Comissão de Educação aprovou projetos contra pedofilia, trote universitário e bullying
26/01/2011 18:48
.jpg)


A Comissão de Educação da Assembleia Legislativa iniciou o ano de 2010 com uma audiência pública sobre as disciplinas de línguas estrangeiras nos ensinos fundamental e médio das escolas públicas do Estado de São Paulo. Segundo alguns participantes, o governo estadual descumpria a Lei de Diretrizes e Bases da Educação, que prevê a implantação da disciplina de espanhol para o ensino médio, no prazo de cinco anos. Uma das preocupações dos presentes era que o Decreto Estadual 54.758/2009, que criou nas escolas estaduais o Centro de Ensino de Línguas, permitisse a terceirização dessas aulas.
A comissão também discutiu soluções para o fim da superlotação das salas do EJA (Educação de Jovens e Adultos), de forma a evitar seu fechamento, a fim de defender as necessidades daqueles que não tiveram oportunidade de estudar nos ensinos fundamental e médio.
No mês de maio, a comissão aprovou o PL 242/2009, de autoria do deputado Conte Lopes (PTB), que instituiu uma semana destinada à instrução e prevenção dos alunos do ensino médio da rede pública quanto à defesa contra ações de pedofilia na internet.
Também foi realizada audiência pública para debater a crise nas universidades estaduais, devido à greve de seus trabalhadores. Os reitores foram convidados, mas não compareceram. Relacionado também às universidades, foi aprovado o PL 77/2009, de autoria de Gilmaci Santos (PRB), que proibiu o trote estudantil aos calouros de escolas superiores e universidades públicas e privadas do Estado, visando aumentar a responsabilidade das instituições de ensino com relação a essa prática.
Maria Lúcia Prandi (PT), presidente da comissão, recebeu o secretário de Estado de Educação, Paulo Renato Souza, para a prestação de contas de sua gestão no ano de 2010. Políticas adotadas pelo governo do Estado foram expostas, como os programas Ler e Escrever, e São Paulo Faz Escola, que segundo o secretário, geraram bons resultados. A presidente declarou estar descontente com o alto índice de evasão escolar entre os jovens e o analfabetismo.
Outros projetos de lei que tiveram pareceres favoráveis aprovados foram: PLC 31/2010, do deputado Mauro Bragato (PSDB), que altera o plano de cargos e carreiras dos integrantes do magistério estadual; PL 407/2008, do deputado Carlos Giannazi (PSOL), que autoriza o Poder Executivo a transferir recursos financeiros para as associações de pais e mestres das escolas estaduais; PL 1.135/2009, de Antonio Mentor (PT) e 1.239/2209, de Gilmaci Santos (PRB), ambos para combater o bullying nas escolas públicas e privadas do Estado.
Notícias mais lidas
- Deputado participa de missão oficial a Taiwan e busca ampliar cooperação com potência asiática
- Aprovado na Alesp, novo valor do Salário Mínimo Paulista, de R$ 1.804, é sancionado
- Entra em vigor hoje o novo Salário Mínimo Paulista, de R$ 1.804
- Vitória dos pescadores: artigo que restringia acesso ao seguro-defeso é suprimido
- Alesp aprova projeto que garante piso salarial nacional a professores paulistas
- São Vicente: a importância histórica da primeira cidade do Brasil
- Na Alesp, familiares, amigos e colegas de profissão se despedem do ex-delegado Ruy Ferraz Fontes
- Sindicatos da Polícia Civil cobram envio de projeto da nova Lei Orgânica à Alesp
- Demanda antiga, Lei aprovada na Alesp unificou categoria de policiais penais
Lista de Deputados
Mesa Diretora
Líderes
Relação de Presidentes
Parlamentares desde 1947
Frentes Parlamentares
Prestação de Contas
Presença em Plenário
Código de Ética
Corregedoria Parlamentar
Perda de Mandato
Veículos do Gabinete
O Trabalho do Deputado
Pesquisa de Proposições
Sobre o Processo Legislativo
Regimento Interno
Questões de Ordem
Processos
Sessões Plenárias
Votações no Plenário
Ordem do Dia
Pauta
Consolidação de Leis
Notificação de Tramitação
Comissões Permanentes
CPIs
Relatórios Anuais
Pesquisa nas Atas das Comissões
O que é uma Comissão
Prêmio Beth Lobo
Prêmio Inezita Barroso
Prêmio Santo Dias
Legislação Estadual
Orçamento
Atos e Decisões
Constituições
Regimento Interno
Coletâneas de Leis
Constituinte Estadual 1988-89
Legislação Eleitoral
Notificação de Alterações