Relatório do Orçamento decepciona o Fórum das Seis
23/02/2007 16:51

O parecer do relator Edmir Chedid (PFL) ao PL 631/06, que trata do Orçamento do Estado para 2007, aprovado nesta quinta-feira, 22/2, pela Comissão de Finanças e Orçamento (CFO), não agradou aos representantes do Fórum das Seis. Para João Zanetic, representante da entidade composta por representantes dos docentes e funcionários do ensino superior, técnico e tecnológico, o conteúdo do parecer ao projeto do Orçamento de 2007 ignorou as discussões que levaram à aprovação de mais verbas para a educação na LDO. "Rompeu-se a construção de um processo democrático de independência entre os poderes", afirmou Zanetic durante a reunião da CFO.
O relatório sobre o PL 631/06 foi distribuído aos membros da Comissão de Finanças e Orçamento em 14/2. Como era muito extenso para ser analisado durante a reunião desse dia, a sessão ficou suspensa até esta quinta-feira, 22/3, quando, depois de muita discussão e da manifestação da única entidade da sociedade civil que usou da palavra, o Fórum das Seis, foi aprovado por sete votos favoráveis e dois contrários.
Orçamento da Educação
No tema da Educação, havia emendas apresentadas ao PL 631/06 que propunham que o orçamento das universidades estaduais fosse fixado no percentual de 9,57% a 11,6% da arrecadação do ICMS, proposta que consta da Lei de Diretrizes Orçamentárias aprovada em dezembro de 2006. Diversos dispositivos da LDO, entretanto, foram vetados pelo governador, e a parte destinada ao ensino universitário acabou ficando no percentual mínimo. O valor de 1% da arrecadação do ICMS para o Centro Paula Souza também não entrou no relatório.
A Subemenda 1, do relator Edmir Chedid, fixa o percentual para as universidades estaduais em 9,57% da arrecadação do ICMS. A esse percentual, acrescentam-se 9,57% das transferências correntes da União decorrentes da compensação financeira pela desoneração do ICMS das exportações (Lei Kandir) e da energia elétrica, entre outras.
O que pensam as universidades
Para o Fórum das Seis, o conteúdo do parecer ao projeto do Orçamento de 2007 é um retrocesso, já que não levou em conta o processo de discussão dos valores destinados à educação técnica e superior com as entidades representativas desses segmentos, o que vinha ocorrendo desde 2005. Para Zanetic, coordenador da entidade que congrega as associações de docentes e sindicatos de funcionários da USP, Unesp, Unicamp e Centro Paula Souza, as conquistas obtidas com a discussão dos orçamentos nos últimos anos foram por água abaixo, pois os percentuais fixados em anos anteriores para o ensino superior e para o ensino técnico e tecnológico prestado pelo Centro Paula Souza voltaram a cair para os mesmos níveis de 2004.
Segundo o professor, São Paulo gasta 3,5% de seu Produto Interno Bruto com educação em todos os níveis (do ensino fundamental à universidade, além do ensino técnico e tecnológico). Se as propostas aprovadas na LDO fossem incorporadas na Lei Orçamentária, esse valor subiria para cerca de 3,8%.
Notícias mais lidas
- Deputado participa de missão oficial a Taiwan e busca ampliar cooperação com potência asiática
- Aprovado na Alesp, novo valor do Salário Mínimo Paulista, de R$ 1.804, é sancionado
- Entra em vigor hoje o novo Salário Mínimo Paulista, de R$ 1.804
- Vitória dos pescadores: artigo que restringia acesso ao seguro-defeso é suprimido
- Alesp aprova projeto que garante piso salarial nacional a professores paulistas
- São Vicente: a importância histórica da primeira cidade do Brasil
- Na Alesp, familiares, amigos e colegas de profissão se despedem do ex-delegado Ruy Ferraz Fontes
- Sindicatos da Polícia Civil cobram envio de projeto da nova Lei Orgânica à Alesp
- Demanda antiga, Lei aprovada na Alesp unificou categoria de policiais penais
Lista de Deputados
Mesa Diretora
Líderes
Relação de Presidentes
Parlamentares desde 1947
Frentes Parlamentares
Prestação de Contas
Presença em Plenário
Código de Ética
Corregedoria Parlamentar
Perda de Mandato
Veículos do Gabinete
O Trabalho do Deputado
Pesquisa de Proposições
Sobre o Processo Legislativo
Regimento Interno
Questões de Ordem
Processos
Sessões Plenárias
Votações no Plenário
Ordem do Dia
Pauta
Consolidação de Leis
Notificação de Tramitação
Comissões Permanentes
CPIs
Relatórios Anuais
Pesquisa nas Atas das Comissões
O que é uma Comissão
Prêmio Beth Lobo
Prêmio Inezita Barroso
Prêmio Santo Dias
Legislação Estadual
Orçamento
Atos e Decisões
Constituições
Regimento Interno
Coletâneas de Leis
Constituinte Estadual 1988-89
Legislação Eleitoral
Notificação de Alterações