CPI das Santas Casas aprova relatório final


Foi aprovado nesta quarta-feira, 15/4, o relatório final da comissão parlamentar de inquérito que analisou a situação das santas casas no Estado. A comissão foi orgazinada para avaliar a qualidade dos serviços prestados por essas entidades e apontar caminhos para a solução dos problemas enfrentados.
Problemas apontados
Segundo o deputado Mauro Bragato (PSDB), relator, as averiguações e análise dos depoimentos foram suficientes para chegar a uma conclusão sobre os problemas que o setor da saúde pública atravessa. Entre outros, citou como fatos constatados: a defasagem da tabela do SUS, a falta de vagas para doentes, problemas com operadoras de seguros de saúde, terceirização de funções, falta de funcionários, problemas de gestão de recursos e falta de fiscalização.
No relatório, foi também destacada a necessidade do encaminhamento de moção ao ministro da Saúde solicitando reajuste e atualização da tabela do Sistema Único de Saúde (SUS), bem como envio de relatório final a esses órgãos, visando solucionar problemas como o das grandes filas para a realização de transplantes. Há ainda a recomendação de um controle regular do Tribunal de Contas do Estado sobre a prestação dos serviços públicos, e do Procon, em defesa dos usuários vinculados a planos de saúde.
O relatório final será encaminhado ao presidente da República e ao Ministério da Saúde, ao governador do Estado e à Secretaria da Saúde para que haja maior sensibilização quanto à necessidade de solução para os problemas.
O relator também propôs a criação de uma subcomissão vinculada à Comissão de Saúde e Higiene da Assembleia para acompanhar as ações tomadas pela administração pública para a solução dos problemas enfrentados pelos hospitais filantrópicos. Mauro Bragato destacou ainda a importância da divulgação do relatório da CPI para que a população se informe sobre a gravidade da situação enfrentada pelas santas casas e entidades caritativas.
Outras propostas
Corroborando as proposições do relator, o deputado José Bittencourt (PDT), presidente da comissão, ressaltou que "em resposta à solicitação das entidades filantrópicas para a obtenção de mais recursos, fica claro que as necessidades mais prementes são as de fiscalização do cumprimento da legislação, de uma gestão mais eficiente e do acompanhamento trimestral do Tribunal de Contas do Estado, além do cumprimento de determinação das constituições Federal e Estadual, que destinam receitas às entidades que cuidam da saúde pública".
O deputado Vitor Sapienza (PPS) disse que, apesar de o relator praticamente ter exaurido a questão, aconselha a divulgação de cópias do relatório final à imprensa, às entidades filantrópicas beneficiadas com recursos públicos e às associações e federações de hospitais filantrópicos.
Segundo o parlamentar, essa publicação convencerá a todos da seriedade do trabalho desenvolvido pela CPI, concorrendo para que "acordem para os problemas acarretados pela forma como trabalham as entidades que tratam da saúde pública e para a necessidade de correção das falhas que caracterizam o funcionamento do setor".
O deputado Pedro Tobias (PSDB) lembrou que, em Bauru, há um hospital cuja gestão pode ser estabelecida como padrão a ser seguido. Ele sugeriu que o relatório final seja publicado via meio eletrônico, para mais ampla divulgação do que foi apurado pela CPI.
Concluindo, o deputado João Barbosa (DEM) declarou: "temos que apurar a fiscalização e a qualidade da prestação de serviços, que deve proporcionar um atendimento mais digno aos pacientes".
Notícias mais lidas
- Deputado participa de missão oficial a Taiwan e busca ampliar cooperação com potência asiática
- Aprovado na Alesp, novo valor do Salário Mínimo Paulista, de R$ 1.804, é sancionado
- Entra em vigor hoje o novo Salário Mínimo Paulista, de R$ 1.804
- Vitória dos pescadores: artigo que restringia acesso ao seguro-defeso é suprimido
- Alesp aprova projeto que garante piso salarial nacional a professores paulistas
- São Vicente: a importância histórica da primeira cidade do Brasil
- Na Alesp, familiares, amigos e colegas de profissão se despedem do ex-delegado Ruy Ferraz Fontes
- Sindicatos da Polícia Civil cobram envio de projeto da nova Lei Orgânica à Alesp
- Demanda antiga, Lei aprovada na Alesp unificou categoria de policiais penais
Lista de Deputados
Mesa Diretora
Líderes
Relação de Presidentes
Parlamentares desde 1947
Frentes Parlamentares
Prestação de Contas
Presença em Plenário
Código de Ética
Corregedoria Parlamentar
Perda de Mandato
Veículos do Gabinete
O Trabalho do Deputado
Pesquisa de Proposições
Sobre o Processo Legislativo
Regimento Interno
Questões de Ordem
Processos
Sessões Plenárias
Votações no Plenário
Ordem do Dia
Pauta
Consolidação de Leis
Notificação de Tramitação
Comissões Permanentes
CPIs
Relatórios Anuais
Pesquisa nas Atas das Comissões
O que é uma Comissão
Prêmio Beth Lobo
Prêmio Inezita Barroso
Prêmio Santo Dias
Legislação Estadual
Orçamento
Atos e Decisões
Constituições
Regimento Interno
Coletâneas de Leis
Constituinte Estadual 1988-89
Legislação Eleitoral
Notificação de Alterações