Presidente Epitácio: sinônimo de pesca e esportes náuticos

Estâncias paulistas
13/09/2010 20:10

Compartilhar:

Centro artesanal<a style='float:right;color:#ccc' href='https://www3.al.sp.gov.br/repositorio/noticia/09-2010/Centro artesanal.jpg' target=_blank><i class='bi bi-zoom-in'></i> Clique para ver a imagem </a> Praia fluvial<a style='float:right;color:#ccc' href='https://www3.al.sp.gov.br/repositorio/noticia/09-2010/Praia fluvial.jpg' target=_blank><i class='bi bi-zoom-in'></i> Clique para ver a imagem </a>

Fundada em 1907, como Porto Tibiriça, Presidente Epitácio passaria a adotar o nome atual em 1919, como homenagem ao presidente Epitácio Pessoa. Às margens do rio Paraná, a estância fica na divisa com o Mato Grosso do Sul.

Famosa pela pesca do tucunaré, a cidade atrai pescadores, que buscam alta piscosidade do lago formado pela usina hidrelétrica Primavera, no município de Rosana. O lago possibilitou também a construção de uma praia artificial, no parque do Figueiral, hoje a maior atração de Presidente Epitácio.



Parque Figueiral



O parque Figueiral, localizado às margens do reservatório Sergio Motta, a uma distância aproximada de cinco quilômetros do centro da cidade, possui, em seus 58 mil m², uma completa infraestrutura voltada para a prática de esporte e lazer, como praia artificial, área de pesca e camping, lanchonetes, restaurante com vista panorâmica, mirantes, palco com camarins para grandes shows artísticos e musicais, quadras poliesportivas, atracadouro e rampas para barcos e outros.



Orla fluvial



A via marginal Juliano Ferraz de Lima, que interliga o cais do porto à rodovia Raposo Tavares (SP-270), com aproximadamente sete quilômetros, abriga em sua extensão inúmeros clubes sociais, esportivos e náuticos, além da vila Tibiriçá, que deu origem à cidade de Presidente Epitácio. Ao longo da orla foram implantados inúmeros equipamentos, como ciclovia e pista para caminhada, mirante, píer turístico, lanchonetes, sambódromo, parques infantis, aparelhos fixos para exercícios de condicionamento físico e pista de skate.

Às margens do rio Caiuazinho, entre exuberantes paisagens naturais, encontram-se ancoradouros e pesqueiros que atendem da pesca à culinária.

A ponte Mauricio Joppert, sobre o rio Paraná, inaugurada no ano de 1964 e considerada orgulho da engenharia nacional, estende-se por aproximadamente 13 quilômetros, ligando os Estados de São Paulo e Mato Grosso do Sul. Junto à ponte foi construído um novo canal para a navegação fluvial, transformando-se em um dos mais belos pontos turísticos da região.



Casa do Artesão



Ao lado da praça da Matriz está a Casa do Artesão, que oferece uma variedade de peças e quadros dos artistas locais. As obras retratam lugares capazes de produzir agradáveis lembranças aos visitantes.



Colônia húngara



Por volta do ano de 1925, instalou-se no município um grupo de pessoas composta por 140 famílias provenientes da Hungria, que formaram a Colônia Arpad Falva. Com seus usos e costumes, produziram um acervo próprio de sua cultura, com destaque para a edificação da igreja de Santo Estevão, em 1934. Construção simples, com forte influência da arquitetura romana, com bancos de cedro, altar em estilo colonial, bíblias, livros de atas e reuniões em escrita húngara. Localizada a cerca de dez quilômetros do centro de Presidente Epitácio em direção ao município de Caiuá, a colônia representa um importante patrimônio cultural do município.

alesp