes
- Sindicatos da Polícia Civil cobram envio de projeto da nova Lei Orgânica à Alesp
- Greve dos servidores públicos da Saúde no estado pauta 130ª Sessão Ordinária da Alesp; assista
Lista de Deputados
Mesa Diretora
Líderes
Relação de Presidentes
Parlamentares desde 1947
Frentes Parlamentares
Prestação de Contas
Presença em Plenário
Código de Ética
Corregedoria Parlamentar
Perda de Mandato
Veículos do Gabinete
O Trabalho do Deputado
Pesquisa de Proposições
Sobre o Processo Legislativo
Regimento Interno
Questões de Ordem
Processos
Sessões Plenárias
Votações no Plenário
Ordem do Dia
Pauta
Consolidação de Leis
Notificação de Tramitação
Comissões Permanentes
CPIs
Relatórios Anuais
Pesquisa nas Atas das Comissões
O que é uma Comissão
Prêmio Beth Lobo
Prêmio Inezita Barroso
Prêmio Santo Dias
Legislação Estadual
Orçamento
Atos e Decisões
Constituições
Regimento Interno
Coletâneas de Leis
Constituinte Estadual 1988-89
Legislação Eleitoral
Notificação de Alterações