PT anuncia que apoiará candidato do PSDB à presidência da Assembléia



O líder da bancada do PT na Assembléia, Enio Tatto, anunciou nesta quarta-feira, 28/2, o apoio do partido ao candidato do PSDB à presidência do Parlamento paulista, o deputado Vaz de Lima.
Conforme Tatto, a decisão de apoiar Lima surgiu após criteriosa análise das propostas do parlamentar para os próximos dois anos. O deputado Vaz de Lima participou nesta quarta-feira de reunião com deputados petistas para pontuar seus compromissos de condução do Parlamento paulista para a próxima Legislatura, que iniciará em 15/3.
No começo de fevereiro a bancada petista lançou a Carta Compromisso pelo Fortalecimento do Legislativo, que estabeleceu uma plataforma com ênfase na autonomia frente ao Executivo, na atuação democrática e transparente no funcionamento do Parlamento e na abertura à participação do povo.
O líder do PT declarou que o partido discutiu os pontos do documento da bancada com o deputado Vaz de Lima, que assumiu o compromisso de defender e valorizar o Legislativo e aplicar a proporcionalidade na composição da Mesa Diretora e nas comissões permanentes. "Esperamos que esta nova presidência permita que o Legislativo cresça e seja valorizado", disse Tatto.
Vaz de Lima, por sua vez, elogiou a forma democrática e transparente como a bancada petista discutiu o apoio à sua candidatura. Ele também falou do acordo selado em relação à Mesa Diretora e afirmou que, no tocante às comissões permanentes, irá usar o critério aritmético e político.
Compromisso público
Entre os compromissos assumidos estão a realização das audiências públicas que servem de base para a discussão e elaboração do Plano Plurianual (PPA), da Lei de Diretrizes Orçamentárias (LDO) e do Orçamento do Estado; a dotação das comissões permanentes de meios para cumprirem suas funções; a permanência do funcionamento da Tribuna Popular " realizada às quartas-feiras com o objetivo de ouvir as reivindicações e sugestões da sociedade; a instituição de um conselho pluripartidário para supervisionar os meios de comunicação da Alesp; e a proporcionalidade nas comissões permanentes e na composição da Mesa Diretora.
Seguindo o princípio da proporcionalidade, o PT pretende obter a 1ª e a 4ª Secretárias, bem como a presidência e vice-presidência de algumas comissões. O PFL ficaria com a 2º Secretaria. A definição da 3ª Secretaria ainda está em aberto, segundo Vaz de Lima.
Transparência
Vaz de Lima afirmou que sua permanência à frente do maior Parlamento da América Latina se dará de forma "transparente" e "democrática". Embora tenha o apoio da maioria dos deputados " PSDB (23), PT (20), PFL (12), PTB (4), PPS (5) e PV (8) ", o candidato declarou que conversará com as lideranças dos demais partidos com representação na Casa.
A eleição da nova Mesa Diretora será no dia 15/3, após a cerimônia de posse dos deputados da 16ª legislatura. Nesse dia, os 94 deputados vão escolher os membros da Mesa, composta pelo presidente, dois vice-presidentes (1º e 2º) e quatro secretários (1º, 2º, 3º e 4º).
Notícias mais lidas
- Deputado participa de missão oficial a Taiwan e busca ampliar cooperação com potência asiática
- Aprovado na Alesp, novo valor do Salário Mínimo Paulista, de R$ 1.804, é sancionado
- Entra em vigor hoje o novo Salário Mínimo Paulista, de R$ 1.804
- Vitória dos pescadores: artigo que restringia acesso ao seguro-defeso é suprimido
- Alesp aprova projeto que garante piso salarial nacional a professores paulistas
- São Vicente: a importância histórica da primeira cidade do Brasil
- Na Alesp, familiares, amigos e colegas de profissão se despedem do ex-delegado Ruy Ferraz Fontes
- Sindicatos da Polícia Civil cobram envio de projeto da nova Lei Orgânica à Alesp
- Demanda antiga, Lei aprovada na Alesp unificou categoria de policiais penais
Lista de Deputados
Mesa Diretora
Líderes
Relação de Presidentes
Parlamentares desde 1947
Frentes Parlamentares
Prestação de Contas
Presença em Plenário
Código de Ética
Corregedoria Parlamentar
Perda de Mandato
Veículos do Gabinete
O Trabalho do Deputado
Pesquisa de Proposições
Sobre o Processo Legislativo
Regimento Interno
Questões de Ordem
Processos
Sessões Plenárias
Votações no Plenário
Ordem do Dia
Pauta
Consolidação de Leis
Notificação de Tramitação
Comissões Permanentes
CPIs
Relatórios Anuais
Pesquisa nas Atas das Comissões
O que é uma Comissão
Prêmio Beth Lobo
Prêmio Inezita Barroso
Prêmio Santo Dias
Legislação Estadual
Orçamento
Atos e Decisões
Constituições
Regimento Interno
Coletâneas de Leis
Constituinte Estadual 1988-89
Legislação Eleitoral
Notificação de Alterações