Comissões convocam presidente da Duke Energy para esclarecer denúncias


24/06/2004 20:14

Compartilhar:

Deputado Sebastião Arcanjo<a style='float:right;color:#ccc' href='https://www3.al.sp.gov.br/repositorio/noticia/hist/Audipubli2.jpg' target=_blank><i class='bi bi-zoom-in'></i> Clique para ver a imagem </a> Deputados Simão Pedro e Hamilton Pereira<a style='float:right;color:#ccc' href='https://www3.al.sp.gov.br/repositorio/noticia/hist/AudiPubli1.jpg' target=_blank><i class='bi bi-zoom-in'></i> Clique para ver a imagem </a>

Mickey J. Petersen não compareceu à audiência pública para a qual foi convidado a responder se as medidas de redução de pessoal adotadas pela empresa teriam acarretado sobrecarga de trabalho e aumento no número de acidentes

DA REDAÇÃO

Acabou não acontecendo a audiência conjunta das Comissões de Relações do Trabalho e Serviços e Obras Públicas marcada para esta quinta, 24/6, às 15hs, e presidida respectivamente por Hamilton Pereira (PT) e Simão Pedro (PT). A reunião discutiria as denúncias feitas pelo Sindicato dos Energéticos de São Paulo - Sinergia CUT apontando medidas de redução de pessoal tomadas pela Duke Energy International Geração Paranapanema S.A., que teriam provocado sobrecarga de trabalho, excesso de horas extras, aumento no número de acidentes de trabalho e impacto ambiental.

O deputado Sebastião Arcanjo (PT) pediu suspensão da audiência porque o presidente da Duke Energy, Mickey J. Petersen, não compareceu à reunião, enviando em seu lugar, um representante: Walter José Rodrigues Filho, consultor da empresa. Arcanjo sugeriu que fosse agendada nova data para que o presidente da Duke Energy pudesse estar presente para responder publicamente às denúncias. A deputada Rosemary Corrêa (PSDB), por sua vez, sugeriu que fosse feito novamente um convite a Petersen, como forma de voto de confiança, a fim de tornar o debate algo mais democrático e amigável. O deputado Edson Ferrarini (PTB) sugeriu uma votação e, com seu voto e do deputado Nivaldo Santana (PCdoB), aprovou-se a convocação.

Concessionárias

Para a próxima audiência pública, a ser realizada provavelmente em agosto, após o recesso parlamentar, Arcanjo requereu a presença de representantes da Delegacia Regional do Trabalho (DRT) e da Comissão de Serviços Públicos de Energia (CSPE). Arcanjo sugeriu, ainda, ao presidente da Comissão de Serviços e Obras Públicas, deputado Simão Pedro, que fossem apurados assuntos referentes a concessionárias de energia elétrica, como a cobrança irregular - baseada no pico de consumo - e alteração da estrutura de prédios em busca de instalações irregulares. Outro assunto a ser abordado se refere à disponibilidade de cartões telefônicos com unidades menores.

Estavam presentes na audiência o deputado Geraldo Bispo Gê Tenuta (PSDB), o presidente do Sindicato dos Eletricitários de Campinas, Wilson Marques de Almeida, o presidente do Sindicato dos Trabalhadores Energéticos do Estado de São Paulo (Sinergia), Djalma de Oliveira, e o assessor da CSPE, Carlos Fernando Machado.

alesp