A vez do futebol. De novo, corrupção

Depois de quase quatro meses seguidos, as capas das maiores revistas semanais do Brasil mudaram de assunto: deixaram de focalizar a crise política que afeta o governo federal e o Congresso Nacional. Mas, se houve uma aparente trégua nas denúncias e investigações sobre mensalões e mensalinhos, nem assim o País ficou livre do tema corrupção. A revista "Veja", em sua edição de 28 de setembro, apresentou reportagem de capa com denúncia capaz de balançar as estruturas de uma das grandes paixões do povo brasileiro, o futebol.
Uma quadrilha agia nos bastidores para subornar árbitros, fabricar resultados de jogos e, com isso, garantir dinheiro em apostas ilegais. Tão logo a revista chegou às bancas, a Polícia Federal prendeu dois envolvidos: o juiz paulista Edílson Pereira de Carvalho e o aliciador Nagib Fayad, que não tiveram como negar conversas gravadas, às quais policiais tiveram acesso, e mostradas pela "Veja". O tema tornou menos importante a decisão do Campeonato Mundial de Fórmula 1 em páginas e programas de esportes. Tomou conta do País.
Nos últimos dias, enquanto a Polícia Federal colhia novos depoimentos e provas, dirigentes esportivos discutiam a possível anulação de jogos apitados por Edílson. E, por mais que se insista que se trata de um problema localizado, fica evidente uma conclusão: o futebol, que já não reunia santinhos, comprova fazer parte do ciclo de corrupção dominante no País. Existe algo a ser feito?
Em primeiro lugar, é preciso levar em conta que o futebol, de tantos ídolos e tantas emoções, nunca foi exceção quanto ao risco de acertos em troca de dinheiro. No passado, houve inúmeras denúncias sobre árbitros venais e sobre dirigentes que se eternizam em cargos e faturam vantagens ao vender passes de jogadores ou assinar contratos de material esportivo, de jogos amistosos e de direitos de transmissão pela TV. O Brasil continua exportando craques e poderá conquistar, em 2006, seu sexto título mundial, sem jamais deixar de lado a idéia de que seu futebol é grande só dentro de campo. Fora de campo, prevalecem os oportunistas, com raras e honrosas exceções.
Outra questão: devemos considerar que a reportagem da revista "Veja", muito bem conduzida pelos repórteres André Rizek e Thaís Oyama, em seis meses de trabalho junto ao Ministério Público e à Polícia Federal, não significa uma mudança de foco da mídia, uma provável troca do tema corrupção na política pelo tema corrupção no esporte. A verdade é que o País vive clima de corrupção e a mídia tem cumprido seu papel, inclusive ao mostrar como um partido pode chegar ao poder e contrariar todas as promessas de seus tempos de oposição.
Assim, logo após a queda de Severino Cavalcanti, o Brasil entrou em outra etapa importante, a da escolha do novo presidente da Câmara. Se o futebol passa a ocupar espaço no cardápio da corrupção, nada impede a mídia e a opinião pública de continuarem em estado de alerta ao que vem de Brasília!
Afanasio Jazadji* é advogado, radialista e deputado estadual (PFL)
Notícias mais lidas
- Deputado participa de missão oficial a Taiwan e busca ampliar cooperação com potência asiática
- Aprovado na Alesp, novo valor do Salário Mínimo Paulista, de R$ 1.804, é sancionado
- Entra em vigor hoje o novo Salário Mínimo Paulista, de R$ 1.804
- Vitória dos pescadores: artigo que restringia acesso ao seguro-defeso é suprimido
- Alesp aprova projeto que garante piso salarial nacional a professores paulistas
- São Vicente: a importância histórica da primeira cidade do Brasil
- Na Alesp, familiares, amigos e colegas de profissão se despedem do ex-delegado Ruy Ferraz Fontes
- Sindicatos da Polícia Civil cobram envio de projeto da nova Lei Orgânica à Alesp
- Demanda antiga, Lei aprovada na Alesp unificou categoria de policiais penais
Lista de Deputados
Mesa Diretora
Líderes
Relação de Presidentes
Parlamentares desde 1947
Frentes Parlamentares
Prestação de Contas
Presença em Plenário
Código de Ética
Corregedoria Parlamentar
Perda de Mandato
Veículos do Gabinete
O Trabalho do Deputado
Pesquisa de Proposições
Sobre o Processo Legislativo
Regimento Interno
Questões de Ordem
Processos
Sessões Plenárias
Votações no Plenário
Ordem do Dia
Pauta
Consolidação de Leis
Notificação de Tramitação
Comissões Permanentes
CPIs
Relatórios Anuais
Pesquisa nas Atas das Comissões
O que é uma Comissão
Prêmio Beth Lobo
Prêmio Inezita Barroso
Prêmio Santo Dias
Legislação Estadual
Orçamento
Atos e Decisões
Constituições
Regimento Interno
Coletâneas de Leis
Constituinte Estadual 1988-89
Legislação Eleitoral
Notificação de Alterações