Parlamentar apóia pedido de estudantes por Ensino Médio supletivo

Uma reunião com a dirigente de ensino de Santos, Maria Lúcia dos Santos Almeida, foi proposta pelo deputado estadual Fausto Figueira (PT), para buscar a solução para a falta de classes noturnas no Ensino Médio supletivo na Riviera de São Lourenço, em Bertioga. Cerca de 100 alunos adultos, que concluem o ensino fundamental neste semestre, devem parar os estudos por falta de uma escola próxima de suas moradias. A sugestão foi feita durante plenária de prestação de contas do mandato no município, na segunda-feira, 6/6, na Câmara Municipal de Bertioga.
"Em conjunto com os vereadores da cidade, vamos marcar uma audiência na elegacia (que atende às cidades de Santos, Bertioga, Cubatão e Guarujá) e lutar para que a reivindicação da extensão do ensino médio nas escolas estaduais de jovens e adultos de Bertioga seja atendida", comentou Fausto diante dos cerca 70 participantes da plenária. Estavam presentes os vereadores petistas Jurandyr Teixeira e Maurício de Souza, Eduardo Pereira, o secretário de Finanças de Bertioga, Antônio Firmino, e o ex-prefeito Mauro Orlandini.
Escola técnica
Representando alunos da 5ª a 8ª série da Escola de Ensino Fundamental Mário Covas Jr, na Riviera, a aluna Elizete Marafigo disse que a maioria dos estudantes trabalha como caseiro ou zelador de casas do bairro e não tem condições de estudar em outro lugar. "Nós teremos que parar de estudar por conta do trabalho e dos gastos com transporte", comentou. A Secretaria Municipal de Educação já teria cedido duas salas no período noturno para as classes.
Além deste pedido, os moradores também apontaram necessidades como a instalação de uma escola técnica, de programas de cultura e a criação de uma delegacia da mulher, além da instalação de três varas de Justiça, sendo uma do trabalho, outra da infância e da juventude e a última cível, que já foi criada pelo Estado, em 1995. "Tenho visitado todos os fóruns da Baixada Santista e quero contribuir para uma Justiça mais ágil e para a independência dos poderes. Esta é uma luta suprapartidária em benefício da população", comentou Figueira, que também se dispôs a tentar atrair programas de resgate cultural do Governo Federal para a cidade.
O vereador Jurandyr entregou ofício ao deputado pedindo esforços do governo para a duplicação da Rio-Santos, complementação da avenida Tomé de Souza, entre os bairros de Maitinga e Indaiá, na orla de Bertioga, e a construção de um Hospital Regional de Clínicas, para servir de apoio a todas as cidades da Baixada. "Além da instalação de rede de esgoto especificamente para o Jardim Ana Paula, peço atenção especial para o tema em toda a cidade, que foi contemplada apenas com 37% do programa de captação e tratamento da Sabesp", afirmou.
A área urbana de Bertioga ocupa 8% de seu território, formado em grande parte por áreas de preservação ambiental. Por conta da distância entre os bairros, a cidade sofre, segundo o vereador, com a recusa da Anatel em integrar a tarifa telefônica às demais cidades da região. "A Telefônica também se recusa a instalar linhas em bairros como o Sítio São João, afastados do centro. Isto é um absurdo. O telefone é uma necessidade."
Transporte fluvial
Figueira prometeu propor a criação de um sistema de transporte fluvial, que ligue Bertioga a Guarujá e Santos, ao secretário de Transportes do Estado, Dario Rais Lopes.
"Também pretendo marcar uma reunião com o secretário de Segurança do Estado, Saulo de Castro Abreu Filho, para verificar os investimentos com efetivo e viaturas da Polícia Militar para a cidade", respondeu o deputado a um morador preocupado com a criminalidade no município.
O vereador Eduardo Pereira entregou ofícios com pedidos de verba para investimentos em obras específicas, como microdrenagem, construção de escolas infantis, recapeamento de vias e construção de um terminal rodoviário. Maurício de Souza elogiou a iniciativa de Fausto e defendeu a participação popular nos mandatos: "Estamos à disposição para unir forças e melhorar a qualidade de vida de Bertioga".
ffigueira@al.sp.com.br
Notícias mais lidas
- Deputado participa de missão oficial a Taiwan e busca ampliar cooperação com potência asiática
- Aprovado na Alesp, novo valor do Salário Mínimo Paulista, de R$ 1.804, é sancionado
- Entra em vigor hoje o novo Salário Mínimo Paulista, de R$ 1.804
- Vitória dos pescadores: artigo que restringia acesso ao seguro-defeso é suprimido
- Alesp aprova projeto que garante piso salarial nacional a professores paulistas
- São Vicente: a importância histórica da primeira cidade do Brasil
- Na Alesp, familiares, amigos e colegas de profissão se despedem do ex-delegado Ruy Ferraz Fontes
- Sindicatos da Polícia Civil cobram envio de projeto da nova Lei Orgânica à Alesp
- Demanda antiga, Lei aprovada na Alesp unificou categoria de policiais penais
Lista de Deputados
Mesa Diretora
Líderes
Relação de Presidentes
Parlamentares desde 1947
Frentes Parlamentares
Prestação de Contas
Presença em Plenário
Código de Ética
Corregedoria Parlamentar
Perda de Mandato
Veículos do Gabinete
O Trabalho do Deputado
Pesquisa de Proposições
Sobre o Processo Legislativo
Regimento Interno
Questões de Ordem
Processos
Sessões Plenárias
Votações no Plenário
Ordem do Dia
Pauta
Consolidação de Leis
Notificação de Tramitação
Comissões Permanentes
CPIs
Relatórios Anuais
Pesquisa nas Atas das Comissões
O que é uma Comissão
Prêmio Beth Lobo
Prêmio Inezita Barroso
Prêmio Santo Dias
Legislação Estadual
Orçamento
Atos e Decisões
Constituições
Regimento Interno
Coletâneas de Leis
Constituinte Estadual 1988-89
Legislação Eleitoral
Notificação de Alterações