Ampliação de cursos de aeronáutica na região de Araraquara


08/08/2007 16:19

Compartilhar:

Deputado Roberto Massafera (dir.) em visita a Embraer<a style='float:right;color:#ccc' href='https://www3.al.sp.gov.br/repositorio/noticia/03-2008/MASSAFERA EMBRAER.jpg' target=_blank><i class='bi bi-zoom-in'></i> Clique para ver a imagem </a>

O deputado Roberto Massafera (PSDB) pretende negociar o apoio do Estado e da União à ampliação dos cursos de aeronáutica na região central do Estado. Atualmente, quase toda capacidade de qualificação de mão-de-obra é absorvida nos pólos da Embraer, em Gavião Peixoto, e da TAM, em São Carlos.

Em 6/8, o parlamentar fez uma visita à Embraer, onde foi recebido pelo diretor industrial, André Soriani, e pelo gerente administrativo, Marcelo Castro. "O mercado de aeronaves está em expansão no mundo e absorve praticamente toda a mão-de-obra desses jovens formandos. Temos que aproveitar essa oportunidade de gerar emprego e renda para nossa região", considerou Massafera.

O deputado declarou defender a continuidade dos cursos de mecânica e elétrica de aeronaves oferecidos pelo Senai, realizados com recursos do Ministério do Trabalho e Emprego, por meio do Plano Setorial de Qualificação (Planseq). Segundo Massafera, 414 jovens de Araraquara formaram-se nos cursos de software e aeronáutica, habilitando-se a preencher a carência regional de profissionais. André Soriani revelou que, no caso da Embraer, por exemplo, o quadro de funcionários saltou de 900 para 2 mil desde 2004, incremento de mais de 120%. Grande parte dos profissionais, no entanto, teve que vir de outras regiões.

Segundo o parlamentar, o Planseq é uma das ações do governo federal que visam qualificar os trabalhadores de acordo com a demanda do mercado local e, assim, facilitar a absorção desses alunos. Para ele, os cursos não apenas abrem as portas do mercado de trabalho, mas também contribuem para o desenvolvimento econômico e social. Segundo dados do ministério, mais de 80% dos jovens formandos são absorvidos pelas indústrias locais.

Além de Araraquara, a escola Senai de São Carlos também oferece cursos na área de aeronáutica. O município é sede do Centro de Manutenção da TAM.

Ainda em Araraquara, a Escola Técnica Estadual (ETE) Anna de Oliveira Ferraz, pertencente ao Centro Paula Souza, abriu inscrição para o curso de Manutenção Aero­náutica este ano. A procura foi recorde entre as (ETEs) paulistas, totalizando 34,3 candidatos/vaga.

rmassafera@al.sp.gov.br

alesp