Instalada frente parlamentar para discutir o desenvolvimento da Bacia do Alto Tietê


Com o objetivo de encontrar caminhos para alcançar o desenvolvimento sustentável dos 36 municípios paulistas que compõem a Bacia do Alto Tietê, foi lançada nesta quinta-feira, 16/3, na Assembléia Legislativa, a Frente Parlamentar pelo Desenvolvimento Sustentado dos Municípios do Alto Tietê, coordenada pelo deputado Donisete Braga (PT).
Braga destacou a urgência de se dar início aos trabalhos, principalmente para se verificar as "amarras" que emperram o desenvolvimento sustentável de grande parte dos municípios que compõem a bacia.
Na abertura da cerimônia, técnicos da área expuseram um quadro desses municípios em que é necessário equacionar conflitos urbanísticos e ambientais, como a regularização fundiária em áreas de proteção aos mananciais. Segundo Marcos Campagnone, diretor-presidente da Empresa Paulista de Planejamento Metropolitano (Emplasa), a situação dos 19 milhões de moradores da Região Metropolitana de São Paulo é crítica. "Daqui a 20 anos, com 23 milhões de habitantes, a sustentabilidade estará comprometida, bem como a competitividade dessa região, que é estratégica para o desenvolvimento nacional", afirmou.
Campagnone expôs para o público, formado por representantes de organizações ambientalistas, técnicos, prefeitos e políticos dos municípios da bacia, mapa de uso e ocupação do solo elaborado pela Emplasa que identificou 60,67 km2 de favelas, formando um anel em torno do centro expandido da região metropolitana.
Uma das questões apresentadas pelos prefeitos foi a falta de projeto sustentável. Benedito Martins, prefeito de Salesópolis, onde está localizada a nascente do rio Tietê, afirmou que ali os problemas são graves, pois é uma Área de Proteção Ambiental (APA). "A população vive à míngua, vítima de restrições", disse Martins, que prometeu participar dos trabalhos da frente.
O deputado Fausto Figueira, 1º secretário da Assembléia Legislativa, declarou sua adesão à frente, afirmando que o Legislativo há de encontrar soluções conjuntas com os municípios do Alto Tietê. Figueira considerou que é compatível preservar o meio ambiente e promover o desenvolvimento dos municípios.
O novo líder do PT, deputado Enio Tato, também manifestou seu apoio à frente parlamentar: "Ela só dignifica a Assembléia Legislativa, resgatando o avanço do seu papel na sociedade".
Destacando a importância da participação conjunta dos poderes Legislativo e Executivo, somada ao envolvimento da sociedade civil com a melhoria das políticas públicas, a deputada Ana Martins, líder do PCdoB e presidente da Comissão de Assuntos Metropolitanos da Assembléia, afirmou que a região necessita de alternativas, de opções de emprego que garantam condições de vida para seus habitantes com a preservação do meio ambiente.
Integraram a mesa dos trabalhos Renata Ferreira, representante da Associação Nacional de Meio Ambiente; Marussia Whately, coordenadora do programa de Mananciais da Região Metropolitana de São Paulo pelo Instituto Socioambiental; e Júlio Cerqueira César Neto, presidente da Fundação Agência da Bacia Hidrográfica do Alto Tietê. Estes, além de firmarem sua participação nos trabalhos da frente, ressaltaram em suas exposições a existência de grande número de organizações voltadas para o Alto Tietê responsáveis por informações desencontradas. Júlio Cerqueira afirmou que é muito importante a instalação da frente parlamentar, pois pode ser "mais um instrumento para interromper a expansão caótica da mancha urbana e resolver o problema do despejo de esgoto nos rios".
Notícias mais lidas
- Deputado participa de missão oficial a Taiwan e busca ampliar cooperação com potência asiática
- Aprovado na Alesp, novo valor do Salário Mínimo Paulista, de R$ 1.804, é sancionado
- Entra em vigor hoje o novo Salário Mínimo Paulista, de R$ 1.804
- Vitória dos pescadores: artigo que restringia acesso ao seguro-defeso é suprimido
- Alesp aprova projeto que garante piso salarial nacional a professores paulistas
- São Vicente: a importância histórica da primeira cidade do Brasil
- Na Alesp, familiares, amigos e colegas de profissão se despedem do ex-delegado Ruy Ferraz Fontes
- Sindicatos da Polícia Civil cobram envio de projeto da nova Lei Orgânica à Alesp
- Demanda antiga, Lei aprovada na Alesp unificou categoria de policiais penais
Lista de Deputados
Mesa Diretora
Líderes
Relação de Presidentes
Parlamentares desde 1947
Frentes Parlamentares
Prestação de Contas
Presença em Plenário
Código de Ética
Corregedoria Parlamentar
Perda de Mandato
Veículos do Gabinete
O Trabalho do Deputado
Pesquisa de Proposições
Sobre o Processo Legislativo
Regimento Interno
Questões de Ordem
Processos
Sessões Plenárias
Votações no Plenário
Ordem do Dia
Pauta
Consolidação de Leis
Notificação de Tramitação
Comissões Permanentes
CPIs
Relatórios Anuais
Pesquisa nas Atas das Comissões
O que é uma Comissão
Prêmio Beth Lobo
Prêmio Inezita Barroso
Prêmio Santo Dias
Legislação Estadual
Orçamento
Atos e Decisões
Constituições
Regimento Interno
Coletâneas de Leis
Constituinte Estadual 1988-89
Legislação Eleitoral
Notificação de Alterações