Museu de Arte - Liliana Vinci


Liliana Vinci: símbolos e formas emblemáticas resultam de uma conscientização crítica
Sinal de uma diversidade de estímulos e de um imediatismo descontrolado, as obras de Liliana Vinci se constroem ao redor de formas emblemáticas e de símbolos extremamente livres em sua estrutura. Eles representam a sincera simplicidade da artista além de sua vontade expressiva e comunicativa.
Sua pintura é uma denúncia sem remissão contra a sociedade de consumo, que reduz a mercadorias não só os sentimentos e as coisas simples, mas os homens e os seres vivos.
As composições espaciais de Liliana Vinci formam pontos de luz além de um tremor de emoções e uma pulsação de vida como se fossem embriões de mundos em formação, dos quais não podemos prever o misterioso fim.
Sempre na busca do seu "eu", a artista alcança o informal, não surpreendendo, portanto, que tenha chegado a um abstracionismo muitas vezes geométrico envolvido de uma carga de lirismo.
Resultado de uma conscientização critica da realidade de cada dia, a obra "Sem Título", doada ao Museu de Arte do Parlamento de São Paulo, em vez de reduzir, evoca uma sobreposição de significados simbólicos, com uma carga de complexidade inconsciente.
A artista
Liliana Vinci nasceu na Sicília (Itália). Após concluir seus estudos artísticos no Instituto de Arte de Palermo, transferiu-se para Latina, onde ensinou educação artística no ginásio local.
Dedicou-se à arte em toda a sua vida. Entre os anos de 1997 e 2002 foi vice-presidente do Clube dos Artistas de Latina. Após participar de vários concursos nacionais de pintura, feiras de arte, bienais e mostras na Itália e no exterior, conquistou em 1983 um prêmio na Bienal da Crítica Internacional e em 1988 o segundo prêmio do IV Concurso Nacional de Arte de Latina.
Esteve presente em inúmeras exposições individuais e coletivas, destacando-se entre elas: Palácio dos Congressos de Estrasburgo, França (1980); Festival de Spoleto (1995); Arte Expo Roma (1997); Espaço Cultural da Livraria Remo Croce, Roma (1998); Europ'Art, Genebra (1999); Claustro da Catedral de S. Gemignano, Itália; Feira de Arte de Padova, Itália (1999); Torre del Belriguardo, Boghiera (2000); Espaço Cultural do Hotel Ramada, Jardins Naxos, Taormina ; Feira Internacional de Reggio Calabria (2002) ; Rossano Calabro, Itália; Nice, France e Feira Internacional de Reggio Emilia (2003); II Mostra Internacional "OltreFrontiera" , no Palazzo Caetani, Cisterna di Latina ; Mostra de arte "Gemellaggio Itália-Brasil", Galeria Spazio Surreale, São Paulo (Brasil); MercArt-04, Feira Internacional de Lugano, Suiça; 41ª Mostra Nacional de Santhià, Itália, e IV Mostra e Bienal de Arte Visual, Santa Maria de Sala, Veneza (2004).
Selecionada para o livro "Itália-Brasil, Arte 2005", editado pela Galeria Spazio Surreale e pelo Instituto de Recuperação do Patrimônio Histórico de São Paulo, possui obras em diversas coleções particulares e oficiais na Europa e América Latina. E, no Brasil, no Museu de Arte do Parlamento de São Paulo.
Notícias mais lidas
- Deputado participa de missão oficial a Taiwan e busca ampliar cooperação com potência asiática
- Aprovado na Alesp, novo valor do Salário Mínimo Paulista, de R$ 1.804, é sancionado
- Entra em vigor hoje o novo Salário Mínimo Paulista, de R$ 1.804
- Vitória dos pescadores: artigo que restringia acesso ao seguro-defeso é suprimido
- Alesp aprova projeto que garante piso salarial nacional a professores paulistas
- São Vicente: a importância histórica da primeira cidade do Brasil
- Na Alesp, familiares, amigos e colegas de profissão se despedem do ex-delegado Ruy Ferraz Fontes
- Sindicatos da Polícia Civil cobram envio de projeto da nova Lei Orgânica à Alesp
- Demanda antiga, Lei aprovada na Alesp unificou categoria de policiais penais
Lista de Deputados
Mesa Diretora
Líderes
Relação de Presidentes
Parlamentares desde 1947
Frentes Parlamentares
Prestação de Contas
Presença em Plenário
Código de Ética
Corregedoria Parlamentar
Perda de Mandato
Veículos do Gabinete
O Trabalho do Deputado
Pesquisa de Proposições
Sobre o Processo Legislativo
Regimento Interno
Questões de Ordem
Processos
Sessões Plenárias
Votações no Plenário
Ordem do Dia
Pauta
Consolidação de Leis
Notificação de Tramitação
Comissões Permanentes
CPIs
Relatórios Anuais
Pesquisa nas Atas das Comissões
O que é uma Comissão
Prêmio Beth Lobo
Prêmio Inezita Barroso
Prêmio Santo Dias
Legislação Estadual
Orçamento
Atos e Decisões
Constituições
Regimento Interno
Coletâneas de Leis
Constituinte Estadual 1988-89
Legislação Eleitoral
Notificação de Alterações