Atibaia: cidade das flores e dos morangos




A fundação do município de Atibaia está ligada à história da atuação dos bandeirantes, que saiam à frente de pequenas comitivas para explorar terras virgens, em busca de índios e minerais preciosos. Uma delas, ainda nas proximidades de São Paulo, ficava numa colina banhada por um rio onde hoje se encontra Atibaia. Jerônimo de Camargo, profundo conhecedor de toda a região, acabou por fixar-se no local e fundou uma fazenda de gado. No alto da colina construiu uma capelinha, sob a invocação de São João Batista, no dia 24 de junho de 1665, data que marcou a fundação do município. Em 1679, a igrejinha passou a ser capela curada " isto é, a ter padre próprio " e, em 1687, recebeu a visita do padre provincial, que celebrou missa na localidade.
Camargo faleceu em Jundiaí, no princípio de 1707, mas seus descendentes deram continuidade ao trabalho nas fazendas de gado e à luta pela emancipação do vilarejo. Finalmente, por alvará de 13 de agosto de 1747, a aldeia tornou-se "freguesia", e assim nasceu o distrito de São João de Atibaia. O distrito foi elevado à categoria de vila em 27 de julho de 1769 e em pouco tempo tornou-se uma espécie de celeiro da capital paulista, graças ao grande desenvolvimento da pecuária e da cultura de cereais, em especial o trigo. Em 22 de abril de 1864 recebeu o título de município e, em 1905, o município de São João de Atibaia passou a denominar-se apenas Atibaia. Proclamada a República, iniciou-se na cidade uma fase de grande desenvolvimento, com enormes melhorias: instalação de rede de águas, esgoto e luz elétrica, a criação da primeira indústria têxtil, o alargamento das ruas, e o ajardinamento das praças.
A Estância Climática de Atibaia está localizada a 65 km da capital, no cruzamento das rodovias Fernão Dias e D. Pedro 1º. Possuindo uma população de 126 mil habitantes em uma área de 490 km², o município está localizado na região Bragantina, em área de preservação ambiental, possuindo um dos melhores climas do mundo, segundo avaliação da Unesco.
Famosa pela produção de morangos e flores e pela confecção de tapetes em arraiolo, além da hospitalidade dos seus moradores, a cidade é um dos mais belos pontos turísticos da Mantiqueira. Para quem está em busca de aventuras, o município tem muito a oferecer as altas montanhas, que são constantemente procuradas para prática de vôo livre. A mais procurada é o monte Pedra Grande, com 1.450 m de altitude e uma grande superfície. Também são praticadas outras atividades ao ar livre, como escalada, trekking, motocross, mountain bike e escaladas em rochas.
Pontos turísticos
O parque Edmundo Zanoni é o antigo clube de campo de Atibaia. Abriga um salão, o Museu de História Natural, um pavilhão de exposições, playground e lanchonete, em uma área de 38 mil km². Tudo isso em meio a extensos gramados, bosques e um lago com patos e gansos.
A história da igreja matriz de São João Batista se confunde com a história da cidade. Da data de sua construção, em 1665 por Jerônimo de Camargo, até os dias atuais, a construção sofreu várias reformas. Em 2003 a igreja foi interditada devido a riscos de desabamento. Foi tomada no mesmo ano, após autorização do Conselho Municipal do Patrimônio Histórico. Em 2004 foi iniciada a restauração da igreja, que, dentre os tesouros que abriga, destacam-se as imagens barrocas e um grandioso painel pintado por Benedito Calixto.
O Santário de Schoenstatt é considerado um local sagrado, centro de orações e peregrinação. Fundado em 1972 pela comunidade das Irmãs de Maria de Schoenstatt, é uma reprodução fiel da construção existente na cidade do mesmo nome localizada na Alemanha.
O Monumento da Paz Mundial simboliza os esforços realizados pela convivência harmoniosa entre as nações. Foi construída e doada por membros e amigos da associação Shuyodan Hoseikai. O Museu Ferroviário, fundado em 1988, é uma das principais atrações da cidade, sendo uma autêntica estrada de ferro do século 19. Há ainda diversos pontos de interesse ao visitante, como a represa da Usina, o parque das Águas, a grota Funda e o Museu Municipal.
A Festa de Flores e Morangos é uma atração à parte, expondo a beleza e variedade das flores e frutas locais com grande criatividade e ousadia nas belíssimas decorações do Pavilhão de Exposições " uma área de mais de mil metros quadrados, toda decorada com esculturas, ambientes e até miniaturas de povoados construídos com flores, cujo destaque são os morangos e as orquídeas de Atibaia. O evento oferece programação variada, com apresentações internacionais de dança, teatro, música, brincadeiras e projetos educacionais. A festa acontece sempre no mês de setembro, marcado pelo início da primavera, estação da fertilidade e do florescimento.
Notícias mais lidas
- Deputado participa de missão oficial a Taiwan e busca ampliar cooperação com potência asiática
- Aprovado na Alesp, novo valor do Salário Mínimo Paulista, de R$ 1.804, é sancionado
- Entra em vigor hoje o novo Salário Mínimo Paulista, de R$ 1.804
- Vitória dos pescadores: artigo que restringia acesso ao seguro-defeso é suprimido
- Alesp aprova projeto que garante piso salarial nacional a professores paulistas
- São Vicente: a importância histórica da primeira cidade do Brasil
- Na Alesp, familiares, amigos e colegas de profissão se despedem do ex-delegado Ruy Ferraz Fontes
- Sindicatos da Polícia Civil cobram envio de projeto da nova Lei Orgânica à Alesp
- Demanda antiga, Lei aprovada na Alesp unificou categoria de policiais penais
Lista de Deputados
Mesa Diretora
Líderes
Relação de Presidentes
Parlamentares desde 1947
Frentes Parlamentares
Prestação de Contas
Presença em Plenário
Código de Ética
Corregedoria Parlamentar
Perda de Mandato
Veículos do Gabinete
O Trabalho do Deputado
Pesquisa de Proposições
Sobre o Processo Legislativo
Regimento Interno
Questões de Ordem
Processos
Sessões Plenárias
Votações no Plenário
Ordem do Dia
Pauta
Consolidação de Leis
Notificação de Tramitação
Comissões Permanentes
CPIs
Relatórios Anuais
Pesquisa nas Atas das Comissões
O que é uma Comissão
Prêmio Beth Lobo
Prêmio Inezita Barroso
Prêmio Santo Dias
Legislação Estadual
Orçamento
Atos e Decisões
Constituições
Regimento Interno
Coletâneas de Leis
Constituinte Estadual 1988-89
Legislação Eleitoral
Notificação de Alterações